Literatura Inglesa - Poesia do Século XX
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Modernismo e Pós-Modernismo na poesia inglesa do seculo XX.
Este programa evidencia aspectos da poesia inglesa do século XX, na perspectiva de um roteiro que estabeleça continuidades e roturas entre os parâmetros de uma estética modernista e pós-modernista, dentro dos respectivos contextos de referência. Do estudo de T.S. Eliot e Ezra Pound, seguir-se-á para o confronto de Philip Larkin e Ted Hughes, como exemplos de vozes mais influentes das correntes dominantes na poesia contemporânea de expressão inglesa. Acresce uma leitura paralela de textos teóricos do século XX, não limitados a aultores anglo-saxónicos.
Aos estudantes será pedido o confronto das leituras dos textos primários dos poetas em estudo com a dos textos teóricos igualmente leccionados como base ideológica estruturante.
Programa
1. Introdução
2. Questões da poética modernista
2.1. O ponto de vista teórico: novas directrizes da poética e a importância da linguística;
2.2. A escrita modernista na poesia;
2.2.3. T.S. Eliot;
2.2.4. Ezra Pound;
3. Questões da pós-modernidade
3.1. O ponto de vista teórico: fenomenologia e existencialismo; estruturalismo e pós-extruturalismo. Onde estabelecer limites e cronologias?
3.2. Na poesia: o que se segue ao modernismo. A controvérsia em torno da "pós-modernidade".
3.2.1. Philip Larkin;
3.2.2. Ted Hughes.
Bibliografia Obrigatória
HUGHES, Ted; Collected Poems, Faber, 2005. ISBN: 978-0571227907
LARKIN, Philip; Collected Poems, Faber, 2003. ISBN: 978-0571216543
Bibliografia Complementar
CORCORAN, Neil; English Poetry Since 1940, Longman, 1993
DAY, Gary (ed.). ; British Poetry 1900-1950: aspects of tradition, St Martin's Press, 1995
DRAPER, R.P; An Introduction to Twentieth Century Poetry in English, Macmillan, 1999
EVERETT, Barbara; Poets in their Time: Essays on English Poetry from Donne to Larkin., O.U.P, 1992
HAMILTON, Ian; The Oxford Companion to Twentieth-Century Poetry in English, O.U.P, 1994
MORRISON, Blake; The Movement: English Poetry and Fiction of the 1950s, Methuen, 1986
NICHOLLS, Peter; Modernisms: A Literary Guide, Macmillan, 1995
OUSBY, Ian (ed.); The Cambridge Guide to Literature in English. 2nd edn. , C.U.P., 1993
PERKINS, David; A History of Modern Poetry: Modernism and After, Harvard U.P., 1987
ROSSEN, Janice; Philip Larkin: his life’s work, Harvester Wheatsheaf, 1989
SAGAR, Keith (ed); The Achievement of Ted Hughes, Manchester U.P, 1983
SAGAR, Keith; Ted Hughes, Longman, 1972
SINFIELD, Alan. ; Literature, Politics and Culture in Postwar Britain, Blackwell, 1989
SINFIELD, Alan (ed); Society and Literature 1945-1970, Methuen, 1983
THWAITE, Anthony; Twentieth-Century English Poetry: an Introduction, Heinemann, 1979
WARD, John Powell; The English Line: from Wordsworth to Larkin, Macmillan, 1991
WHALEN, Terry; Philip Larkin and English Poetry, Macmillan, 1990
WELCH, Robert (ed.); The Oxford Companion to Irish Literature, O.U.P., 1996
Observações Bibliográficas
Theoretical references will be provided to studens throughout the semester
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas, práticas e tutoriais.
Palavras Chave
Humanidades
Humanidades > Literatura > Critica literária
Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas germânicas > Literatura inglesa
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Teste escrito |
Exame |
2,00 |
|
2013-02-09 |
Preparação de ensaio |
Trabalho escrito |
31,00 |
|
2013-02-09 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Preparação para exame |
Estudo autónomo |
73 |
2013-02-09 |
|
Total: |
73,00 |
|
Obtenção de frequência
Os estudantes terão de frequentar pelo menos 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final: 100% da classificação
Provas e trabalhos especiais
n.a.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
n.a.
Melhoria de classificação
Ver "Normas de Avaliação" da FLUP, articulado sobre "Melhoria de classificação"