Sociologia das Classes e da Mobilidade II
Ocorrência: 2015/2016 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
SOCI |
34 |
SOCI - Plano de Estudos |
2 |
- |
6 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Analisar os principais eixos teóricos da unidade curricular.
Promover uma postura auto-reflexiva sobre os processos de «formação» de classes.
Entender os novos contributos teóricos para a objectivação das classes sociais.
Conhece os processos de (re)composição da estrutura de classes na sociedade portuguesa (1960-2010).
Analisar os contributos da sociologia portuguesa para a pesquisa empírica sobre classes sociais.
Explorar os cruzamentos analíticos entre classes sociais, modalidades de estilização da vida e outros princípios de estruturação social (géneros, gerações e etnicidades).
Reflectir criticamente sobre as propostas de «morte» e «renascimento» do conceito de classe social na sociologia contemporânea.
Resultados de aprendizagem e competências
Entendimento das teorias e paradigmas da disciplina e a aplicação dos contributos sobre as classes sociais à análise das sociedades contemporâneas.
Utilização reflexiva das classificações sócio-profissionais, das tipologias de lugares de classe e dos indicadores estatísticos com relevância para o conhecimento da estrutura classista em Portugal.
Apreensão dos processos de construção e das implicações práticas que estão associados com a concepção e aplicação de instrumentos de pesquisa empírica sobre classes sociais.
Em suma, espera-se que o estudante desenvolva competências que lhe permitam articular estes conhecimentos em propostas de pesquisa empírica.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Modos de fazer classes.
1.1 Representações comuns, mobilizações políticas e conceitos sociológicos
1.2 Elementos de auto-reflexividade sociológica.
2. A teoria das classes perante a sociedade contemporânea: pluralismo nas tentativas de interpretação das mudanças históricas (Nicos Poulantzas, Erik Olin Wright, John Goldthorpe, David Grusky, Mike Savage)
3. O nosso caso: universo académico e mudanças sociais nos estudos portugueses sobre classes sociais
3.1 Uma visão estereoscópica sobre a sociologia das classes em Portugal
3.2 Três obras focais: João Ferreira de Almeida & José Madureira Pinto, Elísio Estanque & José Manuel Mendes, António Firmino da Costa
3.3 Dos produtos à produção: instrumentos de pesquisa, categorizações sócio-profissionais, indicadores estatísticos interpretados por um «modo de pensamento sociológico em acto»
4.Uma sociedade em mudança: Portugal, 1960-2010
4.1 Os grandes processos de transformação da sociedade portuguesa nos últimos 50 anos
4.2 A estrutura de classes ao longo do tempo: o vector temporal de transformação da estrutura de classes portuguesa
4.3 As classes sociais sobre o terreno: incrustação espacial, ordens locais e práticas situadas
5. Modalidades de estilização da vida, «efeitos de prisma» e processos de incorporação de classe
5.1 Os estilos de vida e os consumos vistos a partir das classes sociais
5.2 Os géneros, as etnicidades e as gerações: coordenadas para pensar as múltiplas intersecções entre princípios de estruturação do mundo social
5.3 As classes sob a pele: trajectories, somatização e senso prático
6. «Morte» e «ressurreição» de um conceito. Do «fim das classes» a uma nova agenda de pesquisa sobre as classes sociais para o século XXI
Bibliografia Obrigatória
Barreto, António 340;
A^situação social em Portugal. ISBN: 972-671-043-X vol. 1
COSTA, A. F. da; “Classes sociais na Europa”, Sociologia – Problemas e Práticas, nº 34, 2000
Estanque, E.; A Classe Média: ascensão e declínio, FFMS, 2012
Estanque, Elísio Guerreiro do;
Classes e desigualdades sociais em Portugal. ISBN: 972-36-0440-X
Magalhães, Dulce Maria;
Vinhos. ISBN: 987-972-36-1097-0
Poulantzas, Nicos;
Les classes sociales dans le capitalisme aujourd.hui. ISBN: 2-02-004441-2
Rose, David 340;
Social class in Europe. ISBN: 978-0-415-45801-6
Wright, Erik Olin;
Classe crise e o Estado
Viegas, José Manuel Leite 340;
Portugal, que modernidade?. ISBN: 972-8027-90-7
VV; Classificação nacional das Profissões/94, INE, 1994
VV; Classificação Portuguesa das Profissões/10, INE, 2011
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Métodos pedagógicos diversos. Aulas TP: o docente desenvolve teoricamente o programa com ilustração empírica e participação dos estudantes na sua discussão. Aulas OT: são dinamizadas actividades de orientação tutorial que compreendem: classificação classista consoante propostas teóricas estudadas; análise dos instrumentos de pesquisa empírica utilizados nos programas de investigação estudados; aplicação pelos alunos dos instrumentos de classificação sócio-profissional; realização de classificação classista; discussão reflexiva sobre as vicissitudes da pesquisa de terreno em classes sociais. O docente apoia os estudantes na compreensão dos instrumentos de recolha de informação, na sua aplicação prática e na sua interpretação analítica. O docente introduz, explana e acompanha o estudo dos indicadores de informação estatística sobre as classificações sócio-profissionais em Portugal. O docente disponibiliza no Sigarra informações sobre bibliografia, sumários desenvolvidos e materiais pedagógicos, e horário de atendimento.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Sociologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
70,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
78,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho de investigação |
30,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Avaliação distribuída com exame final: exame final e relatório final.
É condição para a aprovação na disciplina: i) a presença a 75% das aulas teórico-práticas e sessões de orientação tutorial (cf. Artº 9º do Regulamento de avaliação aplicável aos cursos de 1º Ciclo – “Assiduidade e obtenção de frequência”), ii) apresentação da totalidade dos elementos de avaliação (ver em componentes de avaliação) e iii) obtenção de 8 valores, no mínimo, em cada uma das componentes que integram a avaliação – exame escrito e trabalho e relatório apresentado no âmbito das sessões tutoriais.
Fórmula de cálculo da classificação final
Cálculo da classificação final:
Exame escrito - 70%
Relatório final - 30%
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos que, nos termos da lei, estejam dispensados da assiduidade às aulas ficam obrigados a contactar com o docente, no início do período de funcionamento da disciplina, para efeitos do estabelecimento dos respectivos procedimentos de avaliação de conhecimentos.
Melhoria de classificação
O estudante poderá requerer melhoria da classificação. É possível realizar Melhoria da Classificação Final apenas na componente Exame. A classificação final traduz a média ponderada das classificações mais elevadas obtidas em todas as componentes de avaliação.
Os estudantes podem efetuar melhoria de classificação de exame numa das duas épocas de exame final imediatamente subsequentes àquela em que obtiveram aprovação. Os alunos que desejem realizar a melhoria da classificação no ano seguinte àquele em que obtiveram aprovação na unidade curricular terão de se cingir aos programas e métodos de avaliação vigentes no ano letivo em que se submetem a melhoria de classificação.
Observações
A época de recurso inclui a realização de um novo exame final escrito e/ou trabalhos de orientação tutorial, em data a entregar estipulada pelo docente. Para o cálculo da nota final serão mantidas, rigorosamente, as mesmas condições para aprovação na unidade curricular e as ponderações de todas as componentes indicadas no cálculo da classificação final.
Ao longo do semestre o docente disponibilizará sumários desenvolvidos, acompanhados pela bibliografia específica essencial sobre os diferentes ponto do programa.
Para efeitos de atendimento, os estudantes deverão proceder a marcação prévia por e-mail ou pessoalmente.
Contactos: bmonteiro@letras.up.pt