Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LA016

Linguística Alemã I

Código: LA016     Sigla: LINGA1

Ocorrência: 2013/2014 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas Aplicadas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LA 10 LA - Plano de Estudos 2 - 6 52 162
LLC 5 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 2 - 6 52 162
3

Língua de trabalho

Alemão

Objetivos

Com esta Unidade Curricular pretende-se que os estudantes adquiram não só a sensibilidade necessária para reconhecer os fonemas do alemão, mas também que aperfeiçoem a sua pronúncia.  A colocação do acento na palavra e na frase, assim como a entoação e a colocação das pausas na leitura de frases mais longas e complexas são outros aspectos abordados nas aulas, tanto sob o ponto de vista teórico, como prático. O conhecimento das propriedades dos diferentes fonemas do alemão e das características prosódicas das frases alemãs não só é importante para a descodificação de frases em alemão, mas também representa um instrumental indispensável para o ensino de línguas.

Serão ainda exploradas as estruturas frásicas do alemão com base na DVG (Dependenz-Verb-Grammatik). Pretende-se que os estudantes sejam capazes de identificar os actantes e os circunstantes das frases, e que partindo dos planos de construção frásica, construam frases gramaticalmente correctas, respeitanto as valencias dos verbos.

 

Resultados de aprendizagem e competências

- aquisição de uma maior sensibilidade para a perceção dos fonemas da língua alemã;

- aquisição da capacidade de pronunciar os fonemas da língua alemã.

- capacidade de ler um texto salientando as caraterísticas sintáticas das frases, isto é, fazendo as pausas nos momentos corretos;

- capacidade de identificar os actantes e circunstantes das frases alemãs;

- capacidade de construir frases gramaticalmente corretas, respeitando a valência dos verbos alemães.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Grundlagen der Phonetik

1.1 Aufgaben der Phonetik

1.2 Lautproduktion

2 Deskriptive Phonetik

2.1 Klassifikation der Konsonanten

2.2 Klassifikation der Vokale

2.3 Das Internationale Phonetische Alphabet – IPA

3. Phonologie

3.1 Das Phonem und das Allophon

3.2 Laute der deutschen Sprache

3.2.1 Konsonanten

3.2.2 Vokale

3.2.3 Vergleich der phonetischen Systeme des Deutschen und des Portugiesischen

3.3 Aussprache und Transkriptionsübungen

4. Prosodie

4.1 Intonation verschiedener Satzarten

4.2 Wort- und Satzakzent

4.3 Rhythmus

4.4 Pausensetzung beim (Vor)lesen

4.5 Prosodie und Emotionalität in der Interaktion

5. Dependenz-Verb-Grammatik

5.1 Valenz, Ergänzungen und Angaben

5.2 Ergänzungsklassen

5.3 Satzbaupläne

5.4 Übungen zur Satzanalyse

Bibliografia: a fornecer pelo docente

Bibliografia Obrigatória

Helga Dieling / Ursula Hirschfeld; Phonetik lehren und lernen, Langenscheidt, 2000. ISBN: 3-468-49653 (Cassestes áudio usadas na aula)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas

treino através de exercicios de audição e de produção oral.

treino de estruturas frásicas através da análise de textos escritos.

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Fonética
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Fonologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Teste 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

nota positiva nos componentes de avaliação

Fórmula de cálculo da classificação final

testes escritos = 80%

trabalhos e exercícios nas aulas = 20%

Provas e trabalhos especiais

n.a.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

de acordo com as normas de avaliação da FLUP

Melhoria de classificação

nota positiva em todos os componentes de avaliação

Recomendar Página Voltar ao Topo