Código: | MEG014 | Sigla: | TEG_I |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Didática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Geografia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MEG | 11 | MEG - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
Valorizar o uso das TIC como recurso facilitador do processo ensino-aprendizagem
Escolher, nos diferentes repositórios eletrónicos, informação pertinente para o ensino da Geografia.
Diferenciar os diferentes “Hardwares” e as suas aplicações.
Diferenciar diferentes sistemas operativos.
Flexibilizar conteúdos via Web.2.0
Gerir informação em serviços partilhados (servidores na nuvem).
Utilizar conteúdos extra-manual disponibilizados pelas editoras.
Produzir apresentações de conteúdos
Selecionar jogos eletrónicos didáticos
Editar e produzir imagens e vídeos de conteúdos didáticos
Avaliar a disponibilidade de recursos e ferramentas de base tecnológica para o ensino da GeografiaVersando uma componente de aquisição e complemento do conhecimento sobre as tecnologias da informação e comunicação ao dispor do ensino para a educação geográfica, os conteúdos desta UC cruzam-se diretamente com os objetivos definidos. A sequência respeita os níveis de conhecimento e compreensão sobre as existências de tecnologia de base para o ensino. Espera-se que os alunos, futuros professores de Geografia, consigam, no final desta primeira UC de TIC, diferenciar, selecionar e construir recursos didáticos facilitadores das aprendizagens, através da articulação e avaliação das soluções disponíveis
As fontes primárias de informação e de representação elencadas neste programa vai ao encontro das necessidades dos futuros professores que deverão estar preparados para o ensino da Geografia junto de jovens e da sociedade onde, cada vez mais, a comunicação é mediada por meios tecnológicos.1.1 Conhecimento, redes e tecnologias
1.2 Cultura escolar e cultura digital
2.1 Consultas de dados a diferentes escalas geográficas
2.2 Tratamento e representação de dados estatísticos
4.1.Desktop e Laptop na sala de aula
4.2 Tablet no trabalho de campo
4.3 Smartphone como ferramenta de aprendizagem.
5.1 Recursos eletrónicos como complemento dos manuais escolares
5.2 Metodologias e ferramentas de edição e apresentação de conteúdos
5.2.1 Construção e edição de imagens e vídeos
5.2.2 Construção e edição de recursos de acesso universal
5.3 Jogos didáticos
6.1 Como gerir ficheiros para disseminar informação
6.2 Aquisição de informação com o sistema em nuvem
Centrada numa abordagem essencialmente prática, esta UC reparte-se entre sessões mais expositivas, nomeadamente dos conteúdos que versam ferramentas de base das TIC. Porém, todos os conteúdos contêm uma parte prática, na qual os estudantes são chamados a interagir de forma criativa na validação da sua utilidade em casos reais. Desta dinâmica entre teórica e prática, resultam exercícios constantes de adaptação e aplicação a futuros contextos profissionais.
As duas primeiras sessões desta UC incidem especificamente sobre o reconhecimento da pertinência das TIC no atual sistema de ensino, sendo que a metodologia versará uma componente expositiva cruzada com momentos de reflexão em torno de textos científicos.
De resto, a objetividade técnica dos conteúdos programáticos exige uma coordenação muito próxima entre sessões teóricas e práticas para que os alunos tenham oportunidade, não só de examinar e exercitar, mas também avaliar a aplicação das tecnologias no futuro exercício da atividade profissional.
A par e passo com a apresentação e simulação real das ferramentas exibidas, os estudantes começam por diferenciar diferentes Hardwares e sistemas operativos para depois avançar para exercícios de seleção, gestão e construção de recursos eletrónicos, apurando a sua capacidade seletiva face ao manancial de informação disponível suscetível de ser utilizada no âmbito dos diversos temas e contextos do ensino básico e secundário, e da sociedade em geral quando instados a colaborar em educação geográfica.
Sendo uma UC com forte componente tecnológica, os estudantes serão avaliados através de atividades de concretização prática de cada bloco temático. O facto de esta UC se desenrolar no 2º ano, proporcionará a construção e experimentação supervisionada dos recursos em contexto de sala de aula.
Dado que a UC se apresenta com forte componente prática e de aplicação, a avaliação será distribuída sem exame final.Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 30,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Trabalho laboratorial | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 15,00 |
Estudo autónomo | 58,00 |
Frequência das aulas | 39,00 |
Trabalho de investigação | 50,00 |
Total: | 162,00 |