Código: | HISTO043 | Sigla: | HESEMO |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em História |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
GEOGR | 4 | GEOGR - Plano de Estudos | 3 | - | 6 | 52 | 162 |
HISTO | 107 | HISTO - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
LLC | 5 | Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
Objectivos: A História Económica e Social é uma área de ensino/ formação que se afirmou no âmbito da renovação historiográfica do século XX, altura em que o conceito de “história total” e subsequente alargamento do “território do historiador” suscitou a emergência de diversas componentes de compreensão e inteligibilidade da realidade histórica, de articulação variável conforme os tempos e os espaços. Neste contexto geral o objectivo fulcral será o de conduzir o aluno a adquirir conhecimentos alicerçados na compreensão e interpretação dos dados. Quando, onde, porquê e em que circunstâncias, serão questões sempre presentes. Este exercício terá que ser repetido, várias vezes. Uma forma de o fazer “forjar” a investigação, na sala e fora da sala de aula. Assim, existem dois objectivos complementares: a investigação, na aula, e a investigação fora da sala, em biblioteca (e, eventualmente, em arquivo).
Competências gerais: capacidade de pesquisa, selecção e construção de texto (assessoria científica)
Procurar-se-á que o aluno desenvolva as seguintes competências: . adquirir uma linguagem, rigorosamente científica, dominando termos associados às temáticas em estudo; . desenvolver competências na análise crítica da informação que fundamenta o discurso historiográfico; . analisar a história para lá dos marcos cronológicos reduzidos, formulando uma visão geral e problematizada dos múltiplos acontecimentos, descriminando entre o acessório e o essencial; . investigar e conhecer as características principais da sociedade de Antigo Regime, ao ponto de ter a capacidade de interpretar a sua estrutura e dinâmicas internas, avaliando os contextos estruturadores da economia e sociedade da época moderna; . dominar a interpretação de fontes históricas, passíveis de contribuírem para a clarificação (justificando as concepções historiográficas existentes) das temáticas em curso; . aprofundar essas competências em investigação extra-aula, de molde a ganhar destreza que o habilite a executar, cabalmente, uma função em qualquer outra situação de carácter profissional: docência, trabalho em arquivos, bibliotecas ou museus, em projectos individuais ou colectivos
APRESENTAÇÃO E JUSTIFICAÇÃO DO PROGRAMA. NOÇÕES OPERATÓRIAS E CONCEITOS BÁSICOS. I - OS QUADROS ESTRUTURANTES 1. Do "satus animarum " ao "interesse público” - população e urbanização 2. Um mundo rural ou um mundo marítimo: o mar de “alguns” II – COMÉRCIO, METAIS, CRÉDITO E FINANÇA – MODELOS CRUZADOS 1. A fortuna de Espanha: prata, comércio e guerra 2. As Províncias Unidas – a “nação capitalista por excelência” 3. A construção de um mar territorial – a Inglaterra – a vitória do comércio colonial III – SOCIABILIDADE E ESPAÇOS SOCIAIS – PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS 1. Hierarquias e mobilidade – os critérios de classificação social (critérios jurídico-institucionais e critérios sociológicos - a simbologia do "ser" e do "ter") 2. A diversidade dos espaços sociais – modelar a sociedade – educar a sociedade (casa e sistemas relacionais.
Metodologia: Aulas Teórico-práticas Procura-se que os alunos acolham a apresentação problematizadora das temáticas e procurem as respostas, a partir de elementos didácticos apropriados, tais como: tabelas, gráficos, documentos impressos, que lhes permitam fundamentar as suas hipóteses, e perceber as sínteses historiográficas. Assim, para cada tema, é proposto um conjunto de actividades centradas na análise e interpretação de situações práticas. As aulas de orientação tutorial complementarão esta metodologia
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 50,00 |
Participação presencial | 0,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 94,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de campo | 7,00 |
Trabalho de investigação | 0,00 |
Trabalho laboratorial | 7,00 |
Total: | 162,00 |
Não aplicável se o número de alunos inscrito for superior a 30
Avaliação distribuída. Os alunos deverão fazer pequenos trabalhos de análise bibliográfica e documental - será indicado na primeira semana. Propor-se-á, ainda, na medida do possível, investigação em documentação manuscrita e/ou impressa, em problemáticas que se articulem com outras disciplinas. O trabalho de investigação visa sempre um processo de construção, baseado numa estrutura, previamente concebida. Este processo de avaliação de conhecimento desenvolve-se ao longo do semestre, tendo, no entanto, momentos de "avaliação de progresso de conhecimentos". Nota do trabalho: 50% da avaliação final. Exame final: 50%
Não aplicável
De acordo com o Regulamento de avaliação em vigor.
De acordo com as normas em vigor