Literatura Inglesa - Século XVIII e XIX
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
19th CENTURY BRITISH FICTION
The aim of this course is the study of different types of Victorian fiction, as they can be presented in some of the most significant fictional productions of the era. In a wide choice of distinct authors like Dickens, Charlotte Brontë and R L Stevenson the course will range from the state of the nation novels, to women's productions and also to the later examples of Victorian fantasy and crisis of identity novels
ROMANCE INGLÊS SÉC. XIX
Esta disciplina terá como objectivo fundamental estudar diferentes tipos de produção narrativa da época vitoriana, escolhendo para tal alguns dos mais representativos autores da época. Percorrendo autores como Dickens, Charlotte Brontë e Robert Louis Stevenson, a disciplina irá cobrir um leque de manifestações literárias que vão desde o romance social, às produções femininas e à narrativa finissecular voltada para a fantasia, o imaginário e a preocupação vitoriana com a crise de identidade.
Programa
1. OBJECTS AND PURPOSE OF THE DISCIPLINE
2. 19TH CENTURY BRITISH FICTION: CONTEXTS WITHIN A HISTORICAL AND LITERARY BACKGROUND
3. THE 'STATE OF THE NATION' NOVELS: CHARLES DICKENS 'HARD TIMES'
4. WOMEN NOVELISTS: CHARLOTTE BRONTË 'JANE EYRE'
5. LATE VICTORIAN NOVELS
A) VICTORIAN FANTASY: R.L. STEVENSON 'TREASURE ISLAND'
B) VICTORIAN CRISIS OF IDENTITY: R. L. STEVENSON 'DR JEKYLL AND MR HYDE'
PROGRAMA:
1. OBJECTIVOS DA DISCIPLINA
2. ROMANCE INGLÊS DO SÉC. XIX: CONTEXTOS HISTÓRICOS E LITERÁRIOS
3. O ROMANCE SOCIAL: 'HARD TIMES' DE CHARLES DICKENS
4. PRODUÇÃO FEMININA: 'JANE EYRE' DE CHARLOTTE BRONTË
10. ROMANCE FINISSECULAR
A) A FANTASIA VITORIANA: 'TREASURE ISLAND' DE R. L. STEVENSON
B) A CRISE VITORIANA DE IDENTIDADE: 'DR JEKYLL AND MR HYDE' DE R.L. STEVENSON
Bibliografia Obrigatória
Dickens, Charles; Hard Times, Norton Critical Editions, 1990
Brontë, Charlotte; Jane Eyre, Penguin Books, 1994
Stevenson, Robert Louis; The Treasure Island, Oxford University Press, 1985
Stevenson, Robert Louis; The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr Hyde and Other Tales of Terror, Penguin Classics, 2003
Observações Bibliográficas
References to additional readings of a more specific nature will be provided throughout classes.
Ao longo das aulas, e sempre que necessário, serão fornecidas aos estudantes indicações bibliográficas mais específicas.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Theoretical classes - subject matter exposed in theoretical approach
Practical classes - practical work with texts both literary and critical
Tutorial orientation - work developed by students in small workgroups supervised by teacher
Aulas teóricas - exposição dos assuntos visados
Aulas práticas - aplicação dos conhecimentos adquiridos; análise de textos
Orientação tutorial - trabalho supervisionado, desenvolvido pelos estudantes em pequenos grupos
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
0,00 |
|
|
Exame |
Exame |
2,00 |
|
2010-06-06 |
Elaboração de relatório de leitura ou trabalho de investigação |
Trabalho escrito |
31,00 |
|
2010-06-06 |
Preparação de exame |
Exame |
73,00 |
|
2010-06-06 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
aulas da disciplina |
Frequência das aulas |
56 |
2010-06-06 |
|
Total: |
56,00 |
|
Obtenção de frequência
A minimum 75% attendance of all classes
Frequência de um mínimo de 75% das aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
The model of assessment for this course is based on two different components:
1)A paper on a pre-defined topic to be chosen with the agreement of the lecturer and delivered by the end of May. This paper will also be subjected to a 20 minutes oral presentation. ( Valued in 30% of total assessment)
2) A written examination to be taken at the end of the semester ( Valued in 70% of total assessment)
O modelo de avaliação para esta disciplina assenta em duas componentes distintas
1) Ensaio versando um tema pre definido e orientado pela professora a ser entregue no final de Maio. Este ensaio será igualmente submetido a uma apresentação oral de 20 minutos ( contando 30% para a classificação final)
2) Exame escrito no final do semestre. ( contando 70% para a classificação final)
Provas e trabalhos especiais
Not applicable
Avaliação especial (TE, DA, ...)
As stated in the Faculty's guidelines for evaluation
Melhoria de classificação
As stated in the Faculty's guidelines for evaluation.
Observações
This course will be taught in English