Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LLC025

Da França Colonial à França Multicultural

Código: LLC025     Sigla: FCFM

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 6 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 2 - 6 52 162
3
LRI 1 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 2 - 6 52 162
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Oferecer marcos fundamentais da reflexão diacrónica subjacente aos Estudos Pós-Coloniais, na Francofonia, a partir de textos epocalmente marcantes, para suscitar um posicionamento crítico integrado na contemporaneidade que assim se ilustra na memória histórica do império. A articulação fundamentada de cada autor, de cada respectivo momento principial, dotará, assim, o estudante de uma visão panorâmica em aprofundamentoque cada projecto tutorial realizará no rigor singular dos seus pressupostos metodológicos.

Resultados de aprendizagem e competências

Problematizar a Francofonia no aprofundamento de um corpus literário, filosófico e cultural seleccionado capacita os estudantes da diversidade excepcional da produção contemporânea em língua francesa para a avaliar criticamente na singularidade até de expressões notáveis, como a de Andrei Makine ou de John Littell. Estes dois eixos distintos realizam, então, o incentivo primordial para uma curiosidade maior que pesquisas individuais orientadas  desenvolverão.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1.Cette France qu' on oublie d`aimer de Andrei Makine - o incisivo amor


2. Les Bienveillantes de John Littell- a revisitação da Guerra, o regresso da História

Bibliografia Obrigatória

Sartre, Jean-Paul, 1905-1980; Situations. ISBN: 2-07-032782-5
Maalouf, Amin; Les^identités meurtrières. ISBN: 978-2-253-15005-3
FANON Frantz; Peau noire, masques blancs, Seuil, 1952
FRÉMEAUX Jacques; Les Empires Coloniaux dans le processus de mondialisation, Maisonnneuve et Larose, 2002
LIAUZU Claude ed.; Dictionnaire de la colonisation française, Larousse, 2007
SEMPRINI Andrea; Le Multiculturalisme, PUF, 1998
TAYLOR Charles; Multiculturalisme, différence et démocracie, Aubier, 1992
KATUSZEWSKI Jacques; Réseaux d`immigrés. Ethnographie de nulle part, les éditions ouvrières, 1981
BADIE Bertrand; La fin des territoires: Essai sur le désordre international et sur l`identité sociale du respect, Fayard, 1995

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas, incentivando os debates com os estudantes e a sua apresentação de pesquisas orientadas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com o regulamento em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada das diferentes provas ou esforços, de acordo com o percurso de cada estudante

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o regulamento em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com o regulamento em vigor.

Recomendar Página Voltar ao Topo