Código: | HISTO024 | Sigla: | HHIST |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em História |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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GEOGR | 3 | GEOGR - Plano de Estudos | 3 | - | 6 | 52 | 162 |
HISTO | 21 | HISTO - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
LLC | 2 | Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 | 3 | - | 6 | 52 | 162 |
0. Nota prévia: Esta unidade curricular visa abordar e problematizar o passado do Ramo de Saber que é o nosso, com especial incidência sobre figuras e correntes que, cronologicamente, se situam entre o século XVII e a actualidade. 1. Objectivos: 1) Patentear aos estudantes a actual fisionomia disciplinar da HH. 2) Propor uma dada cronologia (sécs. XVII-XX) e justificá-la devidamente. 3) Dotar os estudantes com os conhecimentos essenciais sobre um determinado elenco de “Escolas históricas” (Iluminismo, Romantismo, “Escola Metódica”, Marxismo, Annales / Nova[s] História[s], “Nova[s]” História[s] Política[s], Post-Modernidade… 4) Em complemento a 3), precaver os escolares quanto ao uso vulgar e acrítico de determinados outros conceitos em HH, v.g. Historicismo, Positivismo, Nova História… 5) Familiarizar os discentes de HH com textos – historiográficos – de autores marcantes no quadro do programa proposto. 6) Se há um lugar para os historiadores nas sociedades contemporâneas, que aos escolares de HH seja dado compreender porquê: tal o derradeiro objectivo.
1. Conhecer as principais escolas históricas (séc. XVII - XX).
2. Utilizar com rigor conceitos identificativos das mesmas.
3. Identificar e interpretar textos historiográficos (séc. XIX - XX).
1. A História da Historiografia: um estatuto novo para uma velha disciplina ? 2. Os alvores da «crítica histórica» e da moderna erudição – breve percurso: de Jean Mabillon à Revolução Francesa. 3. A Historiografia das Luzes: propostas e impasses. 4. Caminhos de Oitocentos. 4.1. Revolução Francesa, Liberalismo(s) e Historiografia. 4.2. Historiografia e movimentos culturais: Romantismo, Positivismo et alia. 4.3. Historiografia e Nacionalidades: Estado-Nação e Estado/Patrão. 4.4. O «método» e a(s) «escola(s) metódica(s)». 5. As revoluções historiográficas do século XX. 5.1. Marxismo e Historiografia. 5.2. Os Annales: nascimento e evolução de um movimento historiográfico. 5.3. Dos Annales à(s) «Nouvelle(s) Histoire(s)»... 6. Relance pelas Historiografias da segunda metade de Novecentos: modernidades e arcaísmos (ou talvez não...). 7. Post-modernidade e Historiografia. 9. Que Historiografia para o século XXI ? 9.1. A contextualização em Ciências Humanas nas últimas décadas: do questionamento ao ressurgimento ? 9.2. Tempos singulares: o regresso do acontecimento num Mundo a acontecer. 9.3. Nos alvores de um novo século: que hora para os historiadores ?
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Exposição teórica dos (e diálogo sobre os) temas do programa; leitura e comentário crítico de textos historiográficos.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 78,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de investigação | 30,00 |
Total: | 162,00 |
Presença dos alunos em 75% das aulas, excepto nos casos previstos por Lei.
Exame final: 50%; Relatório: 50%
De acordo com o Regulamento de Avaliação da FLUP em vigor.
De acordo com o Regulamento de Avaliação da FLUP em vigor. O exame poderá ser alvo de melhoria, nas duas época imediatamente seguintes à sua realização. O relatório de leitura não é passível de melhoria.