Literatura Inglesa - