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Memória e Identidade

Código: MHP013     Sigla: MIDENT

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Mestrado em História e Património

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EHP 0 Plano de Estudos 1 - 6 60 162
MHP 3 MHP - Plano de Estudos 1 - 6 60 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular visa contribuir, no âmbito do plano de estudos do mestrado em H&P, para 1.a aquisição de competências teóricas e apetrechamento metodológico na área da teoria da história; 2. a reflexão e compreensão de conceitos antropológicos e sociológicos ligados à área de definição da identidade e da memória.3. a promoção da reflexão sobre os conceitos (história, memória e identidade) usados nas discussões sobre a noção de património.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes deverão ser capazes de reflectir nos seus trabalhos de investigação o contacto com os conceitos apreendidos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

0. Introdução: porquê questionar a História, Memória e Identidade?  1. História 1.1. O vivido sincrético é fixação do ocorrido 1.2. O historiável e o historiográfico: conceitos operativos 1.3. O objecto em construção 1.4. Coordenadas do acontecido: o tempo e o espaço 1.5. Devir histórico: as filosofias da história 2. Memória e Passado 2.1 Pressupostos - Sem passado a história não existe - Sem memória o passado não existe, nem cultura, nem civilização 2.2 Funções da memória 2.3. Suporte e contextos 2.4. Espécies e limites 2.5. Debate sobre a memória colectiva 3. Identidade 3.1.Vida social, condição humana, cultura 3.2.Dimensões da identidade - comunitária; - ética; - cultural; - afectiva. 3.3.A panóplia das identidades 3.4.Afirmação e resistência da identidade frente às maiorias 3.5.Problemas em debate

Bibliografia Obrigatória

BLOCH, Marc; Introdução à História, Lisboa, Publicações Europa-América , 1976
MARROU, H-I., ; Do Conhecimento Histórico, Lisboa, Editorial Aster , 1976
RICOEUR, Paul; La Mémoire, l’Histoire, l ‘Oubli, Paris, Editions du Seuil , 2000
FENTRESS, James ; WICKHAM, Chris; Memória Social. Novas Perspectivas sobre o Passado, Lisboa, Editorial Teorema , 1994
JOUTARD, Phillippe; Esas Voces que nos llegan del Passado, Mexico, Fonde de Cultura Económica, 1986

Observações Bibliográficas

Bibliografia específica será indicada ao longo das aulas.

Specific bibliography will be indicated throughout the course.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Expositivo e interactivo

Palavras Chave

Humanidades > História > História das ciências sociais
Humanidades > Filosofia > Antropologia filosófica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 96,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de investigação 20,00
Trabalho laboratorial 16,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

75% de presenças

Fórmula de cálculo da classificação final

O trabalho proposto ao estudante como forma de avaliação nesta u.c. é um trabalho de reflexão a partir de fontes bibliográficas, em torno de um dos conceitos apresentados, com aplicação ao projeto de tese. O trabalho de análise de textos ao longo das aulas é a outra componente da avaliação.

 

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor

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