Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CC057

Técnicas de Expressão Jornalística II- Audiovisual

Código: CC057     Sigla: TEJ_A_II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CC 94 CC - Plano de Estudos 2 - 6 46 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se fornecer ao estudante ma perspectiva aprofundada sobre as rotinas de produção, a linguagem, e os critérios jornalísticos inerentes aos meios Rádio e Televisão e da forma como se podem articular. O estudante deve saber sistematizar e aprofundar o domínio das técnicas de expressão específicas do jornalismo radiofónico e televisivo através da intensificação de exercícios práticos. 

Resultados de aprendizagem e competências

Os objetivos de aprendizagem serão atingidos se, no final da lecionação da unidade curricular, os discentes se mostrarem aptos a desenvolver as seguintes competências: 1) Conhecer os aspectos relacionados com o enquadramento teórico da especificidade das linguagens radiofónica e televisiva 2) Conhecer e dominar as técnicas de expressão 3) Utilizar o domínio das técnicas para concretizar trabalhos práticos em rádio e televisão

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Capacidades sensorial visual, auditiva, oral e motora

Programa

Rádio

Docente: Isabel Reis

1. O Som
1.1. Características e funções
1.2. As imagens acústicas: componentes da linguagem radiofónica
1.3. O sistema semiótico radiofónico
1.4. O som no jornalismo radiofónico: funções e recursos

2. Captação e equipamentos de montagem e difusão: nível II
2.1. Recursos e possibilidades do programa de edição de som na elaboração de peças sonorizadas
2.2. A gravação e a recolha de sons ambiente
2.3. Qualidade e fidelidade: cuidados éticos, respeito pelo conteúdo, técnicas de edição
2.4. Técnicas de produção

3. O Registo Sonoro (RS)
3.1. Características e função do RS
3.2. A edição do RS
3.3. Edição de sons em língua estrangeira

4. A notícia com Registo Sonoro (RS)
4.1. A estrutura da notícia com RS
4.2. Regras de redacção da notícia com Registo(s) Sonoro(s)
4.3. O som como critério noticioso: a selecção do RS nas notícias de actualidade
4.4. A Planificação sonora de notícias, noticiários e temas de reportagem

Televisão

Docente: Sandra Sá Couto

1. A mensagem mediatizada.
1.1. O texto em TV
1.2. Recapitulação da notícia com imagem

2. As imagens recebidas
2.1. Permutas, arquivo, agências
2.2. Como se constroem as peças
2.3. A construção de um texto para uma peça a partir de imagens de uma agência internacional

3. A reportagem televisiva
3.1. As dimensões da reportagem
3.2. Tipos de reportagem
3.3. Preparação da reportagem
3.4. Visionamento e análise de reportagens de várias estações televisivas

4. O discurso icónico e não icónico: o vivo e o directo

5. O papel do pivot
5.1 Escrita e gravação de pivots
5.2. Trabalho final

 

 

Bibliografia Obrigatória

Bordieu, Pierre; Sobre a Televisão, Celta editores, 1997
Crisel, Andrew ; Understanding Radio, Routledge, 1994
Ganz, Pierre; A reportagem em Rádio e televisão, Editorial Inquérito, 1995
Meditsch, Eduardo ; A Rádio na era da Informação, Minerva, 1999
Paternostro, Vera Íris; O texto na TV: Manual de Telejornalismo, Campus, 1999
Pérez, Arturo Merayo ; Para entender la radio – Estructura del proceso informativo radiofónico, Publicaciones Uiversidad Pontificia de Salamanca, 1992
Balsebre, Armand ; El Linguaje Radiofónico, Cátedra, 1996

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Enquadramento teórico e realização de exercícios práticos.

Software

Adobe Audition

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Jornalismo

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho de campo 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Para aprovação da UC é necessária a aprovação com nota minima de 10 nas duas componentes de TEJ II-AV (Rádio e TV).

Presença obrigatória em 75% das aulas, excepto nos casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FLUP.

A avaliação da UC, em Rádio e TV, é distribuída com exame final, ou seja, a aprovação resulta de duas componentes de avaliação: trabalhos práticos (50%) e exame final (50%). É necessária a nota minima de 10 em cada uma das formas de avaliação quer em Rádio quer em TV.

A avaliação contínua inclui trabalhos práticos (no inicio do semestre o docente indica quais os que são de entrega obrigatória, ou seja, a não realização implica a reprovação na componente de avaliação contínua) que correspondem a 50% da nota final, o exame final corresponde aos restantes 50%.
A não aprovação numa destas componentes ou a reprovação por faltas remete o estudante para a época de recurso.
Esta fórmula de avaliação aplica-se a todos os estudantes, incluindo os estudantes com estatutos especiais ou trabalhadores estudantes.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação contínua (50%) e final (50%)

Provas e trabalhos especiais

A não participação, nos casos previstos, em 75% das aulas requer discussão oral dos elementos de avaliação apresentados. Em cada caso específico a avaliação deve ser estabelecida no início do semestre com os respectivos docentes.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Como previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP.

Melhoria de classificação

Em Rádio os trabalhos da avaliação contínua não são sujeitos a melhoria de nota ou entrega posterior à data definida pelo docente.
A melhoria de nota apenas é feita em Exame de Recurso.
Os trabalhos da avaliação contínua são válidos para o ano lectivo corrente. 

Recomendar Página Voltar ao Topo