Sociologia do Ambiente
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MSOCI |
20 |
MSOCI - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objectivos
• Análise das realidades sociais contemporâneas às escalas local, nacional e planetária sobre as questões ambientais no quadro de um mundo globalizado;
• Abordagem das recentes evoluções teóricas e empíricas nos domínios do Desenvolvimento e da sustentabilidade, com particular enfoque para as problemáticas do poder local, dos modelos de desenvolvimento e dos movimentos sociais
• Sensibilização para a percepção dos movimentos sociais e das associações ambientalistas no quadro da globalização
• Análise das relações entre os sistemas sociais e naturais, no quadro de crescentes riscos sociais;
• Análise dos aspectos políticos, económicos, sociais, jurídicos e simbólicos que contornam esta problemática;
• Análise das questões ambientais no plano das representações, valores e atitudes individuais.
Competências a adquirir
- Domínio aprofundado das teorias e problematizações referentes a temáticas específicas da análise sociológica sobre o ambiente no contexto da globalização.
- Afirmação de uma cultura crítica e reflexiva em termos de ambiente, desenvolvimento e sustentabilidade.
- Aplicação dos conhecimentos e capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a temática do ambiente.
- Capacidade de integrar conhecimentos, lidar com questões complexas – como é o caso dos movimentos sociais ambientalistas ou de projectos de desenvolvimento de iniciativa local, nacional e internacional – desenvolver soluções ou formular abordagens inovadoras.
- Capacidade de comunicar as suas conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a eles subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades.
- Aprofundamento das capacidades de análise, de crítica, de síntese, de expressão escrita e oral, de conhecimento e aplicação de, pelo menos, uma língua estrangeira, de gestão da informação (pesquisa, selecção e análise), de trabalho autónomo e em equipa, de aprendizagem, de inovação e criatividade.
Programa
1. Breve enquadramento conceptual: conceitos definidores da problemática teórica.
2. Ambiente, Natureza e Sociedade: a sociedade e o poder face aos problemas emergentes.
3. Novos riscos e novas representações. Tendências e eixos analíticos na actualidade.
4. O papel do território e as suas características sócio-ambientais: o caso português.
5. Ambiente, mudança social e políticas ambientais: endogeneidade(s) e desenvolvimento sustentável. A energia, a população, o desenvolvimento, as instituições internacionais.
6. Cidadania, movimentos sociais e associações ambientalistas.
7. Representações, valores e atitudes face ao ambiente: o caso português numa perspectiva comparativa.
Bibliografia Obrigatória
SCHMIDT, Luísa, et al.; Autarquias e desenvolvimento sustentável, Porto, Fronteira do Caos, 2005
BOUGUERRA, Mohamed Larbi; As batalhas da água, Lisboa, Campo das Letras, 2005
BARRETO, António (org.); A Situação Social em Portugal, 1960 – 1999, vol. II, Lisboa, ICS, 2000
BRODHAG, Christian; As quatro verdades do planeta: por uma outra civilização, Lisboa, Instituto Piaget, Col. Perspectivas Ecológicas (16), 1997
HELD, David, et al.; Globalization/antiglobalization, Cambridge, Polity Press, 2002
LIMA, Luísa; CABRAL, M. Villaverde & VALA, Jorge (Coord.); Atitudes sociais dos portugueses. Ambiente e desenvolvimento, Lisboa, ICS, 2004
FLANNERY, Tim; Os Senhores do Tempo, Lisboa, Presença, 2006
THUMERELLE, Pierre-Jean; As populações do Mundo, Lisboa, Piaget, 2001
STIGLITZ, Joseph; Globalização, a grande desilusão, Lisboa, Terramar, 2002
CAETANO, Joaquim; Gouveia, Tiago Robalo; Marketing Ambiental, Deplano, 2009
IOSCHPE, Evelyn, et. al.; 3.º Setor: desenvolvimento social sustentado, RJ, Paz e Terra, 2005
Observações Bibliográficas
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
- Em função de cada ponto programática e de aspectos concretos, será fornecido apoio bibliográfico complementar (referido nas observações do Programa).
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Sessões teórico-práticas
Actividades de trabalho presencial, com uma vertente expositiva e de aprofundamento crítico das matérias programáticas.
Orientação tutória
Acompanhamento do trabalho individual, incidindo na exploração de textos, recensões críticas e análise da produção de texto visando o trabalho/relatório final.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Sociologia > Mudanças sociais
Ciências Sociais > Economia > Economia ambiental
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Gestão dos recursos naturais
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Alterações globais
Ciências Sociais > Ciências jurídicas > Direito do ambiente
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
| Recensão/Relatório temático |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
44,00 |
|
2012-02-11 |
| Participação nos debates. Teste/exame |
Exame |
6,00 |
|
2012-02-11 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Preparação de materiais para acompanhamento das aulas |
Estudo autónomo |
56 |
2012-02-11 |
|
Total: |
56,00 |
|
Obtenção de frequência
. Exame final escrito e oral se necessário
. Trabalho de recensão crítica
. Um relatório escrito temático individual
. Assiduidade às sessões teórico-práticas e de orientação tutória
. Trabalho desenvolvido nas sessões de orientação tutória
Todas os elementos de avaliação são de realização obrigatória.
Fórmula de cálculo da classificação final
Componentes de avaliação
A avaliação será constituída pela realização de um exame final, versando sobre a matéria global trabalhada ao longo do semestre (materiais de estudo e aulas). O exame final terá a ponderação de 40% na média final.
A avaliação será conjugada com a realização de um trabalho de recensão crítica, subordinado a um dos pontos programáticos. Para efeitos do cálculo final de avaliação, o referido trabalho terá a ponderação de 35% na média final.
Será ainda ponderado em 15% o trabalho desenvolvido nas sessões de orientação tutória.
Finalmente, será ponderada em 10% a assiduidade.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos que, nos termos da lei, estejam dispensados da assiduidade às aulas ficam obrigados a contactar com o docente, no início do período de funcionamento da disciplina, para efeitos do estabelecimento dos respectivos procedimentos de avaliação de conhecimentos.
Melhoria de classificação
O estudante poderá requerer melhoria da classificação, que abrange duas componentes da avaliação: exame (40%) e relatório/trabalho de recensão (60%). A melhoria poderá ocorrer nas épocas normal e de recurso de avaliação final, até à época de recurso (inclusive) do ano lectivo seguinte ao da aprovação da disciplina. Os alunos que desejem realizar a melhoria da classificação no ano seguinte àquele em que obtiveram aprovação nas unidades curriculares respectivas têm de se cingir aos programas e métodos de avaliação vigentes nesse ano lectivo.