Sociedades Contemporâneas, Globalização e Mudança Social
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objectivos:
Ao concluir com sucesso a U.C. o estudante deve ser capaz de:
1 – Sumariar informação sobre o mundo actual, relacionando o lugar em que vivemos com o planeta globalizado;
2 – Reconhecer lugares e regiões como componentes de um sistema global em constante mudança;
3 – Analisar a interacção entre processos globais e suas manifestações locais em termos económicos, políticos e culturais;
4 – Interpretar alguns dos problemas do mundo contemporâneo;
5 – Demonstrar atitudes de compreensão sobre o valor das diferentes culturas e sociedades;
6 – Desenvolver atitudes críticas e reflexivas;
Programa
1. O Sistema Mundial Contemporâneo
1.1 Antecedentes geopolíticos e geoestratégicos: a descolonização e a bipolarização
1.2 Da bipolarização a um mundo policêntrico
1.3 A emergência de novos centros de poder
2. O Mundo como Espaço Globalizado
2.1 O processo e os conceitos de globalização
2.2 A globalização como desterritorialização dos processos sociais: o modelo de Malcolm Waters
3. O Local num Mundo Global
3.1 O carácter situado da globalização cultural
3.2 Tendências desterritorializantes e de inserção local
3.3 O mundo como espaço cultural deslocalizado
Bibliografia Obrigatória
APPADURAI, Arjun; "Sovereignty without territoriality: notes for a posnational geography". In The Geography of Identity. Patricia Yaeger (ed.)., Ann Arbor: University of Michigan Press, pp: 40-58., 1996
WATERS, Malcolm; Globalização, Oeiras: Celta Editora, 1999
ANDERSON, Benedict; Comunidades Imaginadas: Reflexões sobre a Origem e a Expansão do Nacionalismo., Lisboa: Edições 70., 1991
APPADURAI, Arjun; Dimensões Cukturais da Globalização., Lisboa: Teorema, 2004
SASSEN-KOOB, Saskia; "Recomposition and peripheralization at the core"., Contemporary Marxism 5: 88-100., 1982
INDA, Jonathan Xavier e ROSALDO, Renato (eds.); The Anthropology of Globalization: a Reader., Malden, MA, Oxford, Victoria: Blackwell Publishing., 2002
Cole, John ; Geography of the World’s Major Regions. Londres, Routledge., 2002
Pacaut, Marcel e Bouju, Paul ; O Mundo Contemporaneo: 1945-1975. Lisboa, Editorial Estampa, 1979
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Métodos de Ensino:
A unidade curricular está organizada de acordo com 3 tipos de aulas:
a)Aulas expositivas por parte do docente (TP);
b)Aulas centradas na apresentação dos exercícios reflexivos (2 pequenos ensaios) levados a cabo pelos estudantes de forma individual ou em grupos com o máximo de dois discentes (TP);
c)Aulas de debate centradas na discussão de temas previamente propostos pelo docente e como preparação para as exposições dos estudantes (OT)
Palavras Chave
Ciências Sociais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Preparação dos ensaios |
Trabalho escrito |
76,00 |
|
2010-06-05 |
Preparação de debates |
Teste |
30,00 |
|
2010-06-05 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
- Frequência de 75% das aulas;
- Aprovação nos dois ensaios
Fórmula de cálculo da classificação final
Ensaios e sua apresentação na sala de aula – peso de 80% na nota final (ponderação de 80% escrito + 20% oral).
Debates e participação geral – peso de 20% na nota final.
Observações relativas aos ensaios:
a) os seus objectivos gerais são:
- analise crítica de uma temática ou obra (científica, literária, filmica), tendo presente as matérias tratadas no âmbito da unidade curricular;
- desenvolvimento do comentários escritos de forma estruturada, utilizando materiais complemantares aos fornecidos nas aulas;
- desenvolvimento da capacidade de apresentação oral.
b) os ensaios devem ter as seguintes características:
- relação temática com o programa;
- dimensão máxima de três páginas A4 (nucleo de texto original);
- apresentação e sua discussão na sala de aula.
c) factores de avaliação:
- dominio e articulação dos conteúdos e conceitos explorados;
- domínio na exposição oral e subsequente discussão;
- capacidade de síntese e articulação conceptual;
- nível de conhecimentos explorados;
- capacidade crítica relativamente aos conteúdos e conceitos explorados;
- nível de autonomia na pesquisa de apoios bibliográficos complementares.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Segundo os regulamentos de avaliação em vigor na FLUP.
Melhoria de classificação
Segundo as normas em vigor na FLUP.