Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MSOCI022

Sociologia do Ambiente

Código: MSOCI022     Sigla: SAMB

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sociologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Sociologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MSOCI 20 MSOCI - Plano de Estudos 1 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objectivos
• Análise das realidades sociais contemporâneas às escalas local, nacional e planetária sobre as questões ambientais no quadro de um mundo globalizado;
• Abordagem das recentes evoluções teóricas e empíricas nos domínios do Desenvolvimento e da sustentabilidade, com particular enfoque para as problemáticas do poder local, dos modelos de desenvolvimento e dos movimentos sociais
• Sensibilização para a percepção dos movimentos sociais e das associações ambientalistas no quadro da globalização
• Análise das relações entre os sistemas sociais e naturais, no quadro de crescentes riscos sociais;
• Análise dos aspectos políticos, económicos, sociais, jurídicos e simbólicos que contornam esta problemática;
• Análise das questões ambientais no plano das representações, valores e atitudes individuais.

Competências a adquirir
- Domínio aprofundado das teorias e problematizações referentes a temáticas específicas da análise sociológica sobre o ambiente no contexto da globalização.
- Afirmação de uma cultura crítica e reflexiva em termos de ambiente, desenvolvimento e sustentabilidade.
- Aplicação dos conhecimentos e capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a temática do ambiente.
- Capacidade de integrar conhecimentos, lidar com questões complexas – como é o caso dos movimentos sociais ambientalistas ou de projectos de desenvolvimento de iniciativa local, nacional e internacional – desenvolver soluções ou formular abordagens inovadoras.
- Capacidade de comunicar as suas conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a eles subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades.
- Aprofundamento das capacidades de análise, de crítica, de síntese, de expressão escrita e oral, de conhecimento e aplicação de, pelo menos, uma língua estrangeira, de gestão da informação (pesquisa, selecção e análise), de trabalho autónomo e em equipa, de aprendizagem, de inovação e criatividade.

Programa

1. Breve enquadramento conceptual: conceitos definidores da problemática teórica.
2. Ambiente, Natureza e Sociedade: a sociedade e o poder face aos problemas emergentes.
3. Novos riscos e novas representações. Tendências e eixos analíticos na actualidade.
4. O papel do território e as suas características sócio-ambientais: o caso português.
5. Ambiente, mudança social e políticas ambientais: endogeneidade(s) e desenvolvimento sustentável. A energia, a população, o desenvolvimento, as instituições internacionais.
6. Cidadania, movimentos sociais e associações ambientalistas.
7. Representações, valores e atitudes face ao ambiente: o caso português numa perspectiva comparativa.

Bibliografia Obrigatória

SCHMIDT, Luísa, et al.; Autarquias e desenvolvimento sustentável, Porto, Fronteira do Caos, 2005
BOUGUERRA, Mohamed Larbi; As batalhas da água, Lisboa, Campo das Letras, 2005
BARRETO, António (org.); A Situação Social em Portugal, 1960 – 1999, vol. II, Lisboa, ICS, 2000
BRODHAG, Christian; As quatro verdades do planeta: por uma outra civilização, Lisboa, Instituto Piaget, Col. Perspectivas Ecológicas (16), 1997
HELD, David, et al.; Globalization/antiglobalization, Cambridge, Polity Press, 2002
LIMA, Luísa; CABRAL, M. Villaverde & VALA, Jorge (Coord.); Atitudes sociais dos portugueses. Ambiente e desenvolvimento, Lisboa, ICS, 2004
FLANNERY, Tim; Os Senhores do Tempo, Lisboa, Presença, 2006
THUMERELLE, Pierre-Jean; As populações do Mundo, Lisboa, Piaget, 2001
STIGLITZ, Joseph; Globalização, a grande desilusão, Lisboa, Terramar, 2002
CAETANO, Joaquim; Gouveia, Tiago Robalo; Marketing Ambiental, Deplano, 2009
IOSCHPE, Evelyn, et. al.; 3.º Setor: desenvolvimento social sustentado, RJ, Paz e Terra, 2005

Observações Bibliográficas

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
- Em função de cada ponto programática e de aspectos concretos, será fornecido apoio bibliográfico complementar (referido nas observações do Programa).

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Sessões teórico-práticas
Actividades de trabalho presencial, com uma vertente expositiva e de aprofundamento crítico das matérias programáticas.

Orientação tutória
Acompanhamento do trabalho individual, incidindo na exploração de textos, recensões críticas e análise da produção de texto visando o trabalho/relatório final.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Sociologia > Mudanças sociais
Ciências Sociais > Economia > Economia ambiental
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Gestão dos recursos naturais
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Alterações globais
Ciências Sociais > Ciências jurídicas > Direito do ambiente

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Recensão/Relatório temático Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 44,00 2012-02-11
Participação nos debates. Teste/exame Exame 6,00 2012-02-11
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Preparação de materiais para acompanhamento das aulas Estudo autónomo 56 2012-02-11
Total: 56,00

Obtenção de frequência

. Exame final escrito e oral se necessário
. Trabalho de recensão crítica
. Um relatório escrito temático individual
. Assiduidade às sessões teórico-práticas e de orientação tutória
. Trabalho desenvolvido nas sessões de orientação tutória

Todas os elementos de avaliação são de realização obrigatória.

Fórmula de cálculo da classificação final

Componentes de avaliação
A avaliação será constituída pela realização de um exame final, versando sobre a matéria global trabalhada ao longo do semestre (materiais de estudo e aulas). O exame final terá a ponderação de 40% na média final.
A avaliação será conjugada com a realização de um trabalho de recensão crítica, subordinado a um dos pontos programáticos. Para efeitos do cálculo final de avaliação, o referido trabalho terá a ponderação de 35% na média final.
Será ainda ponderado em 15% o trabalho desenvolvido nas sessões de orientação tutória.
Finalmente, será ponderada em 10% a assiduidade.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos que, nos termos da lei, estejam dispensados da assiduidade às aulas ficam obrigados a contactar com o docente, no início do período de funcionamento da disciplina, para efeitos do estabelecimento dos respectivos procedimentos de avaliação de conhecimentos.

Melhoria de classificação

O estudante poderá requerer melhoria da classificação, que abrange duas componentes da avaliação: exame (40%) e relatório/trabalho de recensão (60%). A melhoria poderá ocorrer nas épocas normal e de recurso de avaliação final, até à época de recurso (inclusive) do ano lectivo seguinte ao da aprovação da disciplina. Os alunos que desejem realizar a melhoria da classificação no ano seguinte àquele em que obtiveram aprovação nas unidades curriculares respectivas têm de se cingir aos programas e métodos de avaliação vigentes nesse ano lectivo.
Recomendar Página Voltar ao Topo