História e Teoria do Cinema
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Arte |
Ocorrência: 2016/2017 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| CC |
37 |
CC - Plano de Estudos |
2 |
- |
6 |
46 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Motivar metodologias de análise e leituras diferenciadas.
Acentuar uma visão crítica e contextualizada.
Afirmação de um discurso individual e criativo.
Iniciação à história e teoria do cinema.
Iniciação à problemática da imagem cinematografica na perspectiva do realizador e do espectador.
Primeira aproximação à cultura visual no contexto mediático contemporâneo.
Resultados de aprendizagem e competências
Perceber a importância do cinema na cultura contemporânea e as suas possibilidades como dispositivo narrativo e de comunicação.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1- Iniciação à à história e teoria do cinema
Antecedentes nas artes.
Imagem e movimento.
Ficção e Documentário.
Gramática do cinema.
Autores e tendências.
2 - Análise fílmica.
O plano e o tempo.
Montagem e Duração.
Narrativa e Estrutura
Continuidade e Descontinuidade.
Iniciação à escrita cinematográfica.
Bibliografia Obrigatória
AUMONT, Jacques; O cinema e a encenação, Edições Texto & Grafia, 2008
J. AUMONT / M. MARIE; Dicionário teórico e crítico do cinema, Ed. Texto&Grafia
André BAZIN; O que é o cinema?, Ed. Horizonte
BARTHES, Roland; O óbvio e o obtuso, Edições 70, 1982
Teresa Mendes FLORES; Cinema e experiência moderna, Ed. Minerva
René GARDIES (direcção de); Compreender o cinema e as imagens, Ed. Texto &Grafia
Gilles DELEUZE; O cinema (2 volumes), Ed. Assírio e Alvim
FERREIRA, Carlos Melo; As poéticas do cinema, Edições Afrontamento, 2004
Carolin Overhoff FERREIRA (direcção de); O cinema português através dos seus filmes, Ed. Campo de Letras
Eduardo GEADA (antologia de); Estéticas do cinema, ed. Dom Quixote
João Mário GRILO; As lições do cinema, Ed. Colibri
Edgar MORIN; O cinema ou o homem imaginário, Ed. Relógio d'Àgua
KATZ, Ephraim; Film encyclopedia, Harper Collins Publishers, 2001
XAVIER, Ismael; A Experiência do Cinema, Edições Graal, Embrafilmes, 2003
Bibliografia Complementar
ARIS, Carlos Marti.; La Arquitectura del Cine, Estudios Sobre Dreyer, Hitchcock, Ford Y Ozu. , Fund. Caja de Arquitectos, 2008
João Benard da COSTA; Histórias do cinema, colecção Sínteses da Cultura Portuguesa, Ed. Imprensa Nacional
Jean-Patrick LEBEL; Cinema e ideologia, Ed. Estampa
SCHEFER, Jean Louis & COSTA, João Bénard; Cinema e Pintura, Cinemateca Portuguesa, 2005
Andrew TUDOR; Teorias do cinema, Edições 70
António Roma TORRES (antologia de); Cinema, arte e ideologia, Ed. Afrontamento
VACCHE, Angela Dalle; Cinema and Painting: How art is used in Film, University of Texas Press, 1996
WINKLER, Martin M.; Cinema and Classical Texts. Apollo’s New Light, Cambridge University Press, 2009
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Análises de imagens, estudos de sequências fílmicas, apresentações de sínteses temáticas, sempre seguidas de debates na aula permitindo a crítica e reinterpretação necessárias à construção duma posição pessoal sobre as questões tratadas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
10,00 |
| Trabalho escrito |
90,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Frequência das aulas |
10,00 |
| Trabalho de investigação |
90,00 |
| Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Obrigatoriedade de frequência de 75%.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média ponderada de dois trabalhos de investigação - 100%
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Como prevista pelo Regulamento da Avaliação da FLUP.
Melhoria de classificação
Como previsto pelo Regulamento da Avaliação da FLUP.