História das Relações Internacionais
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que os estudantes:
- Conheçam e apreendam as definições, conceitos e problemáticas das Relações Internacionais, de forma a adquirirem instrumentos que lhes permitam compreender as suas várias facetas;
- Reconheçam a importância da I Guerra Mundial e das suas consequências, com uma referência aos Tratados de Paz de Versalhes;
- Tenham uma ideia do mundo conturbado do pós I Guerra Mundial e das causas imediatas da II Guerra Mundial;
- Apreendam como a II Guerra Mundial e a ascensão dos Estados Unidos e da União Soviética ao estatuto de superpotências mudou o curso do pós-guerra;
- Tenham uma ideia como o mundo repartido entre as duas superpotências levou a um conflito latente conhecido como a Guerra Fria;
- Conheçam a importância da Queda do Muro de Berlim, como símbolo do fim da Guerra Fria e da adopção pelos países da Europa central e oriental da democracia de tipo parlamentar;
- Reflectir sobre os desafios que se colocam ao mundo após os ataques às Torres Gémeas em 11 de Setembro de 2001 e como isto mudou o relacionamento internacional.
Programa
1. Introdução à problemática da História das Relações Internacionais.
2. A I Guerra Mundial e as suas consequências.
3. O período de entre-guerras.
4. A II Guerra Mundial e a reformulação do quadro político mundial.
5. O mundo bipolar. A Guerra Fria.
6. A Queda do Muro de Berlim e a nova ordem mundial.
7. As Relações Internacionais pós o 11 de Setembro de 2001.
Bibliografia Obrigatória
DUROSELLE, Jean-Baptiste; Tout empire périra. Théorie des relations internationales, Armand Colin, 1992. ISBN: 2-200-37270-1
PEREIRA, Juan carlos (coord.); Historia de las relaciones internacionales contemporáneas, Editorial Ariel, 2001. ISBN: 84-344-6632-5
RENOUVIN, Pierre; DUROSELLE, Jean-Baptiste; Introduction à l'Histoire des Relations Internationales, Armand Colin, 1991. ISBN: 2.200.37249.3
DUROSELLE, Jean-Baptiste; KASPI, André; Histoire des Relations Internationales de 1919 à 1945, Armand Colin, 2001. ISBN: 2-247-03822-0
DUROSELLE, Jean-Baptiste; KASPI, André; Histoire des Relations Internationales de 1945 à nos jours, Armand Colin. ISBN: 2-247-03823-9
FULBROOK, Mary (coord.); A Europa desde 1945, Fio da Palavra Editores, 2009. ISBN: 978-989-8171-15-3
MILZA, Pierre; As Relações Internacionais de 1918 a 1939, Edições 70, 1998. ISBN: 972-44-0975-9
VAISSE, Maurice; As Relações Internacionais desde 1945, Edições 70, 1997. ISBN: 972-44-0953-8
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Nas aulas teório-práticas o docente recorrerá ao método expositivo, ao mesmo tempo que suscitará o debate entre os estudantes sobre os temas tratados. Recorrerá, sempre que possível, a material gráfico, de carácter cartográfico e estatístico.
- Nas aulas de orientação tutorial, procurar-se-á suscitar uma abordagem crítica e problematizante dos conteúdos da disciplina, bem como a discussão da bibliografia essencial. Promover-se-á o debate e reflexão sobre temas antecipadamente propostos, nomeadamente os realizados no decurso do trabalho autónomo dos alunos, após a sua prévia apresentação oral. Promoverá a discussão da bibliografia essencial e o debate das recensões críticas ou análise dos livros realizados pelos alunos, no decurso do seu trabalho autónomo.
- Do exame constará uma pequena recensão crítica que deverá versar sobre uma das obras constantes de uma lista a fornecer pelo docente.
Software
datashow
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências políticas > Estudos de políticas > Relações internacionais
Humanidades > História > História política
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Exame escrito |
Exame |
2,00 |
|
2011-02-18 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Preparação de Exame |
Estudo autónomo |
104 |
2011-02-18 |
|
Total: |
104,00 |
|
Obtenção de frequência
Considera-se que o aluno obtém a frequência quando cumpridos os requisitos previstos nas normas de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
O exame final, sem consulta, terá uma vertente teórica e outra prática.
- A primeira avaliará o domínio da informação e dos quadro teóricos essenciais; a capacidade crítica, de selecção, sistematização e síntese necessárias à elaboração da resposta a uma questão.
- A segunda deverá avaliar o grau das competências adquiridas durante a orientação tutorial.
- A primeira terá uma ponderação de 80% e a segunda de 20%
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com a legislação em vigor
Melhoria de classificação
Exame final, sem consulta, terá uma vertente teórica e outra prática.
- A primeira avaliará o domínio da informação e dos quadros teóricos essenciais; a capacidade crítica, de selecção, sistematização e síntese necessárias à elaboração da resposta a uma questão.
- A segunda deverá avaliar o grau das competências adquiridas durante a orientação tutorial.
- A primeira terá uma ponderação de 80% e a segunda de 20%
Observações
As sessões lectivas, serão sempre efectuadas na Língua Portuguesa. No entanto, os acompanhamentos nas sessões tutoriais, poderão ser feitos em Inglês, Francês, Espanhol ou Italiano para os estudantes estrangeiros cuja língua materna não seja o Português e apresentem manifestas carências na sua compreensão.