Código: | GEOGR008 | Sigla: | CART |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Geografia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Geografia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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ARQU | 11 | Plano Oficial a partir de 2008/2009 | 2 | - | 6 | 4 | |
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GEOGR | 128 | GEOGR - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 4 | |
HISTO | 22 | HISTO - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 4 | |
3 |
1. Usar adequadamente termos e conceitos geográficos, nomeadamente os associados à cartografia. 2. Seleccionar, especificamente no âmbito cartográfico, a escala de análise mais adequada a uma determinada situação. 3. Analisar a diversidade e interdependência, cartográfica, entre o local e o global. 4. Procurar informação geográfica cartograficamente pertinente e actualizada, em fontes diversas, adequadas e credíveis. 5. Tratar a informação geográfica de forma adequada, evidenciando conhecimento quanto ao tipo de tratamento, cartográfico, e actualização quanto aos meios. 6. Produzir informação geográfica pertinente, válida, estruturada e documentada, utilizando adequadamente linguagens diversas (verbal, estatística, cartográfica, etc). 7. Estar atento ao evoluir dos desafios, no âmbito cartográfico, mantendo uma postura reflexiva mas receptiva às mudanças, procurando formas de os enfrentar e de os transformar em oportunidades de crescimento e de desenvolvimento.
1. Usar adequadamente termos e conceitos geográficos, nomeadamente os associados à cartografia. 2. Seleccionar, especificamente no âmbito cartográfico, a escala de análise mais adequada a uma determinada situação. 3. Analisar a diversidade e interdependência, cartográfica, entre o local e o global. 4. Procurar informação geográfica cartograficamente pertinente e actualizada, em fontes diversas, adequadas e credíveis. 5. Tratar a informação geográfica de forma adequada, evidenciando conhecimento quanto ao tipo de tratamento, cartográfico, e actualização quanto aos meios. 6. Produzir informação geográfica pertinente, válida, estruturada e documentada, utilizando adequadamente linguagens diversas (verbal, estatística, cartográfica, etc). 7. Estar atento ao evoluir dos desafios, no âmbito cartográfico, mantendo uma postura reflexiva mas receptiva às mudanças, procurando formas de os enfrentar e de os transformar em oportunidades de crescimento e de desenvolvimento.
I - MAPAS E CARTOGRAFIA 1. Conceitos de expressão gráfica, mapa, carta e Cartografia 2. Ramos da Cartografia e tipos de mapas 3. A Cartografia Portuguesa 4. O Processo Cartográfico II – ESCALAS, GENERALIZAÇÃO CARTOGRÁFICA E SIMBOLIZAÇÃO CARTOGRÁFICA 1. Escalas 2. Generalização cartográfica 3. Simbolização cartográfica III - PROJECÇÕES CARTOGRÁFICAS E SISTEMAS DE COORDENADAS 1. Conceitos 2. Projecções cartográficas 3. Sistemas de coordenadas e de referenciação cartográfica IV – OS MAPAS TEMÁTICOS 1. Características dos mapas temáticos 2. Concepção do mapa temático 3. Elementos do mapa temático V – MAPAS TEMÁTICOS DE IMPLANTAÇÃO PONTUAL 1. Mapas de pontos 2. Mapas de símbolos proporcionais VI – MAPAS TEMÁTICOS DE IMPLANTAÇÃO LINEAR 1. Mapas de fluxos 2. Mapas de isolinhas VII - MAPAS TEMÁTICOS DE IMPLANTAÇÃO EM ÁREAS Mapas coropletos.
Aulas teórico-práticas, estruturadas em torno da elaboração, por cada aluno(a), de um atlas concelhio. A resposta aos desafios e problemas que vão surgindo será dada pelos alunos, apoiados na leitura, no debate e no acompanhamento do docente.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 40,00 |
Trabalho laboratorial | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | |
Total: | 0,00 |
Presença em 75% das aulas.
O dossier individual de trabalhos tem um peso na nota final de 60%. O teste escrito pesará 40% na nota final. Para obtenção da aprovação na disciplina, nenhuma das componentes poderá registar classificação inferior a 7,5 valores. A inexistência do dossier individual de trabalhos práticos implica a submissão a uma prova oral. Esta prova concretiza-se apenas depois de verificado que a classificação do exame final é igual ou superior a 7,5 valores.
Construção de um dossier individual de trabalhos práticos.
De acordo com as normas em vigor na FLUP.
Exame escrito e prova oral obrigatória.
No caso dos ENEE seguem-se as recomendações do SAED, nomeadamente: apoio individualizado por um dos docentes da unidade curricular; fornecimento da informação necessária para consulta em suporte digital; estendimento do tempo disponível para a realização de provas de avaliação em 100% e subdividido em períodos e dias de acordo com as necessidades dos estudantes; substituição do dossier individual de trabalhos, relativo à parte prática, por outras modalidades, nomeadamente o teste de escolha múltipla.