Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LLC033

Estudos Irlandeses

Código: LLC033     Sigla: EIRL

Ocorrência: 2015/2016 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 47 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 2 - 6 52 162
3

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

É objectivo desta disciplina familiarizar os estudantes com alguns aspectos de uma literatura e uma cultura que, apesar de serem internacionalmente objecto de atenção e de estudo crescentes, só de forma pontual têm encontrado acolhimento nos curricula universitários em Portugal. O âmbito das questões a abordar corresponderá ao que neste Departamento de Estudos Anglo-Americanos tem tradicionalmente cabido às áreas curriculares da Cultura e da Literatura.

Resultados de aprendizagem e competências

Através desta unidade curricular, os estudantes serão confrontados com o caso de uma experiência histórica fortemente marcada por um sentido de trauma - mas também com a abundante produção imaginativa que essa experiência gerou, por vezes assumindo o valor de uma superação. O estudo articulado de tais vicissitudes e da consequência que encontraram numa ampla gama de formas culturais dotará os estudantes de uma capacidade incrementada para o confronto crítico e mais esclarecido com a experiência de outras comunidades nacionais no espaço europeu - incluindo o caso português.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Propor-se-á o estudo de textos (não exclusivamente literários), lidos nas relações que estabelecem entre si e com uma gama diversa de processos sociais, económicos e políticos que neles encontram (e que deles recebem) uma consequência. Será conferida especial atenção às representações de processos históricos decisivos para um sentido de identidade tantas vezes traumaticamente definido. Esse estudo incluirá a consideração do impacto causado pela perda da língua ancestral enquanto língua de comunicação efectiva no quotidiano da maioria dos irlandeses, e o contributo que isso veio dar para um sentido, tantas vezes manifestado, de identidade truncada (ou "hifenada"). Interrogar-se-á igualmente, e em consequência, a relação ambivalente que os protagonistas de uma produção cultural irlandesa que se nos propõe dominantemente em inglês experimentam face a uma língua que alguns denunciarão como o mais pungentemente sentido legado colonial - mas que, por outro lado, assegura a essa produção cultural condições privilegiadas para a sua própria circulação e divulgação.

Bibliografia Obrigatória

Yeats, William Butler, 1865-1939; Collected poems. ISBN: 0-330-31638-9
Joyce, James, 1882-1941; Dubliners. ISBN: 978-0-19-953643-6
Friel, Brian; Translations, Faber and Faber, 1981. ISBN: 0571117422

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O facto de as tradições literárias e culturais estudas neste programa serem em boa medida desconhecidas dos estudantes no início do semestre poderá requerer um maior protagonismo do docente, em especial nos estádios iniciais do programa. Contudo, todas as actividades serão textualmente apoiadas e os estudantes serão encorajados a participar activamente nas aulas. Esta participação será devidamente tida em conta para avaliação.

Palavras Chave

Humanidades > Literatura
Ciências Sociais > Estudos culturais
Humanidades > História > História social

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 65,00
Trabalho escrito 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 73,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 33,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Participação num mínimo de 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

O modelo de avaliação escolhido para esta disciplina assenta em duas componentes:

a) um teste escrito com a duração de duas horas e meia sobre o conjunto dos temas estudados no âmbito deste programa; este teste terá lugar no final deste semestre;

b) um ensaio (com a extensão mínima de 2.500 e máxima de 4.000 palavras, apresentado em páginas A4, em Times New Roman 12, a dois espaços) sobre um tópico bem definido. Este tópico será escolhido com o acordo e sob a orientação do docente; data-limite para a escolha de tópicos: 8 de Abril. O ensaio deverá ser tematicamente delimitado, dirigindo-se ao seu objecto sem introduções extensas sobre contextos ou outros enquadramentos. Deverá ser entregue antes do termo das aulas.

Ponderação:
a) = 65%
b) = 35%

Só classificações iguais ou superiores a 8 (oito) valores poderão ser consideradas parcelas válidas para a eventual obtenção de uma média positiva. Exames ou ensaios com classificações iguais ou inferiores a 7 (sete) valores terão de ser repetidos.

Provas e trabalhos especiais

not applicable

Avaliação especial (TE, DA, ...)

aplicar-se-ão rigorosamente as Normas de Avaliação em vigor na FLUP

Melhoria de classificação

aplicar-se-ão rigorosamente as Normas de Avaliação em vigor na FLUP

Observações

the course will be taught in English
Recomendar Página Voltar ao Topo