Sociologia da Cultura
Ocorrência: 2015/2016 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Compreender e analisar os principais eixos teóricos estruturadores do campo da sociologia da cultura.
Analisar sociologicamente os processos sociais de produção, difusão e receção da cultura.
Relacionar a complexidade dos mundos da cultura com as principais tendências da modernidade tardia e do capitalismo «avançado» e/ou «flexível».
Aplicar os conceitos adquiridos/apreendidos à análise da sociedade portuguesa contemporânea.
Perceber o impacto da globalização cultural, bem como os processos «glocais» de negociação e interação de significados.
Resultados de aprendizagem e competências
Consolidação das competências curriculares, através de uma apropriação e aprofundamento críticos dos conteúdos lecionados no campo da sociologia da cultura.
Desenvolvimento do trabalho autónomo de pesquisa.
Desenvolvimento do trabalho de leitura e escrita científica.
Desenvolvimento da comunicação oral e interpessoal.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável.
Programa
1. Cultura: definição «restrita», perspetiva antropológica e conceção sociológica de cultura
1.1. A cultura como objeto de estudo: diversidade/conflitualidade de perspetivas teóricas
1.2. Diferentes formas de abordagem
1.3. O campo cultural
2. De um modelo hierarquizado dos níveis de cultura a uma abordagem de cruzamentos e fluidez de fronteiras
2.1. Um novo modelo de cultura: sincretismos, cruzamentos e mestiçagens
2.2. A receção cultural e “os cultural studies”
3. Públicos e práticas culturais
3.1. Configurações das práticas culturais dos portugueses e comparações internacionais
3.2. Alargamento de públicos
3.3. Ilustração empírica com base em estudos sociológicos na realidade portuguesa
4. Cultura e políticas culturais
4.1. Três gerações de políticas culturais e o “caso português”
4.2. Da democratização à democracia cultural
4.3. A intervenção profissional dos sociólogos no âmbito cultural
Bibliografia Obrigatória
AZEVEDO, Natália (2014);
Políticas culturais, turismo e desenvolvimento local na Área Metropolitana do Porto. Fragmentos de um estudo de caso (1980-2001). Porto: Afrontamento. ISBN 978-972-36-1356-8.
BOURDIEU, Pierre (1979);
La distinction. Critique sociale du jugement. Paris: Éditions de Minuit. ISBN 2-7073-0275-9.
CRANE, Diana (1994);
The sociology of culture: emerging theoretical perspectives. Basil Blackwell, 1994. ISBN 1-55786-463-2.
GARCIA, José Luís, coord. (2014);
Mapear os recursos, levantamento da legislação, caracterização dos atores, comparação internacional. Relatório final [Em linha]. Lisboa: SEC/GEPAC; ICS-UL. Disponível em http://www.gepac.gov.pt/cultura-2020.aspx.
HALL, John R.; GRINDSTAFF, Laura; LO, Ming-Cheng, eds. (2012);
Handbook of cultural sociology. London: Routledge. ISBN 978-0-415-54012-4.
LAHIRE, Bernard (2006);
A cultura dos indivíduos. Porto Alegre: Artmed. ISBN 85-363-0593-2.
LOPES, João Teixeira (2000);
A cidade e a cultura: um estudo sobre práticas culturais urbanas. Porto: Afrontamento. ISBN 972-36-0529-5.
SANTOS, Maria de Lourdes Lima dos, coord. (1998);
As políticas culturais em Portugal. Relatório nacional: programa europeu de avaliação das políticas culturais nacionais. Lisboa: Observatório das Atividades Culturais. ISBN 972-8488-02-5.
SILVA, Augusto Santos; Fortuna, Carlos, orgs. (2002);
Projeto e circunstância: culturas urbanas em Portugal. Porto: Afrontamento. ISBN 972-36-0575-9.
Observações Bibliográficas
O estudante deverá ter em atenção outras referências bibliográficas complementares, a serem disponibilizadas pelo docente na ficha da unidade curricular ao longo do semestre e para cada ponto do programa.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teórico-práticas, o docente analisa o programa com exposição teórica dos temas, ilustrações empíricas e participação dos estudantes na sua discussão. Nas aulas de orientação tutorial, dinamizam-se atividades como apresentação oral e escrita de documentos pelos estudantes (materiais “culturais” diversos, como obras plásticas, música e artes performativas, utilizando-se igualmente bases de dados quantitativas sobre práticas culturais e indicadores de política cultural); resolução de exercícios propostos pelo docente sobre matérias teóricas e casos empíricos; aprofundamento dos temas com debates, conferências e visita de estudo; apoio dos estudantes na recolha e tratamento da informação, na pesquisa de fontes bibliográficas e na elaboração das componentes de avaliação. O docente disponibiliza no Sigarra/FLUP informações sobre bibliografia, sumários desenvolvidos, materiais pedagógicos e horário de atendimento.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Sociologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
30,00 |
Teste |
30,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
76,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho de investigação |
32,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A assiduidade não é considerada para efeitos de obtenção de frequência (Artigo. 9.º das Normas de Avaliação da FLUP), mas é considerada para efeitos de avaliação nas aulas de orientação tutorial sempre que estas implicarem a realização das atividades relacionadas com o trabalho em grupo.
