Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LLC091

Literatura Inglesa - Século XVIII e XIX

Código: LLC091     Sigla: LITING

Ocorrência: 2009/2010 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LA 1 Pl. Oficial - Líng.Aplicadas-Rel. Empresariais 2 - 6 52 162
Pl. Oficial - Línguas Aplicadas- Tradução 3 - 6 52 162
LLC 38 Plano Bidisciplinar de Inglês/Alemão 3 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Inglês/Espanhol 3 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Português/Inglês 3 - 6 52 162
Plano Monodisciplinar - Inglês 2 - 6 52 162
3
Plano de Inglês (Via Ensino) Alemão 3 - 6 52 162
Plano de Inglês (Via Ensino) Espanhol 3 - 6 52 162
Plano de Inglês (Via Ensino) Francês 3 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Inglês/Francês 3 - 6 52 162
LRI 0 Pl.Oficial para - Minor Est. Ingleses 2 - 6 52 162
3

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

19th CENTURY BRITISH FICTION
The aim of this course is the study of different types of Victorian fiction, as they can be presented in some of the most significant fictional productions of the era. In a wide choice of distinct authors like Dickens, Charlotte Brontë and R L Stevenson the course will range from the state of the nation novels, to women's productions and also to the later examples of Victorian fantasy and crisis of identity novels

ROMANCE INGLÊS SÉC. XIX
Esta disciplina terá como objectivo fundamental estudar diferentes tipos de produção narrativa da época vitoriana, escolhendo para tal alguns dos mais representativos autores da época. Percorrendo autores como Dickens, Charlotte Brontë e Robert Louis Stevenson, a disciplina irá cobrir um leque de manifestações literárias que vão desde o romance social, às produções femininas e à narrativa finissecular voltada para a fantasia, o imaginário e a preocupação vitoriana com a crise de identidade.

Programa

1. OBJECTS AND PURPOSE OF THE DISCIPLINE
2. 19TH CENTURY BRITISH FICTION: CONTEXTS WITHIN A HISTORICAL AND LITERARY BACKGROUND
3. THE 'STATE OF THE NATION' NOVELS: CHARLES DICKENS 'HARD TIMES'
4. WOMEN NOVELISTS: CHARLOTTE BRONTË 'JANE EYRE'
5. LATE VICTORIAN NOVELS
A) VICTORIAN FANTASY: R.L. STEVENSON 'TREASURE ISLAND'
B) VICTORIAN CRISIS OF IDENTITY: R. L. STEVENSON 'DR JEKYLL AND MR HYDE'

PROGRAMA:
1. OBJECTIVOS DA DISCIPLINA
2. ROMANCE INGLÊS DO SÉC. XIX: CONTEXTOS HISTÓRICOS E LITERÁRIOS
3. O ROMANCE SOCIAL: 'HARD TIMES' DE CHARLES DICKENS
4. PRODUÇÃO FEMININA: 'JANE EYRE' DE CHARLOTTE BRONTË
10. ROMANCE FINISSECULAR
A) A FANTASIA VITORIANA: 'TREASURE ISLAND' DE R. L. STEVENSON
B) A CRISE VITORIANA DE IDENTIDADE: 'DR JEKYLL AND MR HYDE' DE R.L. STEVENSON

Bibliografia Obrigatória

Dickens, Charles; Hard Times, Norton Critical Editions, 1990
Brontë, Charlotte; Jane Eyre, Penguin Books, 1994
Stevenson, Robert Louis; The Treasure Island, Oxford University Press, 1985
Stevenson, Robert Louis; The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr Hyde and Other Tales of Terror, Penguin Classics, 2003

Observações Bibliográficas

References to additional readings of a more specific nature will be provided throughout classes.
Ao longo das aulas, e sempre que necessário, serão fornecidas aos estudantes indicações bibliográficas mais específicas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Theoretical classes - subject matter exposed in theoretical approach
Practical classes - practical work with texts both literary and critical
Tutorial orientation - work developed by students in small workgroups supervised by teacher

Aulas teóricas - exposição dos assuntos visados
Aulas práticas - aplicação dos conhecimentos adquiridos; análise de textos
Orientação tutorial - trabalho supervisionado, desenvolvido pelos estudantes em pequenos grupos

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 0,00
Exame Exame 2,00 2010-06-06
Elaboração de relatório de leitura ou trabalho de investigação Trabalho escrito 31,00 2010-06-06
Preparação de exame Exame 73,00 2010-06-06
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
aulas da disciplina Frequência das aulas 56 2010-06-06
Total: 56,00

Obtenção de frequência

A minimum 75% attendance of all classes
Frequência de um mínimo de 75% das aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

The model of assessment for this course is based on two different components:
1)A paper on a pre-defined topic to be chosen with the agreement of the lecturer and delivered by the end of May. This paper will also be subjected to a 20 minutes oral presentation. ( Valued in 30% of total assessment)
2) A written examination to be taken at the end of the semester ( Valued in 70% of total assessment)

O modelo de avaliação para esta disciplina assenta em duas componentes distintas
1) Ensaio versando um tema pre definido e orientado pela professora a ser entregue no final de Maio. Este ensaio será igualmente submetido a uma apresentação oral de 20 minutos ( contando 30% para a classificação final)
2) Exame escrito no final do semestre. ( contando 70% para a classificação final)

Provas e trabalhos especiais

Not applicable

Avaliação especial (TE, DA, ...)

As stated in the Faculty's guidelines for evaluation

Melhoria de classificação

As stated in the Faculty's guidelines for evaluation.

Observações

This course will be taught in English
Recomendar Página Voltar ao Topo