Sociologia do Envelhecimento
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MSOCI |
14 |
MSOCI - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
52 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objectivos
- Compreender a diversidade de abordagens e metodologias aplicadas ao estudo do “problema” do envelhecimento nas sociedades contemporâneas.
- Estudar os principais dilemas e desafios que são colocados à sociedade e à família pelo envelhecimento dos seus membros.
- Analisar os processos de construção social do envelhecimento e as relações entre políticas públicas e esfera familiar.
Competências e Resultados de aprendizagem
- Domínio aprofundado das teorias e problematizações referentes a temáticas específicas da análise do envelhecimento.
- Domínio aprofundado das problemáticas da Sociologia do Envelhecimento Contemporânea.
- Domínio aprofundado do conhecimento e da mobilização dos métodos e das técnicas de investigação accionadas no campo da Sociologia do Envelhecimento.
- Capacidade de pesquisa, selecção e análise de informação relacionada com os conteúdos programáticos da unidade curricular.
Programa
1. Estrutura social e envelhecimento: o “problema demográfico”
2. Envelhecimento e teoria social: a abordagem micro e macrosociológica
3. Família e idosos: solidariedades e tensões
4. Emprego, reforma e envelhecimento
5. Envelhecimento e políticas sociais
Bibliografia Obrigatória
CARREIRA, H. Medina Carreira ; As políticas sociais em Portugal, Gradiva, 1996
FONTAINE, Roger ; Psicologia do Envelhecimento, CLIMEPSI Editores, 2000
GUILLEMARD, Anne-Marie ; La retraite, une morte sociale, Mouton-La Haye, 1972
BENGTSON, V. & SCHAIE, K. (Eds.) ; Handbook of theories of aging, Springer Publishing Company, 1999
MENDES, Fernando Ribeiro ; Conspiração Grisalha. Segurança Social, Competitividade e Gerações, Celta Editora, 2005
BOURDELAIS, Patrice; L´âge de la vieillesse, Ed. Odile Jacob, 1993
DIAS, Isabel ; “Envelhecimento e violência contra os idosos”, in Sociologia, n.º 15, Faculdade de Letras do Porto, 2005
GUILLEMARD, Anne-Marie ; La vieillesse et l’état, PUF, 1980
ANA , Alexrandre Fernandes; Velhice e sociedade. Demografia, família e políticas sociais em Portugal, Celta Editora, 1997
PAÚL, Maria Constança ; Lá para o fim da vida. Idosos, família e meio ambiente, Livraria Almedina, 1997
LELEU, Myriam ; Misère et insolence de la vieillesse , Editions Labor, 1998
FERNÁNDEZ-BALLESTEROS, R. (Dir.) ; Gerontologia Social, Ed. Pirâmide, 2000
DIAS, Isabel; “A violência sobre as mulheres e os idosos”, Psychológica, 36, pp. 33-61., Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, 2004
FERNANDES, Ana Alexandre ; “Velhice, solidariedades familiares e política social: itinerários de pesquisa em torno do aumento da esperança de vida”, Sociologia, Problemas e Práticas, 36, pp. 39-52., 2001
GUILLEMARD, Anne-Marie ; “Les sociétés à l’épreuve du vieillissement. Le défi de l’emploi en seconde partie de carrièrre”, Futuribles, 299, pp. 45-68., 2004
PAÚL, Maria Constança & FONSECA, António M.; “EXCELSA – Estudo piloto sobre o envelhecimento em Portugal”, Psicologia: Teoria, investigação e prática, 2, pp. 415-426., 2001
BINSTOCK, Robert; GEORGE, Linda K. ; Handbook of Aging and the Social Sciences, Academic Press, 1996
FONSECA, A. ; O envelhecimento – Uma abordagem psicológica, Universidade Católica Editora, 2004
DIAS, Isabel; Violência na família. Uma abordagem Sociológica, Edições Afrontamento, 2004
GUERREIRO, Maria das Dores; “Pessoas sós: múltiplas realidades”, Sociologia. Problemas e Práticas, 43, pp. 31-49. , 2003
MAURITTI, Rosário; “Padrões de vida na velhice”, Análise Social, 171, pp. 339-363., 2004
