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História Moderna de Portugal I

Código: HISTO073     Sigla: HMODP1

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em História

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
HISTO 69 HISTO - Plano de Estudos 2 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Dotar os alunos de competências para: 1.Compreenderem o ambiente político que marcou a História de Portugal entre os finais da Idade Média e os inícios da Época Contemporânea; 2.Analisar materiais bibliográfico-documentais que os familiarizem com a pesquisa científica na História Política de Portugal; 3. Transmitirem os conhecimentos adquiridos recorrendo às novas tecnologias, relatórios de leitura e outros mecanismos a definir pelo docente.

Resultados de aprendizagem e competências

Dotar os alunos de competências para:
1.Compreenderem o ambiente político que marcou a História de Portugal entre os finais da Idade Média e os inícios da Época Contemporânea;
2.Analisar materiais bibliográfico-documentais que os familiarizem com a pesquisa científica na História Política de Portugal;
3.Transmitirem os conhecimentos adquiridos recorrendo às novas tecnologias, relatórios de leitura e outros mecanismos a definir pelo docente.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Os limites e a percepção do espaço nacional 2. O domínio político do território 3. Das descrições locais e regionais à descrição geral do reino (1597) 4. As fronteiras e a política 5. A organização administrativa do espaço metropolitano e ultramarino 6. O centralismo régio e as estruturas políticas unificadoras 7. Linhas de força da política portuguesa de D. João II a D. Sebastião 8. A questão jurídica na crise dinástica 9. Portugal sob o domínio Filipino 10. Filipe II de Espanha, Rei de Portugal 11. 1640 - A política restauracionista 12. O poder absoluto e os poderes do centro – Governo e administração pública 13. A política pombalina 14. O reinado de D.ª Maria I

Bibliografia Obrigatória

BAÑOS-GARCIA, António Villacorta, rev. cient. e pref. Vitor Amaral de Oliveira; D. Sebastião Rei de Portugal , Esfera dos Livros, 2006. ISBN: ISBN: 989-626-016-8
HESPANHA, A. M. ; As vésperas do Leviathan. Instituições e poder político. Portugal séc. XVII, ed. Autor, 1986
MARQUES, A.H. Oliveira,; História de Portugal, , Lisboa, Pallas, , 1982
MARQUES, A.H. Oliveira (dir.) - (vol. V direcção de João Alves Dias); Nova História de Portugal , Lisboa, Ed. Presença, 1998
MATTOSO, José (dir), 1994 (vol. III direcção de Romero Magalhães; História de Portugal, Lisboa, Círculo de Leitores/Estampa, 1994
OLIVEIRA, António de; Movimentos Sociais e Poder em Portugal no Século XVII, Coimbra, Instituto de História Económica e Social, 2002

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas. Nas OT aulas de pendor mais prático os alunos serão acompanhados na elaboração dos trabalhos que lhes forem distribuídos no âmbito da cadeira. Será esse o espaço de apreciação e discussão dos mesmos.

Palavras Chave

Humanidades > História > História política
Humanidades > História

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 106,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A avaliação é obtida através da média entre a classificação obtida no exame final e no trabalho de investigação, tal como definido no campo seguinte.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média entre a nota do exame final e a nota de uma segunda componente da avaliação a desenvolver nas aulas OT: Exame final - a nota corresponde à média entre um primeiro grupo (pergunta obrigatória) e um segundo grupo que integra duas questões para responder apenas a uma (10 valores cada grupo). Segunda componente de avaliação a desenvolver nas aulas de OT: Trabalho de investigação: Elaboração/Apresentação (15 valores elaboração - 5 valores apresentação).

Provas e trabalhos especiais

Segunda componente de avaliação a desenvolver nas aulas de OT: Trabalho de investigação: Elaboração/Apresentação

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Segundo as determinações do Conselho Pedagógico

Melhoria de classificação

Através do recurso a qualquer uma das componentes da avaliação (exame final ou trabalho de investigação)

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