Código: | LLC007 | Sigla: | AB2.1 |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Germanísticos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
CL | 0 | CL - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
LA | 5 | LA - Plano de Estudos | 3 | - | 6 | 52 | 162 |
LLC | 6 | Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 | 3 | - | 6 | 52 | 162 |
LRI | 0 | Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 | 3 | - | 6 | 52 | 162 |
Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B2.1 (utilizador independente, nível 1) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. Os estudantes deverão: consolidar conhecimentos previamente adquiridos na língua alemã em termos de léxico e gramática; desenvolver técnicas de apresentação oral sobre temas da atualidade; apresentar e defender diferentes pontos de vista; aprofundar a capacidade de exprimir opiniões através da leitura de textos sobre temas contemporâneos; solidificar conhecimentos lexicais e gramaticais na redação de textos argumentativos, apresentando as vantagens e desvantagens de diferentes opções; adquirir técnicas de resumo; adquirir competências essenciais ao uso sistemático (receptivo e produtivo) da língua alemã, aplicando vocabulário, bem como estruturas idiomáticas e gramaticais específicas; alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.
Esta unidade curricular pressupõe a familiaridade com os conteúdos do nível B1.2.
Através de diferentes estratégias didáticas, será adotada uma abordagem comunicativa visando integrar diferentes competências linguísticas, com o objetivo de promover uma comunicação relevante e autêntica em alemão. O processo de aprendizagem da língua será criativo e construtivo, englobando a correção e a precisão linguística. A avaliação contínua das aprendizagens, sem exame final, tem o propósito de estimular o trabalho progressivo, oferecendo uma análise regular sobre as competências desenvolvidas pelos aprendentes. Dentro deste modo de avaliação, dar-se-á grande importância à participação ativa e contínua dos estudantes em aula, incluindo assiduidade, estudo autónomo, empenho na realização das tarefas e entrega dos trabalhos propostos. Através de testes escritos e orais, serão avaliadas, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência, as competências linguístico-pragmáticas e sociolinguísticas adquiridas tanto na compreensão e interação oral, como na interpretação escrita e produção textual (componente oral: 50%; componente escrita: 50%). Nas aulas, os estudantes deverão interagir com os colegas e a docente exclusivamente em língua alemã.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 50,00 |
Teste | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 108,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Total: | 162,00 |
Estudantes trabalhadores e outros estudantes legalmente dispensados da presença regular nas aulas devem contactar o docente no início do semestre para combinar uma modalidade de avaliação alternativa.
A nota final é composta pela nota escrita e a nota oral, sendo: a) o peso da avaliação escrita (testes escritos e testes de produção textual): 50%; b) o peso da avaliação oral (prova oral e provas de compreensão auditiva): 50%.
Para obter aprovação, o estudante deverá atingir no mínimo 10 pontos em cada componente (escrita e oral) e a média de no mínimo 10 pontos (numa escala de 0-20).
Não aplicável.
De acordo com as normas de avaliação da FLUP: Os estudantes dispensados de frequência (Art. 9, alínea 3) farão todos os componentes da avaliação distribuída.
O calendário das diferentes provas/trabalhos será publicado nos sumários da disciplina.
É obrigatório combinar pessoalmente com a professora um dia para a apresentação da comunicação oral (Kurzreferat) e, durante o semestre, seguir atentamente os sumários para não perder os prazos de eventuais projetos.
De acordo com as normas de avaliação da FLUP.
E-Mail da docente: scholz.i@gmx.de