Literatura de Expressão Alemã I
Ocorrência: 2015/2016 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A opção por um programa de cariz simultaneamente temático e antológico e o enfoque no período que vai do final do século XVIII ao século XX permitem tratar de uma forma articulada textos dos diferentes modos e de diferentes géneros e subgéneros de alguns dos mais canónicos autores da literatura de expressão alemã. Garante-se, assim, de uma forma económica, a apreensão do pensamento filosófico-crítico, sociocultural e estético-literário de alguns dos períodos mais férteis desta literatura. O tema escolhido para o programa (a relação pai/filho/a), familiar aos estudantes e tradicionalmente apelativo para eles, permite articular a esfera do íntimo e do particular com a dimensão social e política. A escolha de obras de diferentes géneros e estilos facilita a revisão e/ou o aprofundamento de conhecimentos anteriores no que concerne a questões no âmbito do estético e do literário e permite a leitura de bibliografia crítica diversificada e a introdução de algumas metodologias analíticas menos complexas.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do semestre os alunos devem ter sedimentado e potenciado os seus conhecimentos no âmbito da literatura de expressão alemã.
Os estudantes devem ser capazes de perceber os textos literários como local de interceção de discursos e de sistemas culturais, sociais e estéticos, bem como de abertura a diferentes momentos e modelos de receção, numa multiplicidade historicamente condicionada.
Devem desenvolver a sua consciência metodológica, e ser capazes de reconhecer alguns métodos de abordagem crítica. Devem compreender as implicações de diferentes métodos analíticos e ser capazes de comparar entre si diferentes resultados.
Devem ser capazes de produzir um texto crítico-interpretativo que tenha em consideração o texto como obra aberta, mas também todas as informações contextualizantes e as análises que estudaram.
Devem desenvolver as suas capacidades expositivas, sendo capazes de dialogar e de defender pontos de vista pessoais sobre matérias de cariz teórico e abstrato.
Pretende-se que a leitura paralela e comparada dos textos originais e da sua tradução contribua para o aprofundamento dos conhecimentos de língua alemã.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Relação Pai-Filho(a) na literatura de Expressão Alemã Partindo da análise das relações “Pai-Filho/a” em textos de diferentes épocas e períodos literários, géneros e subgéneros e com diferentes graus de canonicidade, serão transmitidos novos conhecimentos no plano literário, estético e histórico-cultural. Procurar-se-á, igualmente, sedimentar e aprofundar a consciência metodológica e as capacidades analíticas e interpretativas dos estudantes.
1. Apresentação do programa, dos seus objetivos e do plano de avaliação.
2. Introdução ao tema do programa: as figuras de pai e de filho/a na literatura.
3. Os textos a analisar em aula:
- A balada “Erlkönig” de Johann Wolfgang Goethe.
- O drama "Don Carlos" de Friedrich Schiller.
- O romance "Effi Briest" de Theodor Fontane (excertos).
- O conto “Das Urteil” de Franz Kafka.
- O conto " Das Muschelessen" de Birgit Vanderbecke.
4. (Um dos seguintes) textos a analisar no trabalho escrito:
A tragédia burguesa "Emilia Galotti" de Lessing.
O conto "Rat Krespel" de E.T.A. Hoffmann.
O drama "Dämmerung" de Elsa Bernstein.
O romance "Nachgetragene Liebe" de Peter Härtling.
Bibliografia Obrigatória
Rothmann, Kurt; Kleine Geschichte der deutschen Literatur, Reclam, 1985
Costa, Fernanda Gil; Literatura Alemã !, Universidade Aberta , 1998. ISBN: 972-674-226-9
Ribeiro, António Sousa; Literatura Alemã II, Universidade Aberta, 1999. ISBN: 972-674-279-X
Vilas-Boas, Gonçalo; Literatura Alemã III, Universidade Aberta, 1998. ISBN: 972-674-245-5
Bibliografia Complementar
Freund, Winfried; Deutsche Literatur, Dumont, 2000
Zmegac, Viktor (Hrsg.), ; Geschichte der deutschen Literatur vom 18. Jahrhundert bis zur Gegenwart,, Athenäeum, 1979
Schnell, Ralf, ; Geschichte der deutschsprachigen Literatur seit 1945, , Metzler, 1993
Observações Bibliográficas
A bibliografia específica será fornecida e / ou indicada aos estudantes no início e decurso do semestre.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aplicar-se-á um método eclético composto por aulas teóricas de orientação magistral e, principalmente, por aulas de pendor teórico-prático e prático em que o aluno será instado a uma participação ativa.
As aulas teóricas possibilitam, com grande economia de tempo, a transmissão de informação de forma sistemática, ampla e aprofundada. Nestas aulas serão transmitidas aos estudantes informações que garantam ao grupo uma ampla base comum de conhecimentos contextualizantes, nomeadamente no que respeita às dimensões histórico-filosóficas, sociais, culturais, estético-literárias e metodológicas.
Quanto às aulas teórico-práticas, elas permitem exercitar e desenvolver competências de leitura, potenciando-se as capacidades analíticas, críticas e argumentativas dos estudantes, bem como as suas aptidões de sistematização, formulação e transmissão de conhecimentos, reconhecimentos e opiniões críticas, tanto a nível do discurso oral como escrito. Os estudantes deverão desenvolver capacidades que lhes permitam não só compreender criticamente o texto literário, como retirar-lhe prazer intelectual e estético e transmitir as suas opiniões críticas e valorativas aos outros, bem como dialogar com eles num discurso adequado e claro sobre questões estéticas, literárias, culturais e críticas.
Nas aulas de orientação tutorial, os estudantes terão oportunidade de treinar as competências atrás referidas, sob orientação direta do professor, resolvendo diferentes tarefas, tanto isoladamente como, principalmente, em grupo. Pretende-se, assim, não só desenvolver capacidades autónomas e individuais de trabalho, como estimular capacidades de trabalho em grupo e de cooperação com o professor/orientador e com os pares.
Software
Power Point
Word
Palavras Chave
Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas germânicas > Literatura alemã
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
15,00 |
Teste |
70,00 |
Trabalho escrito |
15,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
30,00 |
Estudo autónomo |
76,00 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com as normas da FLUP.
Fórmula de cálculo da classificação final
Como modalidade de avaliação optou-se por avaliação distribuída sem exame final. Para a nota final será calculada a média ponderada da classificação do trabalho escrito, da participação ativa nas aulas e em outras atividades ligadas à disciplina e da classificação de dois testes escritos, sendo que estes têm um peso de 70%, o trabalho um peso de 15% e a participação ativa nas aulas e em outras atividades um peso de 15%. Os estudantes que obtiveram uma classificação inferior a 8 num dos testes ou no trabalho, deverão repetir o teste negativo ou refazer o trabalho, respectivamente.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os Estudantes que têm direito a uma modalidade de avaliação especial devem contactar o Professor no início do Semestre.
Melhoria de classificação
Possibilidade de melhoria de um dos dois testes escritos. Prova de melhoria a realizar no final do semestre. Possibilidade de melhoria do trabalho depois de uma correção pelo Professor.
Observações
As aulas serão dadas em português com leitura de textos em alemão e (se necessário)em português.