NAZARETH, J. M.; “Os grandes cenários de evolução do envelhecimento demográfico de Portugal no contexto da União Europeia até ao ano 2050”, População e Sociedade, 5., 1999
OLIVEIRA, José H. Barros ; Psicologia do envelhecimento e do idoso, Legis Editora, 2005
QUARESMA, Maria de Lourdes (coord.) ; O sentido das idades da vida. Interrogar a solidão e a dependência, Edições Cesdet, 2004
SOUSA, Liliana; FIGUEIREDO, Daniela; CERQUEIRA, Margarida ; Envelhecer em família. Os cuidados familiares na velhice, Âmbar, 2004
STEINMETZ, Susanne K. ; Duty bound. Elder abuse and family care, , Sage Publications, 1988
VASCONCELOS, Pedro ; “Redes de apoio familiar e desigualdade social: estratégias de classe”, Análise Social, 163, pp. 507-544., 2002
WALL, Karin et al. ; “Families and informal support networks in Portugal: The reproduction of inequality”, Journal of European Social Policy, vol 11(3), pp. 213-233., 2001
BARNAY, Thomas; SEMET; Catherine (dir.); Le vieillissement en Europe. Aspects biologiques, économiques et sociaux, La Documentation Française, 2007
LEANDRO, Engrácia; Interconfluências. Idoso-modernidade., Cadernos do Noroeste, 2, CCHS-UM, pp. 55-67., 1994
OSÓRIO, A. R.; PINTO, F. C.; As Pessoas Idosas. Contexto Social e Intervenção Educativa, Instituto Piaget, 2007
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas Teórico/Práticas (TP): destinam-se à exposição/ilustração, por parte da docente, das teorias, conceitos e metodologias subjacentes aos conteúdos programáticos.
Sessões de Orientação Tutorial: Destinam-se à análise e discussão de artigos temáticos; ao aprofundamento de conteúdos teóricos e metodológicos subjacentes aos conteúdos programáticos leccionados.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Sociologia > Mudanças sociais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
| Elaboração de uma recensão crítica |
Trabalho escrito |
31,00 |
|
2012-01-20 |
| Exame escrito |
Exame |
4,00 |
|
2012-01-20 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Estudo |
Estudo autónomo |
71 |
2012-01-20 |
|
Total: |
71,00 |
|
Obtenção de frequência
O regime de avaliação da presente disciplina é constituído pelas seguintes componentes:
-Elaboração de uma recensão crítica individual de uma obra seleccionada para esse efeito.
-Exame final escrito e oral se necessário
- Actividades nas sessões de orientação tutorial
- Assiduidade
É obrigatória a realização de todas as componentes de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
- Elaboração de uma recensão crítica individual - 25% da nota final.
- Exame final escrito e oral se necessário - 55% da nota final.
- Actividades nas sessões de orientação tutorial - 10% da nota final.
- Assiduidade – 10%
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que, nos termos da lei, estejam dispensados da assiduidade às aulas ficam obrigados a contactar com a docente, no início do período de funcionamento da disciplina, para efeitos do estabelecimento dos respectivos procedimentos de avaliação de conhecimentos.
Melhoria de classificação
O estudante poderá requerer melhoria da classificação de acordo com o estipulado no Art. 12.º do Regulamento de Avaliação da FLUP. A melhoria incide sobre cada uma das componentes de avaliação vigentes na unidade curricular.
A classificação final é o resultado da média ponderada das classificações mais elevadas obtidas nos elementos de avaliação previstos.
Observações
No início do ano lectivo é disponibilizado aos estudantes, no Sigarra, um documento com um conjunto de informações detalhadas relativas às normas de funcionamento e componentes de avaliação em vigor na unidade curricular de Sociologia do Envelhecimento.