Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MMUS015

Museus e Centros de Arte Contemporânea

Código: MMUS015     Sigla: MCAC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Museologia

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Curso/CE Responsável: Mestrado em Museologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MMUS 19 MMUS - Plano de Estudos 1 - 3 26 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Promover a construção de um pensamento crítico e reflexivo sobre os museus e centros de arte contemporânea através da discussão de conceitos e questões que fundamentam a consolidação dessas instituições e a atualização dos processos de colecionar, de expor, de conservar e de mediação da arte contemporânea.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular, espera-se que os alunos adquiram conhecimentos e competências que lhes permitam desenvolver um pensamento crítico e reflexivo sobre:

- O processo de institucionalização do Museu de Arte Contemporânea, i.e, os contextos subjacentes à sua consolidação ao longo dos seus quase duzentos anos de existência, principalmente, sobre as perspetivas, funções, agentes e desafios que surgem a partir das últimas décadas;

- As poéticas e políticas dos museus e centros de arte contemporânea na atualidade, ou seja, sobre a filosofia das coleções, as narrativas e os discursos curatoriais e/ou expositivos, as políticas de diálogo/comunicação com os públicos e outros agentes.

Pretende-se ainda que os alunos adquiram conhecimentos e desenvolvam competências que lhes permitam desenvolver e concretizar:

- Projetos museológicos no campo das práticas artísticas contemporâneas (expositivos, de mediação, de estudo e documentação de coleções);

- Investigações sobre a musealização da arte contemporânea.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Museus e Centros de Arte Contemporânea: Conceitos e questões

2. Museus e Centros de Arte Contemporânea: Modelos paradigmáticos ou casos inspiradores

3. Museus e Centros de Arte Contemporânea em suspensão: A musealização da arte contemporânea

4. Museus e Centros de Arte Contemporânea e o artista

5. Museus e Centros de Arte Contemporânea e os seus públicos

Bibliografia Obrigatória

Altshuler, Bruce 340; Collecting the new. ISBN: 0-691-11940-6
Barker, Emma 340; Contemporary cultures of display. ISBN: 0-300-07783-1
Buskirk, M.; The contingent object of contemporary art, MitPress, 2003
Gómez, D. L. A.; Hernández, J. D.; Uribe, C. A. F. ; El museo y la validación del arte, La Carreta Editores, Universidad de Antioquia, 2008
Hummelen, I.; Sillé, D.; Modern Art: Who Cares?: An interdisciplinary research project and an international symposium on the conservation of contemporary art, Foundation for the Conservation of Modern Art and Netherlands Institute for Cultural Heritage, 1999
Lorente, J. et al.; Museologia Crítica y Arte Contemporaneo, Prensas Universitárias de Zaragoza, 2003
Lorente, J.; Los museos de arte contemporâneo. Noción y desarrollo histórico, Trea, 2008
McClellan, A.; Art and its publics: Museum studies at the millennium, Blackwell Publishers, 2003
Preziosi, Donald; Brain of the earth.s body. ISBN: 0816633584
Putnam, J.; Art and artifact : The museum as medium, Thames and Hudson, 2001
Serota, N.; Experience or interpretation: The dilemma of museums of modern art, Thames and Hudson, 2000
Smith, T.; What is Contemporary Art?, University of Chicago Press, 2009
Weibel, P.; Buddensieg, A.; Contemporary Art and the Museum. A global perspective, Hantje Cantz Verlag, 2007

Observações Bibliográficas

Ao longo do semestre será fornecida bibliografia específica sobre os diferentes temas do programa.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas e orientações tutoriais; exposição e discussão de questões e conceitos com recurso a textos e material audiovisual; exposição e discussão de casos-práticos com palestrantes convidados, sempre que possível; realização de visitas de estudo e apresentação e discussão das análises efetuadas; desenvolvimento de trabalhos de caráter individual e de grupo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

De acordo com o sistema de normas vigente na FLUP, nomeadamente: 75% de presenças (a assiduidade será verificada pela docente através de assinatura de folhas de presença).

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação nas aulas - 30%
Trabalho Final - 70%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o sistema de normas vigente na FLUP.

Melhoria de classificação

De acordo com o sistema de normas vigente na FLUP.

Recomendar Página Voltar ao Topo