Código: | LA016 | Sigla: | LINGA1 |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Germanísticos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas Aplicadas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
LA | 10 | LA - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
LLC | 5 | Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
3 |
Com esta Unidade Curricular pretende-se que os estudantes adquiram não só a sensibilidade necessária para reconhecer os fonemas do alemão, mas também que aperfeiçoem a sua pronúncia. A colocação do acento na palavra e na frase, assim como a entoação e a colocação das pausas na leitura de frases mais longas e complexas são outros aspectos abordados nas aulas, tanto sob o ponto de vista teórico, como prático. O conhecimento das propriedades dos diferentes fonemas do alemão e das características prosódicas das frases alemãs não só é importante para a descodificação de frases em alemão, mas também representa um instrumental indispensável para o ensino de línguas.
Serão ainda exploradas as estruturas frásicas do alemão com base na DVG (Dependenz-Verb-Grammatik). Pretende-se que os estudantes sejam capazes de identificar os actantes e os circunstantes das frases, e que partindo dos planos de construção frásica, construam frases gramaticalmente correctas, respeitanto as valencias dos verbos.
- aquisição de uma maior sensibilidade para a perceção dos fonemas da língua alemã;
- aquisição da capacidade de pronunciar os fonemas da língua alemã.
- capacidade de ler um texto salientando as caraterísticas sintáticas das frases, isto é, fazendo as pausas nos momentos corretos;
- capacidade de identificar os actantes e circunstantes das frases alemãs;
- capacidade de construir frases gramaticalmente corretas, respeitando a valência dos verbos alemães.
1. Grundlagen der Phonetik
1.1 Aufgaben der Phonetik
1.2 Lautproduktion
2 Deskriptive Phonetik
2.1 Klassifikation der Konsonanten
2.2 Klassifikation der Vokale
2.3 Das Internationale Phonetische Alphabet – IPA
3. Phonologie
3.1 Das Phonem und das Allophon
3.2 Laute der deutschen Sprache
3.2.1 Konsonanten
3.2.2 Vokale
3.2.3 Vergleich der phonetischen Systeme des Deutschen und des Portugiesischen
3.3 Aussprache und Transkriptionsübungen
4. Prosodie
4.1 Intonation verschiedener Satzarten
4.2 Wort- und Satzakzent
4.3 Rhythmus
4.4 Pausensetzung beim (Vor)lesen
4.5 Prosodie und Emotionalität in der Interaktion
5. Dependenz-Verb-Grammatik
5.1 Valenz, Ergänzungen und Angaben
5.2 Ergänzungsklassen
5.3 Satzbaupläne
5.4 Übungen zur Satzanalyse
Bibliografia: a fornecer pelo docente
Aulas teórico-práticas
treino através de exercicios de audição e de produção oral.
treino de estruturas frásicas através da análise de textos escritos.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 20,00 |
Teste | 80,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 108,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Total: | 162,00 |
nota positiva nos componentes de avaliação
testes escritos = 80%
trabalhos e exercícios nas aulas = 20%
n.a.
de acordo com as normas de avaliação da FLUP
nota positiva em todos os componentes de avaliação