Código: | CC038 | Sigla: | PSICOM |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Comunicação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
CC | 105 | Plano Oficial a partir de 2008/2009 | 2 | - | 5 | 52 | 135 |
- Desenvolvimento da capacidade de análise dos efeitos que os media, com a sua vertente verbal e / ou não verbal, causam no plano intrapessoal, interpessoal, grupal e social. - Investigação de diversas técnicas de persuasão, como a publicidade, propaganda e guerra psicológica, salientando a dimensão estratégica da comunicação. - Fomento da aplicação da Psicossociologia ao estudo dos emissores e receptores das mensagens transmitidas pelos media. - Reflexão, em termos psicossociológicos, sobre os aspectos positivos e negativos ligados aos media, com vista à formação de emissores e receptores conscientes do poder da comunicação social.
-Análise psicossociológica dos efeitos dos media
-Investigação psicoossociológica dos emissores e receptores das mensagens dos media
I – QUESTÕES METODOLÓGICAS II – NOÇÕES DE PSICOSSOCIOLOGIA III – ÂMBITO E OBJECTIVO DA COMUNICAÇÃO a) Comunicação verbal b) Comunicação não verbal IV – PERCEPÇÃO a) Elementos psicofisiológicos V – EFEITOS PSICOSSOCIOLÓGICOS DA COMUNICAÇÃO a) Relações mass media - indivíduo – sociedade b) Psicossociologia do Ciberespaço c) Mass media – construção social da realidade d) Música VI – FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA a) Papel dos meios de comunicação social b) Importância dos líderes de opinião / referentes sociais VII – COMUNICAÇÃO NO GRUPO a) Função de liderança VIII – PERSUASÃO a) Propaganda b) Publicidade c) Manipulação subliminar IX – ÂMBITO DOS MASS MEDIA E A INSTITUIÇÃO MILITAR a) Guerra psicológica X – DINÂMICA DE GRUPOS a) Pequenos grupos b) Grandes grupos XI – EDUCAR PARA UMA COMUNICAÇÃO GLOBAL a) Educação para os mass media XII – INTEGRAÇÃO PROFISSIONAL DOS LICENCIADOS EM JORNALISMO / CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NOS ÓRGÃOS DE INFORMAÇÃO DO GRANDE PORTO
Vamos conjugar métodos verbais (dizer), intuitivos (mostrar) e activos (fazer). Sublinhamos que desejamos ter, tanto quanto possível, aulas interactivas.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 40,00 |
Participação presencial | 25,00 |
Trabalho escrito | 35,00 |
Total: | 100,00 |
De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura)
Participação oral - 25 % Trabalho - 35 % Exame final - 40 % *
De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura)
Todos os estudantes que reúnam condições para prestar provas na época especial de conclusão do ciclo de estudos (Setembro) deverão realizar:
-trabalho de investigação*
-Exame Escrito.
De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura)*
De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura)*
* Cálculo da Classificação Final
- alunos repetentes
- estudantes que pretendem realizar Exame para melhoria de classificação, tendo sido aprovados no(s) ano(s) lectivo(s) anterior(es)
- alunos trabalhadores-estudantes - caso não frequentem 75 % das aulas
trabalho - 40 %
exame final - 60 %
Todos os alunos, incluindo os trabalhadores-estudantes, os repetentes e os estudantes que pretendem realizar Exame para melhoria de classificação, entre outros elementos de avaliação, devem realizar um trabalho de investigação, no ano lectivo 2013-2014. Para a realização do trabalho, em cada turma, os alunos devem formar grupos, com cerca de oito elementos.Cada grupo deve ter um representante. Este deve enviar a composição do grupo para o email do docente de Psicossociologia da Comunicação, até ao dia 5 de Março de 2014 - jmarinho@letras.up.pt
O referido trabalho tem o seguinte tema:
Psicossociologia da Comunicação: Influência do Jornalismo Económico nos Investimentos na Bolsa de Valores
Para a entrega do trabalho, como limite máximo, foi determinada a seguinte data:
-4 de Junho de 2014 (durante a aula de orientação tutorial).
Em relação ao trabalho, oportunamente, no local próprio (aulas), serão transmitidas mais indicações aos alunos.