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História Económica e Social na Época Moderna

Código: HISTO043     Sigla: HESEMO

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em História

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEOGR 4 GEOGR - Plano de Estudos 3 - 6 52 162
HISTO 107 HISTO - Plano de Estudos 2 - 6 52 162
LLC 5 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 2 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objectivos: A História Económica e Social é uma área de ensino/ formação que se afirmou no âmbito da renovação historiográfica do século XX, altura em que o conceito de “história total” e subsequente alargamento do “território do historiador” suscitou a emergência de diversas componentes de compreensão e inteligibilidade da realidade histórica, de articulação variável conforme os tempos e os espaços. Neste contexto geral o objectivo fulcral será o de conduzir o aluno a adquirir conhecimentos alicerçados na compreensão e interpretação dos dados. Quando, onde, porquê e em que circunstâncias, serão questões sempre presentes. Este exercício terá que ser repetido, várias vezes. Uma forma de o fazer “forjar” a investigação, na sala e fora da sala de aula. Assim, existem dois objectivos complementares: a investigação, na aula, e a investigação fora da sala, em biblioteca (e, eventualmente, em arquivo).

Resultados de aprendizagem e competências


Competências gerais: capacidade de pesquisa, selecção e construção de texto (assessoria científica)
Procurar-se-á que o aluno desenvolva as seguintes competências: . adquirir uma linguagem, rigorosamente científica, dominando termos associados às temáticas em estudo; . desenvolver competências na análise crítica da informação que fundamenta o discurso historiográfico; . analisar a história para lá dos marcos cronológicos reduzidos, formulando uma visão geral e problematizada dos múltiplos acontecimentos, descriminando entre o acessório e o essencial; . investigar e conhecer as características principais da sociedade de Antigo Regime, ao ponto de ter a capacidade de interpretar a sua estrutura e dinâmicas internas, avaliando os contextos estruturadores da economia e sociedade da época moderna; . dominar a interpretação de fontes históricas, passíveis de contribuírem para a clarificação (justificando as concepções historiográficas existentes) das temáticas em curso; . aprofundar essas competências em investigação extra-aula, de molde a ganhar destreza que o habilite a executar, cabalmente, uma função em qualquer outra situação de carácter profissional: docência, trabalho em arquivos, bibliotecas ou museus, em projectos individuais ou colectivos

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

APRESENTAÇÃO E JUSTIFICAÇÃO DO PROGRAMA. NOÇÕES OPERATÓRIAS E CONCEITOS BÁSICOS. I - OS QUADROS ESTRUTURANTES 1. Do "satus animarum " ao "interesse público” - população e urbanização 2. Um mundo rural ou um mundo marítimo: o mar de “alguns” II – COMÉRCIO, METAIS, CRÉDITO E FINANÇA – MODELOS CRUZADOS 1. A fortuna de Espanha: prata, comércio e guerra 2. As Províncias Unidas – a “nação capitalista por excelência” 3. A construção de um mar territorial – a Inglaterra – a vitória do comércio colonial III – SOCIABILIDADE E ESPAÇOS SOCIAIS – PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS 1. Hierarquias e mobilidade – os critérios de classificação social (critérios jurídico-institucionais e critérios sociológicos - a simbologia do "ser" e do "ter") 2. A diversidade dos espaços sociais – modelar a sociedade – educar a sociedade (casa e sistemas relacionais.

Bibliografia Obrigatória

ELIAS, Robert ; A sociedade de Corte, Estampa, 1987
VRIES, Jan de ; A economia da Europa numa época de crise, D.Quixote, 1983
MISKIMIN, Harry ; A economia do Renascimento Europeu (1300-1600), , Estampa, 1984 [1975].
RAMÓN CARANDE ; Carlos V y sus banqueros, Critica, 2000
BRAUDEL, Fernand ; Civilização Material, Economia e Capitalismo, D.Quixote, 1979, 1990
MOLLAT (DU JOURDIN), Michel ; A Europa e o Mar, Presença, 1995
WALLERSTEIN, Immanuel ; O sistema mundial moderno, vol. I e vol. II, Afrontamento, 1990, 1994
CIPOLLA, Carlo M; História Económica da Europa Pré-Industrial, ed. 70, 1984 [1974]

Observações Bibliográficas

Vide Bibliografia inserida na rubrica programa.

See Bibliography contained in the Programme.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Metodologia: Aulas Teórico-práticas Procura-se que os alunos acolham a apresentação problematizadora das temáticas e procurem as respostas, a partir de elementos didácticos apropriados, tais como: tabelas, gráficos, documentos impressos, que lhes permitam fundamentar as suas hipóteses, e perceber as sínteses historiográficas. Assim, para cada tema, é proposto um conjunto de actividades centradas na análise e interpretação de situações práticas. As aulas de orientação tutorial complementarão esta metodologia

Palavras Chave

Humanidades > História > História económica
Ciências Sociais
Humanidades > História > História social
Humanidades > História > História moderna

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 0,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 94,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de campo 7,00
Trabalho de investigação 0,00
Trabalho laboratorial 7,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não aplicável se o número de alunos inscrito for superior a 30

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída. Os alunos deverão fazer pequenos trabalhos de análise bibliográfica e documental - será indicado na primeira semana. Propor-se-á, ainda, na medida do possível, investigação em documentação manuscrita e/ou impressa, em problemáticas que se articulem com outras disciplinas. O trabalho de investigação visa sempre um processo de construção, baseado numa estrutura, previamente concebida. Este processo de avaliação de conhecimento desenvolve-se ao longo do semestre, tendo, no entanto, momentos de "avaliação de progresso de conhecimentos". Nota do trabalho: 50% da avaliação final. Exame final: 50%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento de avaliação em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor

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