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Alemão B2.1

Código: LLC007     Sigla: AB2.1

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 0 CL - Plano de Estudos 2 - 6 52 162
LA 5 LA - Plano de Estudos 3 - 6 52 162
LLC 6 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 3 - 6 52 162
LRI 0 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 3 - 6 52 162

Língua de trabalho

Alemão

Objetivos

Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B2.1 (utilizador independente, nível 1) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. Os estudantes deverão: consolidar conhecimentos previamente adquiridos na língua alemã em termos de léxico e gramática; desenvolver técnicas de apresentação oral sobre temas da atualidade; apresentar e defender diferentes pontos de vista; aprofundar a capacidade de exprimir opiniões através da leitura de textos sobre temas contemporâneos; solidificar conhecimentos lexicais e gramaticais na redação de textos argumentativos, apresentando as vantagens e desvantagens de diferentes opções; adquirir técnicas de resumo; adquirir competências essenciais ao uso sistemático (receptivo e produtivo) da língua alemã, aplicando vocabulário, bem como estruturas idiomáticas e gramaticais específicas; alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.

Resultados de aprendizagem e competências

Com base nos objetivos da unidade curricular de Alemão B2.1, os métodos de ensino adotados nas aulas visam consolidar e desenvolver o uso aplicado (receptivo e produtivo) da língua alemã em diversas situações, com enfoque na compreensão e na produção de textos complexos sobre temas atuais (na área da educação e cultura, política, economia), bem como o domínio de vocabulário técnico e a autonomia na expressão escrita e oral de diferentes pontos de vista acerca de um tema. Por conseguinte, a metodologia de ensino seguirá uma abordagem comunicativa, através da qual os estudantes desevolverão diferentes competências e serão estimulados a utilizarem a língua de forma independente, num processo construtivo e creativo. Para consolidar os conhecimentos adquiridos, a metodologia adotada visa o contato constante do aprendente com materiais didáticos autênticos e exercícios de vocabulário técnico. O sistema de avaliação segue estes parâmetros através de exercícios práticos e testes escritos. O desenvolvimento de técnicas de apresentação em alemão, que consiste na defesa de diferentes pontos de vista sobre temas atuais, será alcançado através de apresentações orais e debates em aula. Para progredir na capacidade de expressar opiniões, a metodologia de ensino enfatizará a produção escrita de textos argumentativos. Os testes propostos dentro do sistema de avaliação distribuída terão como objetivo permitir, ao docente e ao estudante, verificar o progresso tanto na revisão e no aprofundamento de conhecimentos já existentes, como na aquisição de novos conteúdos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Esta unidade curricular pressupõe a familiaridade com os conteúdos do nível B1.2.

Programa

Na UC de Alemão B2.1 serão trabalhados temas gerais dos media e cultura, em particular da atualidade alemã e européia, com ênfase a aspetos da cultura (cinema/filme, televisão, música), política, economia e educação (sistema de ensino acadêmico, bolsas de estudos). No plano gramatical serão focados modos e tempos verbais, incluindo voz passiva e ativa, orações subordinadas (causais, temporais, condicionais, concessivas, finais e relativas), orações infinitivas e processos de formação de palavras. Na produção textual serão abordados textos argumentativos e técnicas de resumo. Através do trabalho com textos autênticos (compreensão escirta) e o uso de recursos multimedia (compreensão oral/auditiva) serão veiculados e discutidos (produção oral) aspetos socioculturais da Alemanha atual.

Bibliografia Obrigatória

(a escolher); Dicionário monolingual.

Bibliografia Complementar

Fandrych, Christian; Klipp und Klar Übungsgrammatik Mittelstufe B2/C1, Klett Verlag, 2010. ISBN: 978-3126753173
Turtur, Ursula; Übungen zum Wortschatz der deutschen Schriftsprache. Niveau A2 - C1. , Liebaug.Hartmann Verlag, 2006. ISBN: 978-3922989615
Hering, Axel; em Übungsgrammatik: Deutsch als Fremdsprache , Hueber Verlag, 2013. ISBN: 978-3190016570
Clamer, Friedrich; Übungsgrammatik für die Grundstufe, Regeln, Listen, Übungen , Liebaug-Hartmann, 2007. ISBN: 978-3922989707
Breslauer, C./Dengler, S./ Sander, I./ Skrodzki, J.; Mittelpunkt B2. Gammatiktrainer., Klett Sprachen, 2013

Observações Bibliográficas

Requere-se um dicionário monolingual.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Através de diferentes estratégias didáticas, será adotada uma abordagem comunicativa visando integrar diferentes competências linguísticas, com o objetivo de promover uma comunicação relevante e autêntica em alemão. O processo de aprendizagem da língua será criativo e construtivo, englobando a correção e a precisão linguística. A avaliação contínua das aprendizagens, sem exame final, tem o propósito de estimular o trabalho progressivo, oferecendo uma análise regular sobre as competências desenvolvidas pelos aprendentes. Dentro deste modo de avaliação, dar-se-á grande importância à participação ativa e contínua dos estudantes em aula, incluindo assiduidade, estudo autónomo, empenho na realização das tarefas e entrega dos trabalhos propostos. Através de testes escritos e orais, serão avaliadas, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência, as competências linguístico-pragmáticas e sociolinguísticas adquiridas tanto na compreensão e interação oral, como na interpretação escrita e produção textual (componente oral: 50%; componente escrita: 50%). Nas aulas, os estudantes deverão interagir com os colegas e a docente exclusivamente em língua alemã.

Software

Word
Rechtschreibkorrektur für Deutsch
Power Point

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Teste 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Estudantes trabalhadores e outros estudantes legalmente dispensados da presença regular nas aulas devem contactar o docente no início do semestre para combinar uma modalidade de avaliação alternativa.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final é composta pela nota escrita e a nota oral, sendo: a) o peso da avaliação escrita (testes escritos e testes de produção textual): 50%; b) o peso da avaliação oral (prova oral e provas de compreensão auditiva): 50%. 

Para obter aprovação, o estudante deverá atingir no mínimo 10 pontos em cada componente (escrita e oral) e a média de no mínimo 10 pontos (numa escala de 0-20). 

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas de avaliação da FLUP: Os estudantes dispensados de frequência (Art. 9, alínea 3) farão todos os componentes da avaliação distribuída.

O calendário das diferentes provas/trabalhos será publicado nos sumários da disciplina.

É obrigatório combinar pessoalmente com a professora um dia para a apresentação da comunicação oral (Kurzreferat) e, durante o semestre, seguir atentamente os sumários para não perder os prazos de eventuais projetos.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas de avaliação da FLUP.

Observações

E-Mail da docente: scholz.i@gmx.de

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