Relações Públicas
Ocorrência: 2015/2016 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LA |
47 |
LA - Plano de Estudos |
3 |
- |
6 |
1 |
3 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Domínio conceitos-chave
- Compreensão da dimensão estratégica da comunicação
- Compreensão do papel das Relações Públicas (RP) no âmbito das comunicações integradas de marketing
- Reflexão sobre os diversos contextos das RP
- Reflexão sobre o papel das línguas estrangeiras nas RP
- Reflexão sobre a importância da Ética / Códigos de Conduta no âmbito das RP
Resultados de aprendizagem e competências
- Integração dos licenciados em Línguas Aplicadas em equipas de Relações Públicas (RP)
-Capacidade para usar técnicas de comunicação / persuasão como membro de uma equipa de RP
- Capacidade para usar línguas estrangeiras como membro de uma equipa de RP
- Capacidade para trabalhar em diversas culturas como membro de uma equipa de RP
Modo de trabalho
Presencial
Programa
I – Questões metodológicas
II – Âmbito e objectivo da comunicação
a) Persuasão e Opinião Pública
b) Segmentação da audiência / fragmentação dos media
III – Fundamentos de Relações Públicas (RP)
a) Definições de RP
b) Origens das RP
IV – Marketing e RP
a) Mix de comunicação
V – Comunicação interna / externa
VI – Comunicação Corporativa
a) Responsabilidade social corporativa
VII – Globalização / Glocalização e comunicação
a) RP Internacionais / Globais
b) Comunicação Intercultural e RP
VIII – Línguas estrangeiras e RP
a) Intérpretes e RP
IX – Ética / Códigos de Conduta
Bibliografia Obrigatória
BAAMONDE SILVA, Xosé, GALINDO ARRANZ, Fermín, MARINHO, Jorge; «Web 2.0 e Redes Sociais: Ferramentas de Relações Públicas dos Centros de Eventos em Espanha, Portugal e América Latina», «Revista Internacional de Relaciones Públicas», nº 2, Vol. 1, 2011
FRANKLIN, Bob, HOGAN, Mike, LANGLEY, Quentin, MOSDELL, Nick, PILL, Elliot; Key Concepts in Public Relations, Sage, 2009
FREITAG, Alan R.; Global Public Relations. Spanning Borders, Routledge, 2009
GONÇALVES, Gisela; Ética das Relações Públicas, Minerva Editora, 2013
THUSSU, Daya Kishan; International Communication, Arnold, 2000
ULABY, Neda; «Corporate America Takes On Multilingual PR» , http://www.npr.org/2011/05/05/135985502/corporate-america-take-on-multilingual-pr, 2011
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Conjugação de métodos verbais (dizer), intuitivos (mostrar) e activos (fazer).Tanto quanto possível, as aulas devem ser interactivas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
40,00 |
Participação presencial |
25,00 |
Trabalho escrito |
35,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
64,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho de investigação |
44,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura)
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação oral - 25 % Trabalho - 35 % Exame final - 40 % *
Provas e trabalhos especiais
De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura)
Todos os estudantes que reúnam condições para prestar provas na época especial de conclusão do ciclo de estudos (Setembro) deverão realizar:
-trabalho de investigação*
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura)*
Melhoria de classificação
De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura)*
Observações
* Cálculo da Classificação Final
- alunos trabalhadores-estudantes - caso não frequentem 75 % das aulas
- alunos repetentes
- alunos que pretendem realizar Exame para melhoria de classificação, tendo sido aprovados no(s) ano(s) lectivo(s) anterior(es)
- estudantes que reúnam condições para prestar provas na época especial de conclusão do ciclo de estudos (Setembro):
trabalho - 40 %
exame final - 60 %
Todos os alunos, incluindo os trabalhadores-estudantes, os repetentes, os estudantes que pretendam realizar Exame para melhoria de classificação e os estudantes que reúnam condições para prestar provas na época especial de conclusão do ciclo de estudos (Setembro), entre outros elementos de avaliação, devem realizar um trabalho de investigação, no ano lectivo 2015-2016. Para a realização do trabalho, em cada turma, os alunos devem formar grupos, com cerca de oito elementos. A composição dos grupos deve ser transmitida, por correio electrónico, ao docente de Relações Públicas (jmarinho@letras.up.pt), até ao dia 12 de Outubro de 2015.
O referido trabalho tem o seguinte tema: Relações Públicas Internacionais.
Para a entrega do trabalho, como limite máximo, foi determinada a seguinte data:
– 18 de Dezembro de 2015 (durante a aula de orientação tutorial).
A este respeito, oportunamente, no local próprio (aulas), serão transmitidas mais indicações aos alunos.