Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LLC088

Literatura Inglesa - Drama do Século XX

Código: LLC088     Sigla: LID_20

Ocorrência: 2015/2016 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 32 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 2 - 6 52 162
3
LRI 1 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 2 - 6 52 162
3

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

O programa centrar-se-á no estudo de três dramaturgos cuja obra permite o reconhecimento da diversidade da cena britânica do último meio século, mas também dos fundamentos para a singular consequência (literária e teatral) que esse corpus dramático encontrou à escala global. O estudo dos textos dramáticos será precedido e enquadrado por noções teóricas fundamentais sobre drama e teatro, como também por uma breve perspectivação dos contextos histórico-culturais directamente relevantes.

Resultados de aprendizagem e competências

Familiarizar os estudantes com algumas tendências salientes da produção dramática britânica desde meados do séc.XX.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Drama e teatro: do lugar do drama no sistema dos géneros aos desafios da sua actualização cénica. 2. Drama britânico contemporâneo: breve contextualização histórico-cultural. 3. John Osborne, Look Back in Anger (1956): representações da insurreição individual e do desconforto histórico. 4. Samuel Beckett, Waiting for Godot (1955): escassez da linguagem e carência de sentidos -- as vanguardas e a condição humana do pós-guerra 5. Harold Pinter, The Homecoming (1965): dos usos da língua, crónicas do poder e da discórdia.
Bibliografia: 1. Fontes primárias John Osborne, Look Back in Anger (London: Faber, 1978) Samuel Beckett, Waiting for Godot (London: Faber, 2006) Harold Pinter, The Homecoming (London: Faber, 1991) Caryl Churchill, Cloud Nine (London: Nick Hern Books, 2006) 2. Fontes Secundárias* Michael Billington, State of the Nation: British Theatre since 1945 (London: Faber, 2007). Keir Elam, The Semiotics of Theatre and Drama (London: Methuen, 1980). Cristopher Innes, Modern British Drama: The Twentieth Century (Cambridge: C.U.P., 2002). Dominic Shellard, British Theatre since the War (New Haven and London: Yale U.P., 2000). * serão fornecidas indicações bibliográficas adicionais ao longo do semestre

Bibliografia Obrigatória

Beckett, Samuel, 1906-1989; Waiting for Godot. ISBN: 0-571-05808-6
Osborne, John; Look back in anger. ISBN: 0-571-03848-4
Pinter, Harold ; The Homecoming, London: Faber, 1991

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, com explanação das matérias teóricas e históricas, aulas práticas, com análise, comentário e discussão dos textos e outras obras incluídas no programa, e aulas tutoriais. A participação activa dos alunos é considerada indispensável ao bom funcionamento das aulas.

Palavras Chave

Humanidades > Artes > Artes do espectáculo > Estudos sobre teatro
Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas germânicas > Literatura inglesa
Humanidades > Literatura > Critica literária

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 75,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 33,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previsto por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Relatório de leitura ou trabalhos de investigação - 30%; exame - 70%. No espaço das aulas de orientação tutorial, os alunos terão de apresentar diversos trabalhos, entre os quais: pequenos ensaios escritos; relatórios de leitura; e apresentações orais. A classificação será feita aplicando a escala de 0 a 20.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

Para além do exame final, poderá haver melhoria de classificação nos trabalhos escritos com classificação de 8 ou mais valores.

Observações

Esta unidade curricular será exclusivamente leccionada em inglês. Todos os restantes trabalhos dos estudantes destinados à avaliação serão também escritos em língua inglesa.

Será permitido recurso a trabalhos escritos com classificação de 8 ou mais valores.

Recomendar Página Voltar ao Topo