Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CL029

Geografia de Portugal

Código: CL029     Sigla: GEPORT

Ocorrência: 2009/2010 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Linguagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 2 Plano Oficial - Var.:Port. Ling não Materna 1 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- pesquisar, tratar e interpretar, de forma criteriosa, as principais fontes de informação utilizada na análise territorial, designadamente a informação estatística, a documental e a bibliográfica-apreender a diversidade tipológica de espaços existentes no território mediterrânico- compreender alguns dos problemas mais incisivos no espaço mediterrânico, percepcionando a sua diversidade, grau de incidência e mutabilidade-apreender o território mediterrânico na sua diversidade e dimensões geográficas-percepcionar e interpretar a diversidade espacial existente, suas características, problemáticas e dinâmicas de desenvolvimento- apreender o valor das diferentes culturas e sociedades inseridas no território em análise- relacionar a capacidade de transformação da organização territorial de acordo com os diferentes graus de desenvolvimento ambiental, científico, económico e social-fomentar a reflexão crítica do quadro mediterrânico actual-trabalhar em equipa, partilhando ideias, métodos, estratégias, num ambiente de grande interactividade, perspectivando desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção a diferentes escalas.

Programa

O Mediterrâneo: um complexo mosaico paisagístico em mudança
1- O meio físico e as paisagens
1.1- Breve enquadramento físico
1.2- Alguns problemas ambientais
2- Alguns aspectos de âmbito demográfico
2.1- A população: um quadro diferenciado
2.2- Os movimentos migratórios no Mediterrâneo e seus reflexos
2.3- O povoamento e a preservação e/ou mutação dos sistemas de vida
3- As cidades mediterrâneas: entre o dinamismo e o desordenamento territorial
3.1- Processos e níveis de urbanização: um quadro diferenciado
3.2- A importância das redes urbanas
3.3- As grandes assimetrias territoriais
4- O quadro económico: a complementaridade do artesanal / modernidade
4.1- O sector agrícola: a grande diversidade de paisagens e problemáticas
4.2- O sector secundário e o legado da colonização
4.3- Os novos cenários económicos: o impacte do turismo
5- A diversidade territorial no Mediterrâneo: tendências e perspectivas
5.1- A Europa Mediterrânica
5.2- O Magreb
5.3- O Próximo Oriente
6- A articulação do espaço mediterrânico: confronto ou cooperação?

Bibliografia Obrigatória

EUROPEAN ENVIRONMENT AGENCY; Environment in the European Union at the turn of the century, European Environmente Agency, Copenhaga, 1999
SEBASTIAN, Luis de; África, pecado da Europa, Trotta, Madrid, 2007
OSTERGREN, R. C.; RICHARDSON, T.; The European: a geography of people, culture and environment, The Guilford Press, New York,, 2004
ROMÃO, A. (org.); A economia europeia, Celta Editores, Lisboa, 2004
LOCKWOOD, Mathew; El estado de África: pobreza y politica en África y la agenda para la actuación internacional, Intermon Oxfam, Barcelona, 2007
BRUNET, R. (coord.); Gégraphie Universelle, Paris, 2006
MOSELEY, Nillian G.; African environment and development: rhetoric, programs, realities, Ed. Aldershot, England, 2004
Comissão das Comunidades Europeias; The social situation in the European Union, Comissão Europeia, 2003
EUROPEAN ENVIRONMENT AGENCY; Europe's environment- the fourth assessment, European Environmente Agency, Copenhaga, 2007
ASCÓN. R. et al (coord.); Gran Geografia Universal, Editions 62, Madrid, 2002
MEDEIROS, Carlos Alberto (coord.); Geografia de Portugal, Círculo de Leitores, Lisboa, 2006
EUROPEAN ENVIRONMENT AGENCY; Environmental signals 2002, European Environmente Agency, Copenhaga, 2002
TOUSSAIN, Eric; Banco Mundial: el golpe de estado permanente, Ed. El Viejo Topo, Barcelona, 2007
BETHEMONT, Jacques; Géographie de la Méditerranée, Armand Colin, Paris, 2000

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teorico-práticas com a combinação das duas vertentes, a teórica e a prática.
- Na primeira fase da aula privilegiar-se-á a leccionação dos conteúdos programáticos fundamentais, numa vertente mais expositiva, com recurso ao apoio de meios audiovisuais; de acordo com esta metodologia perspectiva-se um ambiente construtivo do saber.
- Na segunda fase da aula teorico-prática, complementar da anterior, privilegiar-se-á a componente prática que corresponderá à aplicação dos conteúdos científicos antes analisados, consubstanciando-se em trabalhos de aplicação das temáticas apreendidas; estes trabalhos concretizar-se-ão em grupo
- Os trabalhos antes referidos terão por base a exploração de difentes temáticas incisivas no espaço mediterrânico e concretizar-se-ão sob orientação tutorial
-Procurar-se-á ainda que o discente adquira competências metodológicas, técnicas, científicas e relacionais diversificadas no sentido de ser capaz de organizar um trabalho devidamente enquadrado, questionando a realidade e sendo propositivo no sentido de solucionar os múltiplos problemas que incidem no espaço em análise nesta unidade curricular.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Geografia > Geografia regional
Ciências Sociais > Geografia > Geografia humana
Ciências Sociais > Economia > Economia do desenvolvimento

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Trabalho de Campo / Viagens de Estudo Trabalho escrito 10,00
Participação em eventos científicos Trabalho escrito 4,00
Exame Exame 2,00
Apoio Tutorial Trabalho escrito 30,00
Trabalho autónomo do aluno Trabalho escrito 36,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Preparação para teste Estudo autónomo 24
Total: 24,00

Obtenção de frequência

Para a validação da disciplina o aluno deverá obter uma classificação que, no mínimo, terá de ser de 9,5 valores.Recorda-se que, quer as aulas teorico-práticas, quer as de orientação tutorial estão sujeitas a um regime presencial obrigatório, razão pela qual a assiduidade será uma das componentes a considerar na avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final decorre do resultado do exame que incide sobre a matéria de cariz essencialmente teórico, a que se adiciona a classificação do trabalho prático de aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do semestre. A componente de cariz mais prático apenas será validada se a teórica for positiva. Acresce ainda que, na componente de cariz mais prático, está incluído o trabalho de campo.De acordo com as bases metodológicas já apresentadas, a componente turorial será de extrema importância nesta disciplina.A média final da disciplina decorre da combinação de todas as componentes antes referidas, propondo-se a seguinte fórmula:
- vertente predominantemente teórica: 60%
-vertente predominantemente prática: 30%
- apresentação oral, debate, participação: 10%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor.Os alunos ERASMUS podem substituir o exame de incidência teórica por um trabalho sobre uma temática previamente estabelecida. Este trabalho estará sujeito a orientação tutorial.Os trabalhadores estudantes terão, de igual modo, de realizar um trabalho prático que fará parte integrante da avaliação; este trabalho estará sujeito a orientação tutorial.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.

Observações

Língua de ensino: PortuguêsBibliografia de apoio: inglês, francês , espanhol e português.
Recomendar Página Voltar ao Topo