Metodologia do Trabalho Científico
Ocorrência: 2012/2013 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Familiarizar os alunos com as fases sucessivas de construção do conhecimento científico, da escolha de um tema à apresentação final de uma dissertação, passando pela constituição de bases de dados e a escolha de métodos de recolha e tratamento de dados.
Consolidação de procedimentos de investigação aplicada.
Programa
A. ETAPAS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
1. A escolha de um tema
2. A questão de partida: a equação de um problema
3. Os procedimentos exploratórios. Pesquisa bibliográfica e documental
4. A construção de um modelo de análise – Hipóteses e Conceitos
5. Trabalho de campo: e a recolha de dados em Ciências Sociais e Humanas
6. A análise da informação
7. A formulação de conclusões
B. TÉCNICAS E MÉTODOS DE RECOLHA DE DADOS
1. - Recolha e sistematização de dados documentais
2. Inquéritos e entrevistas
3. A constituição de bases de dados
C. MÉTODOS DE ANÁLISE
- Análise de conteúdo
- Análise estatística
D. APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS – A ESTRUTURAÇÃO E REDACÇÃO DE UM TRABALHO CVIENTÍFICO
- A adequação a um público-alvo
- Os critérios de cientificidade formal
- Componentes estruturais
Bibliografia Obrigatória
QUIVY, Raymond ; Manual de investigação em ciências sociais , Gradiva, 1992
RAGIN, Charles C; Constructing social research: the unity and diversity of method. , Pine Forge Press, , 1994
ALMEIDA, João Ferreira de – A investigação nas Ciências Sociais: estudo elaborado no gabinete de investigações sociais. Lisboa: Editorial Presença, 1995
BERICAT, Eduardo – La integración de los métodos cuantitativo y cualitativo en la investigación social: significado y medida. Barcelona: Ariel, 1998
BERKHOFER, Jr. Robert F. – Beyond the great story: history as text and discourse. Cambridge: Belknap Press of Harvard University, 1997
BERRY, Ralph – The research project: how to write it. London: Routledge, [1996]
BLACK, Thomas R. – Doing quantitative research in the social sciences: an integrated approach to research design measurement and statistics. London: Sage, 1998
BOOTH, Wayne C. – The craft of research. Chicago: The University of Chicago Press, 1995
BURTON, Dawn – Research training for social scientists: a handbook for postgraduate researchers. London: Sage Publications, 2000
CRESWELL, John W. – Research design: qualitative & quantitative approaches. Thousand Oaks (California): Sage Publications, [1994]
DIAS, Maria Olívia – Métodos e técnicas de estudo e elaboração de trabalhos científicos. Coimbra: Minerva, 1999
El análisis de la realidad social: métodos y técnicas de investigación. Madrid: Alianza Editorial, 2000
Jeux d’échelles : la micro-analyse à l’experience. Paris : Gallimard, 1996
KETELE, Jean-Marie de – Metodologia da recolha de dados: fundamentos dos métodos de observação, de questionários, de entrevistas e de estudo de documentos. Lisboa: Instituto Piaget, [1999]
LAYDER, Derek – New strategies in social research: an introduction and guide. Cambridge: Polity Press, 1998
Metodologia aplicada de lãs ciências históricas: Historia Moderna. Santiago de Compostela: Universidad de Compostela, 1973
PIRET, Anne – L’anlyse structurale: une méthode d’analyse de contenu pour les sciences humaines. Paris : De Boeck Université, 1996
Researching society and culture. London: Sage, 1998
SANTANA CARDOSO, Ciro Flammarion – Los métodos de la historia: introducción a los problemas, métodos y técnicas de la historia demogáfica, económica y social, Barcelona: Editorial Crítica, 1979
SILVA, Augusto Santos; PINTO, José Madureira (orgs.) - Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Edições Afrontamento, 1986
Theory, method and practice in social and cultural history. New York: University Press, 1992
WALLIMAN, Nicholas – Your research project: a step-by-step guide for the first-time researcher. London: Sage Publications, 2000
WRIGHT, Daniel B. – Understanding statistics: an introduction for the social sciences. London: Sage Publications, 19
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
TP: Sessões teórico-práticas com recurso a trabalho interactivo e a especialistas em diversas áreas das Ciências Sociais e Humanas
OT: Trabalhos aplicados a fases concretas do percurso de investigação. Discussão e reflexão colectiva em torno de projectos de investigação individuais
PL: Investigação aplicada : exercícios concretos aplicados a estudos de caso, procurando cobrir os diversos domínios do conhecimento envolvidos pela estrutura curricular do curso.
Software
Power point
Palavras Chave
Humanidades > Ciência da Informação > Gestão de Informação > Processamento de informação
Ciências Sociais > Ciências da educação > Metodologia de investigação
Ciências Sociais > Ciências da comunicação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
30,00 |
|
|
Orientação Tutorial |
Participação presencial |
10,00 |
|
|
Trabalho laboratorial |
Trabalho laboratorial |
90,00 |
|
|
Análise e sistematização da informação |
Trabalho escrito |
40,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Trabalho Autónomo |
Estudo autónomo |
96 |
|
|
Total: |
96,00 |
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Obtenção de frequência
Obrigatoriedade de 75% de presenças a todas as modalidades de ensino/aprendizagem
Fórmula de cálculo da classificação final
Na classificação final pondera, de forma determinante, a classificação do trabalho, mas também a participação nas sessões TP e OT e o resultado dos exercícios levados a cabo nas sessões de PL, de acordo com a seguinte fórmula:
TOTAL= 90% T + 10% E
T= Trabalho escrito de investigação aplicada. Aplicação dos procedimentos de investigação apresentados ao longo das horas de contacto da unidade curricular a um projecto de investigação concreto.
E = Exercícios aplicados
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação deverá seguir as modalidades de avaliação previstas para a unidade curricular, podendo o aluno refazer ou repetir apenas a ou as provas a que não tenha obtido classificação satisfatória.