Alemão C1.1
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Línguas Estrangeiras |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Alemão
Objetivos
Os estudantes deverão atingir o nível C1.1 do Quadro Europeu Comum de Referência (CECR), em todas as competências. Deverão alargar a sua competência cultural e adquirir as competências de texto necessárias para a sua formação académica e a sua futura actividade profissional. No fim do semestre serão capazes de:
. comunicar em língua alemã, de forma adequada e escolhendo o registo apropriado, em diversas situações profissionais e académicas, oralmente e por escrito
. distinguir diferentes tipos de texto e reproduzi-los ativamente
. expressar-se com maior correção gramatical
. usar um léxico diferenciado consoante a situação comunicativa
. compreender textos autênticos e redigir sumários dos mesmos
. expressar-se com maior fluência oralmente;
. consultar fontes em alemão e processar as informações
. redigir e apresentar trabalhos académicos
. utilizar eficazmente dicionários, gramáticas, córpora e programas de correção
. aplicar estratégias para superar dificuldades de forma autónoma
In diesem Fach sollen die Seminarteilnehmer die im Gemeinsamen Europäischen Referenzrahmen für C1.1 festgelegten Fertigkeiten erwerben (Hörverstehen, Leseverstehen, freies und interaktives Sprechen, Schreiben). Desweiteren sollen sie ihre kulturelle Kompetenz erweitern und die für ihre akademische Ausbildung sowie die anschlieβende Berufstätigkeit erforderliche Textkompetenz erwerben. Die Seminarteilnehmer werden am Ende des 1. Semesters die Kompetenzen erlangt bzw. erweitert haben,
. sich in verschiedenen (beruflichen oder universitären) Situationen auf Deutsch sowohl mündlich als auch schriftlich adäquat auszudrücken und je nach Bedarf das passende Register zu wählen;
verschiedene Textsorten zu unterscheiden und diese aktiv zu reproduzieren;
. sich mit gröβerer grammatischer Korrektheit und höherer lexikalischer Differenziertheit in spezifischen Situationen auszudrücken;
Auszüge aus deutschsprachigen Fachtexten zu verstehen und den Inhalt wiederzugeben;
sich in diversen kommunikativen Situationen mündlich mit gröβerer Sicherheit und flüssiger auszudrücken;
. deutschsprachige Quellen zu konsultieren und auszuwerten, um Seminararbeiten anzufertigen und vorzustellen;
. die ihnen zur Verfügung stehenden Medien (Wörterbücher, Grammatiken, Korpora, Korrekturprogramme etc.) gezielt einzusetzen;
. durch den Erwerb ausgewählter Lernstrategien Schwierigkeiten im Selbsstudium gezielt zu überwinden und Wissenslücken zu schlieβen.
Resultados de aprendizagem e competências
Die Studenten werden am Ende des Semesters einen Teil der unter C1 im Europäischen Referenzrahmen vorgesehenen Fertigkeiten erworben haben.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
O programa integra:
. leitura e análise de textos científicos (excertos), jornalísticos e dos manuais;
. sensibilização pelas características distintivas dos tipos de texto em estrutura, estilo, registo, fraseologia e utilização de tempos e modos verbais.
. comunicação livre e interativa (apresentação de trabalhos, discussões, roll plays)
. coerência e coesão textuais (especial foco nos conetores)
. produção escrita: especificidades dos tipos de texto (sumário, carta comercial, textos argumentativos, abstract, trabalho académico)
. temas: atualidade da cultura dos países de expressão alemã, comunicação intercultural, formação profissional e superior, tradução
. revisão e aprofundamento de conteúdos gramaticais e idiomáticos; colocação (córpora), glossários
. estudos contrastivos (interferências com a língua materna ou outras línguas);
. estratégias para o estudo autónomo;
. trabalho em projetos, pesquisa e elaboração de trabalhos.
Bibliografia Obrigatória
Günther Drodowski und Dudenredaktion; DUDEN Deutsches Universalwörterbuch, Duden-Verlag, 1996. ISBN: 3-411-05503-0
Bibliografia Complementar
Ulrich Engel; Deutsche Grammatik - Neubearbeitung, Iudicium, 2004. ISBN: 3-89129-919-2 (deskriptive Grammatik zum Nachschlagen)
Kars, Jürgen/Häussermann, Ulrich; Grundgrammatik Deutsch, Diesterweg, 1997. ISBN: 3-425-26100-2 (übersichtliche deskriptive und normative Grammatik zur Klärung von Zweifeln auf Mittelstufenniveau)
Hering, Axel; Matussek, Magdalena; Perlmann-Balme, Michaela; em-Übungsgrammatik - Deutsch als Fremdsprache, Max Hueber Verlag, 2002 (für Wiederholungen geeignet)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas práticas; estratégias didáticas várias: participação em projetos, trabalho em grupo ou individual, trabalho autónomo do estudante, recorrendo a materiais indicados pela docente, pesquisa na biblioteca e na internet. Dá-se grande importância à participação ativa por parte dos estudantes.
O modo de avaliação é a avaliação distribuída sem exame final, o que implica uma participação ativa e contínua por parte do estudante: apresenta trabalhos orais e escritos, faz testes e entrega trabalhos de projeto e de investigação.
Software
Microsoft Office:Word, Power-Point
Palavras Chave
Humanidades > Ciências da linguagem > Línguas > Línguas modernas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
15,00 |
Prova oral |
20,00 |
Teste |
40,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
56,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho de investigação |
52,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Frequência de 75 % das aulas, exceto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final é calculada com base na média dos componentes de avaliação.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o regulamento de Avaliação em vigor.
Melhoria de classificação
De acordo com o regulamento de Avaliação em vigor.
Observações
Língua de Ensino: Alemão.