As componentes de avaliação previstas são:
- 1 ensaio individual sobre um tema do programa;
- 1 teste individual presencial sobre os pontos 1 e 2 do programa;
- 1 trabalho em grupo desenvolvido nas aulas de orientação tutorial (a partir de um conjunto de corpus documentais escolhidos pelos estudantes e relacionados com o campo da cultura).
Todas as componentes de avaliação serão realizadas ao longo do 2.º semestre e entregues em datas a indicar pelo docente no início das aulas. Todas as provas são de realização obrigatória.
A não aprovação à unidade curricular (com a reprovação por falta de componente de avaliação) implica que o estudante realize em época de recurso, em datas a indicar pelo docente, novas componentes de avaliação. O docente disponibiliza os respetivos enunciados na página da unidade curricular no primeiro dia da avaliação da época de recurso.
No âmbito deste campo, é obrigatória a leitura do Caderno de Apoio 1, a ser disponibilizado no início das aulas e que contém todas as informações sobre o funcionamento da unidade curricular e os procedimentos e componentes de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final na unidade curricular é calculada a partir da média ponderada das classificações obtidas em cada uma das componentes de avaliação:
- 1 ensaio individual – 40%
- 1 teste individual presencial - 30%
- 1 trabalho em grupo desenvolvido nas aulas de orientação tutorial – 30%
Para que o estudante se considere aprovado na unidade curricular, deve obter uma classificação final igual ou superior a 10 valores, com uma classificação em cada componente de avaliação igual ou superior a 9,5 valores. No caso de a classificação ser igual ou inferior a 9 valores numa das componentes de avaliação, a classificação positiva da outra componente é considerada até à época de recurso do mesmo ano letivo.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que, nos termos da lei, e segundo as Normas de Avaliação da FLUP, estão dispensados da assiduidade às aulas, ficam obrigados a contactar o docente no início do período de funcionamento da unidade curricular, para efeitos de esclarecimento dos respetivos procedimentos de avaliação de conhecimentos.
O mesmo se aplica aos estudantes que reúnam condições para se apresentarem a avaliação em época especial de conclusão de curso.
Para o efeito, é obrigatória a leitura do Caderno de Apoio 1, a ser disponibilizado no início das aulas e que contém todas as informações sobre o funcionamento da unidade curricular e os procedimentos e componentes de avaliação.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação final é realizada de acordo com o estipulado nas Normas de Avaliação de conhecimentos da FLUP. É possível fazer melhoria da classificação final com a realização das 2 componentes individuais de avaliação previstas: realização de um novo teste e de um novo ensaio. Dada a especificidade das atividades de orientação tutorial (trabalho em grupo desenvolvido nas aulas de orientação tutorial), não é possível fazer melhoria de classificação a esta componente. A classificação final é o resultado da média ponderada, e segundo as ponderações atribuídas, das classificações mais elevadas obtidas pelo estudante nas componentes de avaliação previstas na unidade curricular.
Observações
1. A unidade curricular é lecionada em português. É editado na página da unidade curricular do Sigarra o Caderno de Apoio 1 que reúne um conjunto de informações detalhadas sobre os procedimentos e componentes de avaliação e o funcionamento da unidade curricular. É obrigatória a leitura atenta deste documento.
2. Horário de atendimento aos estudantes (dia e hora): a definir pelo docente no início das aulas. Pressupõe marcação prévia, por email e/ou presencial, por parte do estudante.
3. A bibliografia sugerida é alvo de consulta/leitura ora obrigatória ora seletiva, segundo as indicações do docente. Outras referências bibliográficas, alternativas e/ou complementares, são disponibilizadas pelo docente nos materiais de apoio à unidade curricular.
4. Contactos do docente:
Natália Azevedo
Gabinete 248, Torre B; Cacifo 228, Torre B
Email: nazevedo@letras.up.pt; nataliazevedo@netcabo.pt
Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Via Panorâmica, s/n
4150-564 Porto
Tel.: 351 226077100, extensão 4248
URL: www.letras.up.pt; www.isociologia.pt