Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LLC091

Literatura Inglesa - Século XVIII e XIX

Código: LLC091     Sigla: LITING

Ocorrência: 2007/2008 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EELRI 0 Plano Oficial - LEELRI 4 - 6 52 162
EFI 1 Plano Oficial - LEFI 4 - 6 52 162
EPI 6 Plano Oficial - LEPI 4 - 6 52 162
LA 1 Plano Oficial para 2007/2008 3 - 6 52 162
LLC 48 Plano Bidisciplinar para 2007/2008 2 - 6 52 162
3
Plano Monodisciplinar para 2007/2008 1 - 6 52 162
Perfil de Inglês (Via Ensino) para 2007/2008 2 - 6 52 162
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Tendo como época a privilegiar o séc. XIX, o presente programa visa estudar a influência de parte da ficção inglesa feminina nas escritoras norte-americanas.

Programa

DIÁLOGOS TRANSATLÂNTICOS NA LITERATURA DO SÉC. XIX

Começar-se-á por fazer um levantamento dos contextos histórico-cultural e estético no panorama anglo-americano, seguindo-se uma leitura cruzada de autores e textos.
Nesta conformidade, iniciaremos o percurso com excertos de 'Emma' de Jane Austen. A obra de Charlotte Brontë ' Jane Eyre', cuja influência em Inglaterra se fará plenamente sentir apenas no séc. XX com Daphne du Maurier, 'Rebecca', constitui o ponto de partida essencial deste estudo. 'Little Women' de Louisa May Alcott será apenas a primeira de várias obras que a complexa influência de 'Jane Eyre' atingiu no âmbito da criatividade feminina da América pós 1870.

Bibliografia Obrigatória

Austen, Jane; Emma, Penguin Books, 1994
Bronte, Charlotte; Jane Eyre, Penguin Books, 1994
Alcott, Louisa May; Little Women, Oxford World's Classics, 1998
Montgomery, L.M.; Anne of Green Gables, Puffin Books, 1994

Observações Bibliográficas

No decurso das aulas será fornecida aos alunos informação sobre bibliografia de carácter mais específico, de acordo com os respectivos pontos do programa.
References to additional readings of a more specific nature will be provided throughout classes, whenever required, according to the respective subject matters.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, Aulas práticas, Sessões de orientação tutorial

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 60,00
Exame escrito Exame 2,00 2008-07-31
Elaboração de Relatório de leitura ou trabalho de investigação Trabalho escrito 31,00 2008-05-30
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Preparação de Exame Estudo autónomo 73 2008-07-31
Total: 73,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei

Fórmula de cálculo da classificação final

Relatório de leitura ou trabalho de investigação - 30%; exame - 70%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

Não aplicável

Observações

Língua de ensino - Português
Recomendar Página Voltar ao Topo