Inglês C1.2
Ocorrência: 2015/2016 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os estudantes são capazes de compreender uma vasta gama de textos complexos e longos, assim como detetar significações implícitas. São capazes de exprimir-se de forma espontânea e fluente sem, aparentemente, ter de procurar palavras. São capazes de utilizar a língua de maneira eficaz e flexível na sua vida social, profissional ou académica. São capazes de exprimir-se sobre assuntos complexos, de forma clara e bem estruturada, e de mostrar domínio dos meios de organização, de articulação e de coesão do discurso.
Resultados de aprendizagem e competências
Os resultados para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os estudantes são capazes de compreender uma vasta gama de textos complexos e longos, assim como detetar significações implícitas. São capazes de exprimir-se de forma espontânea e fluente sem, aparentemente, ter de procurar palavras. São capazes de utilizar a língua de maneira eficaz e flexível na sua vida social, profissional ou académica. São capazes de exprimir-se sobre assuntos complexos, de forma clara e bem estruturada, e de mostrar domínio dos meios de organização, de articulação e de coesão do discurso.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
N/A
Programa
Os conteúdos programáticos são em grande parte definidos pela utilização do manual Global Advanced (ver bibliografia). Este curso corresponde à segunda parte do curso de inglês de nível C1 e utiliza as duas unidades do manual que foram atribuídas a este semestre. As principais áreas temáticas são “Time and Motion” que aborda os tópicos de tempo e colocações de tempo, e ‘Local and Global que aborda noções de local e global e de inovações tecnológicas. Os conteúdos programáticos gramaticais focam-se na compreensão e uso do tempo passado não real, quantificadores, comparativos, formas plurais de nomes contáveis e não contáveis e inversões. Serão usados exercícios do manual e estão definidas aulas de prática intensiva destes itens programáticos.
Bibliografia Obrigatória
Clandfield, L. & Jeffries, A.; Global Advanced, MacMillan, 2012
Observações Bibliográficas
N/A
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O curso utiliza a abordagem comunicativa do ensino da língua inglesa. O principal foco é o desenvolvimento das capacidades produtivas dos estudantes: o falar e o escrever. O estímulo para este trabalho é dado por textos escritos e de audição que desenvolvem as capacidades recetivas dos estudantes. O trabalho na sala de aula envolve frequentes mudanças de padrão de interação que assegurem um ambiente dinâmico e participativo. É dado enfoque também à consciência da importância de padrões gramaticais e características da língua como um sistema. Cada item gramatical é revisto numa aula no final de cada unidade. Os estudantes são avaliados através de testes escritos (duas composições e um teste que combina estruturas gramaticais e vocabulário) e testes orais (duas discussões em grupo em formato tutorial e uma oral final em pares). Estes elementos são pesados de forma a proporcionar uma avaliação equilibrada das capacidades produtivas dos alunos e da sua consciência da língua inglesa.
Software
não aplicável
Palavras Chave
Humanidades
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Prova oral |
30,00 |
Teste |
30,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
70,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho de investigação |
38,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Todos os estudantes devem frequentar 75% das aulas, existindo exceções de acordo com os regulamentos da FLUP. Os trabalhadores-estudantes não são obrigados a frequentar aulas mas devem submeter-se ao todos aos componentes da avaliação distribuída nas datas publicadas no programa.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final será calculada de acordo com as seguintes componentes de avaliação: dois exames de expressão escrita (cada composição vale 20%); dois exames de Gramática, Vocabulário (o primeiro dos quais vale 10% e o segundo, 30%); competência oral - 30% (10% a partir de participação em pelo menos duas sessões tutoriais, e 20% a partir de um exame oral feito em pares no fim de semestre). Todos estes exames vão ser realizados durante as aulas, exceto o último exame de gramática e vocabulário (que será feito com todos os alunos juntos, numa manhã de sábado no fim das aulas) e os exames orais finais (que terão lugar também no fim do curso). Não é permitido o uso de dicionários em qualquer teste.
Provas e trabalhos especiais
RECURSO. Os estudantes poderão apenas repetir UMA das provas escritas na qual obtiveram resultado negativo. Para tal, deverão informar o/a docente atempadamente e por escrito (email), especificando qual das provas desejam repetir, garantindo assim que os seus nomes constem da lista dos exames de recurso no Sigarra.
Trabalho de estágio/projeto
N/A
Avaliação especial (TE, DA, ...)
N/A
Melhoria de classificação
Para efeitos de melhoria, os estudantes poderão apenas repetir UMA das provas escritas. Para tal, deverão informar o/a docente atempadamente e por escrito (email), especificando qual das provas desejam repetir. Deverão também estar devidamente inscritos nos Serviços Académicos para efeitos de 'Melhoria', garantindo assim que os seus nomes constem da lista das provas de melhoria no Sigarra.
Observações
Estudantes-trabalhadores devem manter-se em contacto com o seu professor e os seus colegas de turma para ficar informados sobre o decorrer das aulas, datas para os testes, etc.