Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MEG014

Tic no Ensino da Geografia I

Código: MEG014     Sigla: TEG_I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2016/2017 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEG 11 MEG - Plano de Estudos 2 - 6 52 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Laura Maria Pinheiro de Machado Soares Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
António Alberto Teixeira Gomes 1,00
Laura Maria Pinheiro de Machado Soares 1,00
José Augusto Alves Teixeira 1,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Laura Maria Pinheiro de Machado Soares 1,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Valorizar o uso das TIC como recurso facilitador do processo ensino-aprendizagem

Escolher, nos diferentes repositórios eletrónicos, informação pertinente para o ensino da Geografia.

Diferenciar os diferentes “Hardwares” e as suas aplicações.

Diferenciar diferentes sistemas operativos.

Flexibilizar conteúdos via Web.2.0

Gerir informação em serviços partilhados (servidores na nuvem).

Utilizar conteúdos extra-manual disponibilizados pelas editoras.

Produzir apresentações de conteúdos

Selecionar jogos eletrónicos didáticos

Editar e produzir imagens e vídeos de conteúdos didáticos

Avaliar a disponibilidade de recursos e ferramentas de base tecnológica para o ensino da Geografia

Resultados de aprendizagem e competências

Versando uma componente de aquisição e complemento do conhecimento sobre as tecnologias da informação e comunicação ao dispor do ensino para a educação geográfica, os conteúdos desta UC cruzam-se diretamente com os objetivos definidos. A sequência respeita os níveis de conhecimento e compreensão sobre as existências de tecnologia de base para o ensino. Espera-se que os alunos, futuros professores de Geografia, consigam, no final desta primeira UC de TIC, diferenciar, selecionar e construir recursos didáticos facilitadores das aprendizagens, através da articulação e avaliação das soluções disponíveis

As fontes primárias de informação e de representação elencadas neste programa vai ao encontro das necessidades dos futuros professores que deverão estar preparados para o ensino da Geografia junto de jovens e da sociedade onde, cada vez mais, a comunicação é mediada por meios tecnológicos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. As TIC no ensino e educação geográfica


1.1 Conhecimento, redes e tecnologias


1.2 Cultura escolar e cultura digital



  1. Repositórios eletrónicos de informação com interesse para a Geografia


2.1 Consultas de dados a diferentes escalas geográficas


2.2 Tratamento e representação de dados estatísticos



  1. Sistemas Operativos de código aberto e comercial: Windows, Linux e Android

  2. Hardware para o ensino da geografia


4.1.Desktop e Laptop na sala de aula


4.2 Tablet no trabalho de campo


4.3 Smartphone como ferramenta de aprendizagem.



  1. Recursos didáticos digitais


5.1 Recursos eletrónicos como complemento dos manuais escolares


5.2 Metodologias e ferramentas de edição e apresentação de conteúdos


5.2.1 Construção e edição de imagens e vídeos


5.2.2 Construção e edição de recursos de acesso universal


5.3 Jogos didáticos



  1. Sistema em nuvem


6.1 Como gerir ficheiros para disseminar informação


6.2 Aquisição de informação com o sistema em nuvem

Bibliografia Obrigatória

Demirci, A.; Using Geographic Information Systems (GIS) at Schools Without a Computer Laboratory, 2011 (Journal of Geography, 110(2), 49-59)
Fletcher, S.; Practitioner perspectives on the use of technology in fieldwork teaching, 2007 (Journal of Geography in Higher Education, 31(2), 319-330)
Hill, A. & Solem, M.; Geography on the Web: Changing the learning paradigm?, 1999 (Journal of Geography, 98(3), 100-107)
Abdel-Wahab, S., & Aboul-Ela, M.; Intelligent tutoring system for geography, Int Inst Informatics&Systemics, 2003

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Centrada numa abordagem essencialmente prática, esta UC reparte-se entre sessões mais expositivas, nomeadamente dos conteúdos que versam ferramentas de base das TIC. Porém, todos os conteúdos contêm uma parte prática, na qual os estudantes são chamados a interagir de forma criativa na validação da sua utilidade em casos reais. Desta dinâmica entre teórica e prática, resultam exercícios constantes de adaptação e aplicação a futuros contextos profissionais.

As duas primeiras sessões desta UC incidem especificamente sobre o reconhecimento da pertinência das TIC no atual sistema de ensino, sendo que a metodologia versará uma componente expositiva cruzada com momentos de reflexão em torno de textos científicos.

De resto, a objetividade técnica dos conteúdos programáticos exige uma coordenação muito próxima entre sessões teóricas e práticas para que os alunos tenham oportunidade, não só de examinar e exercitar, mas também avaliar a aplicação das tecnologias no futuro exercício da atividade profissional.

A par e passo com a apresentação e simulação real das ferramentas exibidas, os estudantes começam por diferenciar diferentes Hardwares e sistemas operativos para depois avançar para exercícios de seleção, gestão e construção de recursos eletrónicos, apurando a sua capacidade seletiva face ao manancial de informação disponível suscetível de ser utilizada no âmbito dos diversos temas e contextos do ensino básico e secundário, e da sociedade em geral quando instados a colaborar em educação geográfica.

Sendo uma UC com forte componente tecnológica, os estudantes serão avaliados através de atividades de concretização prática de cada bloco temático. O facto de esta UC se desenrolar no 2º ano, proporcionará a construção e experimentação supervisionada dos recursos em contexto de sala de aula.

Dado que a UC se apresenta com forte componente prática e de aplicação, a avaliação será distribuída sem exame final.

Software

ArcGis Online
Ms Powerpoint
Google Earth

Palavras Chave

Ciências Sociais > Geografia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho escrito 30,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 15,00
Estudo autónomo 58,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho de investigação 50,00
Total: 162,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação (30%) + Trabalho escrito (30%) + Exercícios experimentais (40%)
Recomendar Página Voltar ao Topo