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Linguística Inglesa

Código: LA020     Sigla: LINING

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Linguistica - Inglês

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas Aplicadas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LA 19 LA - Plano de Estudos 2 - 6 52 162
LLC 27 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 3 - 6 52 162

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

O objetivo do curso é dar aos alunos:

1. Um conhecimento prático de software e ferramentas para trabalhar com corpora e concordâncias que lhes permitam fazer escolhas informadas sobre o uso de itens lexicais e suas colocações.

2. Conhecimento de como analisar frases, identificando seus componentes constituintes, estruturas sintáticas e padrões frasais.

3. A capacidade de usar esse conhecimento para reestruturar frases e desenvolver a competência linguística na escrita e oralidade.

4. Algum conhecimento das origens e desenvolvimento da língua inglesa e suas variedades atuais.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do curso espera-se que os alunos aprovados terão:

1. aprendido a usar os recursos de referência para o estudo da Linguística Inglesa - gramáticas, dicionários, thesauri, corpora eletrónicos e software relacionado, e material de referência on-line;

2. adquirido um conhecimento prático da teoria geral da linguística sistémico-funcional;

3. utilizado as ferramentas da linguística de corpus para estudo linguístico autónomo;

4. melhorado o seu conhecimento formal dos aspectos morfológicos, sintáticos e textuais de inglês; 

5. adquirido uma compreensão de alguns dos aspectos-chave da fonologia de inglês;

6. adquirido algum conhecimento das origens e desenvolvimento do inglês e suas variedades atuais;

7. adquirido um melhor conhecimento das áreas de inglês que apresentam problemas específicos para os falantes nativos de português.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O programa é em grande parte definido pelo uso do livro The Frameworks of English (3ª Edição) de Kim Ballard. Os componentes do programa são as seguintes:
1. Introdução
a. Apresentação de material de referência, incluindo gramáticas, dicionários e thesauri;
b. Uma introdução há corpora eletrónicos e software para análise de texto e análise geral linguística;
c. Uma introdução para material de referência on-line;
2. O Lexicon 
a. uma visão geral da teoria lexical;
b. uma breve descrição dos principais aspectos da morfologia de inglês; (c) a análise usando corpora;
3. A frase 
a. a estrutura da sentença;
b. os aspectos sintáticos e semânticos de sintagmas (o sintagma nominal, o sintagma verbal, o sintagma preposicional, o sintagma adjetival);
c. Constituintes oracionais;
d. A função de adverbiais (adjuntos, conjuntos e disjuntos) em contexto; (e) Análise utilizando corpora;
4. Fonética e fonologia 
a. os fonemas da língua inglesa (vogais e consoantes), incluindo local e forma de articulação;
b. um breve resumo de alguns dos principais aspectos da fonologia segmental;
5. O Texto 
a. Tema, foco e processamento de informações ao nível da frase e do texto;
b. O uso de dispositivos de coesão nos textos;
c. A análise de frases reais em contexto;
d. análise utilizando corpora;
6. Breve resumo das origens e desenvolvimento de inglês e sua posição atual como uma língua franca global.

Bibliografia Obrigatória

Ballard, Kim; The Frameworks of English - 3rd Edition, Palgrove, Macmillan, 2013. ISBN: 0230392423
Yule, George; The Study of Language (5th Edition), Cambridge University Press, 2014. ISBN: 1107658179

Bibliografia Complementar

Bloor, Thomas & Bloor, Meriel; The Functional Analysis of English - 3rd Edition, Routledge, 2013. ISBN: 978-1444156652
Biber, Douglas; Conrad, Susan & Leech, Geoffrey; Student Grammar of Spoken and Written English, Longman, 2002. ISBN: 0582237262
Downing, Angela & Locke, Philip; English Grammar - A University Course (2nd Edition), Routledge, 2006. ISBN: 0415287871
McEnery, Tony & Wilson, Andrew; Corpus Linguistics - 2nd Edition, Edinburgh University Press, 2001. ISBN: 0748611657
Hunston, Susan & Francis, Gill; Pattern Grammar- a corpus-driven approach to the lexical grammar of English, John Benjamins, 2000. ISBN: 1556193998

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Exposição oral dentro da sala de aula
2. Exercícios escritos a desenvolver em sala de aula e em estudo autónomo, frequentemente de ordem indutivos
3. [Consoante o tamanho da turma] Sessões de trabalho em grupos mais pequenos visando o treino da gramática; exercícios indutivos como, por exemplo, comparar frases; preenchimento de espaços; reescrita de frases; jogos de gramática;
4. A utilização de um manual didático (The Frameworks of English 3ª edição)
5. Texto de apoio, com explicações sobre os conteúdos do curso e exercícios adequados
6. Revisão da matéria antes dos testes
7. Dois testes escritos

Software

Linguateca corpora
British National Corpus

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 0,00
Teste 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 82,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 26,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os alunos devem frequentar 75% das aulas, existindo exceções de acordo com os regulamentos da FLUP. Os trabalhadores-estudantes não são obrigados a frequentar aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Um exame realizado em Novembro (50%) e um exame final em Janeiro – (50%)

Melhoria de classificação

Na época de recurso o valor do exame corresponde a 100% do total. Este exame pode ser feito por qualquer aluno para melhorar a nota original.

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