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Cartografia

Código: GEOGR008     Sigla: CART

Ocorrência: 2013/2014 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geografia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ARQU 11 Plano Oficial a partir de 2008/2009 2 - 6 4
3
GEOGR 128 GEOGR - Plano de Estudos 1 - 6 4
HISTO 22 HISTO - Plano de Estudos 2 - 6 4
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Usar adequadamente termos e conceitos geográficos, nomeadamente os associados à cartografia. 2. Seleccionar, especificamente no âmbito cartográfico, a escala de análise mais adequada a uma determinada situação. 3. Analisar a diversidade e interdependência, cartográfica, entre o local e o global. 4. Procurar informação geográfica cartograficamente pertinente e actualizada, em fontes diversas, adequadas e credíveis. 5. Tratar a informação geográfica de forma adequada, evidenciando conhecimento quanto ao tipo de tratamento, cartográfico, e actualização quanto aos meios. 6. Produzir informação geográfica pertinente, válida, estruturada e documentada, utilizando adequadamente linguagens diversas (verbal, estatística, cartográfica, etc). 7. Estar atento ao evoluir dos desafios, no âmbito cartográfico, mantendo uma postura reflexiva mas receptiva às mudanças, procurando formas de os enfrentar e de os transformar em oportunidades de crescimento e de desenvolvimento.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Usar adequadamente termos e conceitos geográficos, nomeadamente os associados à cartografia. 2. Seleccionar, especificamente no âmbito cartográfico, a escala de análise mais adequada a uma determinada situação. 3. Analisar a diversidade e interdependência, cartográfica, entre o local e o global. 4. Procurar informação geográfica cartograficamente pertinente e actualizada, em fontes diversas, adequadas e credíveis. 5. Tratar a informação geográfica de forma adequada, evidenciando conhecimento quanto ao tipo de tratamento, cartográfico, e actualização quanto aos meios. 6. Produzir informação geográfica pertinente, válida, estruturada e documentada, utilizando adequadamente linguagens diversas (verbal, estatística, cartográfica, etc). 7. Estar atento ao evoluir dos desafios, no âmbito cartográfico, mantendo uma postura reflexiva mas receptiva às mudanças, procurando formas de os enfrentar e de os transformar em oportunidades de crescimento e de desenvolvimento.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I - MAPAS E CARTOGRAFIA 1. Conceitos de expressão gráfica, mapa, carta e Cartografia 2. Ramos da Cartografia e tipos de mapas 3. A Cartografia Portuguesa 4. O Processo Cartográfico II – ESCALAS, GENERALIZAÇÃO CARTOGRÁFICA E SIMBOLIZAÇÃO CARTOGRÁFICA 1. Escalas 2. Generalização cartográfica 3. Simbolização cartográfica III - PROJECÇÕES CARTOGRÁFICAS E SISTEMAS DE COORDENADAS 1. Conceitos 2. Projecções cartográficas 3. Sistemas de coordenadas e de referenciação cartográfica IV – OS MAPAS TEMÁTICOS 1. Características dos mapas temáticos 2. Concepção do mapa temático 3. Elementos do mapa temático V – MAPAS TEMÁTICOS DE IMPLANTAÇÃO PONTUAL 1. Mapas de pontos 2. Mapas de símbolos proporcionais VI – MAPAS TEMÁTICOS DE IMPLANTAÇÃO LINEAR 1. Mapas de fluxos 2. Mapas de isolinhas VII - MAPAS TEMÁTICOS DE IMPLANTAÇÃO EM ÁREAS Mapas coropletos.

Bibliografia Obrigatória

BERTIN, Jacques; La graphique et le traitement graphique de I'information, Paris, Flammarion, 1977
DIAS, Mª Helena e FEIJÃO, Mª Joaquina ; Glossário Para lndexação de Documentos Cartográficos, Lisboa, IBL, 1995
DIAS, Maria Helena ; Cartografia Temática, Programa, Lisboa, Centro de Estudos Geográficos, 2007
FERNANDES, Mário Gonçalves; Cartografia, programa, conteúdos e métodos de ensino, FLUP (policopiado), 2008
GASPAR, Joaquim A. ; Dicionário de ciências cartográficas, Lisboa, Lidel, 2004
GASPAR, Joaquim A.; Cartas e Projecções Cartográficas, Lisboa, Lidel, 2000
ROBINSON, A. H. et al ; Elementos de Cartografía, Barcelona, Ediciones Omega, 1987
SLOCUM, Terry A. ; Thematic Cartography and Visualization, New Jersey, Prentice Hall, 1999

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas, estruturadas em torno da elaboração, por cada aluno(a), de um atlas concelhio. A resposta aos desafios e problemas que vão surgindo será dada pelos alunos, apoiados na leitura, no debate e no acompanhamento do docente.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Geografia > Cartografia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Trabalho laboratorial 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo
Total: 0,00

Obtenção de frequência

Presença em 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

O dossier individual de trabalhos tem um peso na nota final de 60%. O teste escrito pesará 40% na nota final. Para obtenção da aprovação na disciplina, nenhuma das componentes poderá registar classificação inferior a 7,5 valores. A inexistência do dossier individual de trabalhos práticos implica a submissão a uma prova oral. Esta prova concretiza-se apenas depois de verificado que a classificação do exame final é igual ou superior a 7,5 valores.

Provas e trabalhos especiais

Construção de um dossier individual de trabalhos práticos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor na FLUP.

Melhoria de classificação

Exame escrito e prova oral obrigatória.

Observações

No caso dos ENEE seguem-se as recomendações do SAED, nomeadamente: apoio individualizado por um dos docentes da unidade curricular; fornecimento da informação necessária para consulta em suporte digital; estendimento do tempo disponível para a realização de provas de avaliação em 100% e subdividido em períodos e dias de acordo com as necessidades dos estudantes; substituição do dossier individual de trabalhos, relativo à parte prática, por outras modalidades, nomeadamente o teste de escolha múltipla.

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