Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LLC076

Literatura de Expressão Alemã I

Código: LLC076     Sigla: LEA1

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 19 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 2 - 6 52 162
LRI 1 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 2 - 6 52 162
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A opção por um programa de cariz simultaneamente temático e antológico e o enfoque no período que vai do final do século XVIII ao século XX permitem tratar de uma forma articulada textos dos diferentes modos e de diferentes géneros e subgéneros de alguns dos mais canónicos autores da literatura de expressão alemã. Garante-se, assim, de uma forma económica, a apreensão do pensamento filosófico-crítico, sociocultural e estético-literário de alguns dos períodos mais férteis desta literatura. O tema escolhido para o programa (a relação pai/filho/a), familiar aos estudantes e tradicionalmente apelativo para eles, permite articular a esfera do íntimo e do particular com a dimensão social e política. A escolha de obras de diferentes géneros e estilos  facilita a revisão e/ou o aprofundamento de conhecimentos anteriores no que concerne a questões no âmbito do estético e do literário e permite a leitura de bibliografia crítica diversificada e a introdução de algumas metodologias analíticas menos complexas.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre os alunos devem ter sedimentado e potenciado os seus conhecimentos no âmbito da literatura de expressão alemã.

Os estudantes devem ser capazes de perceber os textos literários como local de interceção de discursos e de sistemas culturais, sociais e estéticos, bem como de abertura a diferentes momentos e modelos de receção, numa multiplicidade historicamente condicionada.

Devem desenvolver a sua consciência metodológica, e ser capazes de reconhecer alguns métodos de abordagem crítica. Devem compreender as implicações de diferentes métodos analíticos e ser capazes de comparar entre si diferentes resultados.

Devem ser capazes de produzir um texto crítico-interpretativo que tenha em consideração o texto como obra aberta, mas também todas as informações contextualizantes e as análises que estudaram.

Devem desenvolver as suas capacidades expositivas, sendo capazes de dialogar e de defender pontos de vista pessoais sobre matérias de cariz teórico e abstrato.

Pretende-se que a leitura paralela e comparada dos textos originais e da sua tradução contribua para o aprofundamento dos conhecimentos de língua alemã.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Relação Pai-Filho(a) na literatura de Expressão Alemã

Partindo da análise das relações “Pai-Filho/a” em textos de diferentes épocas e períodos literários, géneros e subgéneros e com diferentes graus de canonicidade, serão transmitidos novos conhecimentos no plano literário, estético e histórico-cultural. Procurar-se-á, igualmente, sedimentar e aprofundar a consciência metodológica e as capacidades analíticas e interpretativas dos estudantes.

1. Apresentação do programa, dos seus objetivos e do plano de avaliação.

2. Introdução ao tema do programa: as figuras de pai e de filho/a na literatura.

3. Os textos a analisar em aula:



  • A balada “Erlkönig” de Johann Wolfgang Goethe.

  • O drama "Don Carlos" de Friedrich Schiller.

  • O romance "Effi Briest" de Theodor Fontane (excertos).

  • O conto “Das Urteil” de Franz Kafka.

  • O conto " Das Muschelessen" de Birgit Vanderbecke.


4. (Um dos seguintes) textos a analisar no trabalho escrito:

A tragédia burguesa "Emilia Galotti" de Lessing.
O conto "Rat Krespel" de E.T.A. Hoffmann.
O drama "Dämmerung" de Elsa Bernstein.
O romance "Nachgetragene Liebe" de Peter Härtling.

Bibliografia Obrigatória

Rothmann, Kurt; Kleine Geschichte der deutschen Literatur, Reclam, 1985
Costa, Fernanda Gil; Literatura Alemã !, Universidade Aberta , 1998. ISBN: 972-674-226-9
Ribeiro, António Sousa; Literatura Alemã II, Universidade Aberta, 1999. ISBN: 972-674-279-X
Vilas-Boas, Gonçalo; Literatura Alemã III, Universidade Aberta, 1998. ISBN: 972-674-245-5

Bibliografia Complementar

Freund, Winfried; Deutsche Literatur, Dumont, 2000
Zmegac, Viktor (Hrsg.), ; Geschichte der deutschen Literatur vom 18. Jahrhundert bis zur Gegenwart,, Athenäeum, 1979
Schnell, Ralf, ; Geschichte der deutschsprachigen Literatur seit 1945, , Metzler, 1993

Observações Bibliográficas

A bibliografia específica será fornecida e / ou indicada aos estudantes no início e decurso do semestre.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aplicar-se-á um método eclético composto por aulas teóricas de orientação  magistral e, principalmente, por aulas de pendor teórico-prático e prático em que o aluno será instado a uma participação ativa. 

As aulas teóricas possibilitam, com grande economia de tempo, a transmissão de informação de forma sistemática, ampla e aprofundada. Nestas aulas serão transmitidas aos estudantes informações que garantam ao grupo uma ampla base comum de conhecimentos contextualizantes, nomeadamente no que respeita às dimensões histórico-filosóficas, sociais, culturais, estético-literárias e metodológicas.

Quanto às aulas teórico-práticas, elas permitem exercitar e desenvolver competências de leitura, potenciando-se as capacidades analíticas, críticas e argumentativas dos estudantes, bem como as suas aptidões de sistematização, formulação e transmissão de conhecimentos, reconhecimentos e opiniões críticas, tanto a nível do discurso oral como escrito. Os estudantes deverão desenvolver capacidades que lhes permitam não só compreender criticamente o texto literário, como retirar-lhe prazer intelectual e estético e transmitir as suas opiniões críticas e valorativas aos outros, bem como dialogar com eles num discurso adequado e claro sobre questões estéticas, literárias, culturais e críticas.

Nas aulas de orientação tutorial, os estudantes terão oportunidade de treinar as competências atrás referidas, sob orientação direta do professor, resolvendo diferentes tarefas, tanto isoladamente como, principalmente, em grupo. Pretende-se, assim, não só desenvolver capacidades autónomas e individuais de trabalho, como estimular capacidades de trabalho em grupo e de cooperação com o professor/orientador e com os pares.

 

 

Software

Power Point
Word

Palavras Chave

Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas germânicas > Literatura alemã

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Teste 70,00
Trabalho escrito 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 30,00
Estudo autónomo 76,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas da FLUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

Como modalidade de avaliação optou-se por avaliação distribuída sem exame final. Para a nota final será calculada a média ponderada da classificação do trabalho escrito, da participação ativa nas aulas e em outras atividades ligadas à disciplina e da classificação de dois testes escritos, sendo que estes têm um peso de 70%, o trabalho um peso de 15% e a participação ativa nas aulas e em outras atividades um peso de 15%. Os estudantes que obtiveram uma classificação inferior a 8 num dos testes ou no trabalho, deverão repetir o teste negativo ou  refazer o trabalho, respectivamente.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os Estudantes que têm direito a uma modalidade de avaliação especial devem contactar o Professor no início do Semestre.

Melhoria de classificação

Possibilidade de melhoria de um dos dois testes escritos. Prova de melhoria a realizar no final do semestre. Possibilidade de melhoria do trabalho depois de uma correção pelo Professor.

Observações

As aulas serão dadas em português com leitura de textos em alemão e (se necessário)em português.

Recomendar Página Voltar ao Topo