Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LLC002

Alemão A1.2

Código: LLC002     Sigla: AA1.2

Ocorrência: 2015/2016 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 4 CL - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
LA 32 LA - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
LLC 49 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 1 - 6 52 162
LRI 39 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Alemão

Objetivos

Alemão A1.2 é a continuação de Alemão A1.1. Destina-se aos aprendentes de língua alemã como língua estrangeira que no início do 1º semestre não possuíam conhecimentos prévios desta língua. Pretende-se que os alunos atinjam um grau de conhecimentos correspondente ao nível A1.2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (CECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).


Através do trabalho com o manual, que contém um leque diversificado de textos, exercícios e tarefas que visam desenvolver as competências (ler, escrever, falar e ouvir) e o léxico de uma maneira sistemática e progressiva, os estudantes consolidam e aprofundam os conhecimentos e capacidades linguísticos de acordo com o previsto no CECR para este nível de estudo da língua alemã - ferramentas indispensáveis para dominar várias situações comunicativas que ocorrem na vida quotidiana. Além disso, os estudantes são confrontados com a cultura/realidade dos países de expressão alemã através da leitura de pequenos textos e através do visionamento/da audição de materiais audiovisuais. Os conhecimentos gramaticais são adquiridos através do estudo mais aprofundado de fenómenos textuais no seu contexto (sintaxe, conjugação de verbos, verbos com partícula separável, tempos verbais, declinação de adjetivos, pronomes, a negação), o que contribui também para o alargamento do leque de estratégias de compreensão.

O estudo da língua alemã no nível A1.2 é aprofundado através de materiais didáticos extra que se encontram na plataforma Moodle. Este método de ensino (b-learning) contribui para o aumento da autonomia dos estudantes.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre os estudantes devem ser capazes de: alargar o seu conhecimento declarativo (saber) e a competência de realização (saber-fazer); compreender e usar o léxico e as estruturas referentes aos temas abordados tanto oralmente como por escrito; dominar a terminologia e o uso competente das estruturas gramaticais previstas para este nível; adquirir novas competências e estratégias de aprendizagem/capacidades de estudo; desenvolver o interesse por realidades e culturas diferentes; alargar a sua competência ao nível da utilização de recursos multimédia.

Modo de trabalho

B-learning

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)


Esta unidade curricular pressupõe a familiaridade com os conteúdos do nível A1.1.

Programa

Nas aulas de língua alemã A1.2 serão focados temas relacionados com situações que ocorrem na vida quotidiana como, por exemplo, a orientação espacial, as profissões, o quotidiano, as férias, a alimentação, o vestuário, o corpo e a saúde. Estes temas serão trabalhados em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

Vários aspetos gramaticais serão objeto de reflexão, de análise e de exercícios práticos:


1. A frase: frases declarativas, negativas, interrogativas e imperativas; distribuição dos elementos na frase.
2. O verbo: tempos verbais: presente, tempos do passado, verbos modais.
3. O artigo: artigos definidos e indefinidos, elementos de negação
4. O pronome: pronomes pessoais, pronomes possessivos e demonstrativos.
5. O adjetivo: uso predicativo do adjetivo, uso determinativo do adjetivo.
6. O substantivo: género dos substantivos.
7. Pronúncia e ortografia: Relação grafia e fonia, fonemas do alemão sem correspondência no português, o ritmo na frase alemã.

Bibliografia Obrigatória

Funk, Hermann / Christina Kuhn / Silke Demme; studio d A1. Deutsch als Fremdsprache. Kurs- und Übungsbuch, Berlin, Cornelsen Verlag, 2011. ISBN: 978-3-464-20707-9

Bibliografia Complementar

Reimann, Monika ; Grundstufen-Grammatik für Deutsch als Fremdsprache, Mϋnchen, Hueber, 2004. ISBN: 3-19-001575-9
Pahlow, Heike ; Deutsche Grammatik - einfach, kompakt und übersichtlich, Leipzig: Engelsdorfer, 2010. ISBN: 978-3-86268-012-2

Observações Bibliográficas

Bibliografia complementar será indicada pelo docente ao longo do semestre.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas práticas; estratégias didáticas várias; trabalho em grupo ou individual, trabalho autónomo do aluno, recorrendo a materiais indicados pelo professor. Nas aulas, dá-se grande importância à participação ativa dos alunos.

Aulas teórico-práticas; estratégias didáticas várias; trabalho em grupo ou individual, é dada grande importância à participação ativa por parte dos alunos. O modo de avaliação é a avaliação distribuída sem exame final, o que implica uma participação ativa e contínua por parte do estudante: trabalhos de casa, treino de leitura em voz alta, testes e trabalhos escritos, pequenas apresentações em “powerpoint”.


Software

Power point
Word

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Línguas > Línguas modernas > Línguas europeias

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 20,00
Teste 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 110,00
Frequência das aulas 52,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

 

Obtenção de frequência através da aprovação nos diferentes elementos de avaliação.

Avaliação escrita (3 testes escritos): 80%
Avaliação oral (Leitura em voz alta, representação de uma cena dialogada): 20%

Para obter aprovação o estudante deve obter no mínimo 10 valores em cada componente (escrita e oral) numa escala de 0-20 valores. Caso o estudante obtenha numa das provas escritas uma avaliação inferior a 8 valores, deve repetir o respetivo teste no final do semestre, numa data a definir pelo docente.

Os estudantes que, por comprovados motivos de força maior, tenham faltado a uma prova de avaliação, poderão recuperar
um elemento da avaliação escrita ou a avaliação oral no final do semestre, em data anunciada pelo docente.


 

Estudantes trabalhadores e outros estudantes legalmente dispensados da presença regular nas aulas devem contactar o docente no início do semestre para combinar uma modalidade de avaliação alternativa.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação escrita (3 testes escritos): 80%

Avaliação oral (Leitura em voz alta, representação de uma cena dialogada): 20%

Provas e trabalhos especiais

Se aplicável, o estudante deve contactar o docente no início do semestre.

Trabalho de estágio/projeto


Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Se aplicável, o estudante deve entrar em contacto com o docente no início do semestre.

Melhoria de classificação


Melhoria: Os estudantes que queiram fazer melhoria à unidade curricular Alemão A1.2 devem fazer todas as componentes da avaliação distribuída que são feitas ao longo do semestre (Não há exame final!).

Atenção: Os estudantes devem entrar em contacto com o/a respetivo/a docente logo no início do semestre para terem informações relativamente às datas e aos conteúdos das provas orais e escritas.





Recomendar Página Voltar ao Topo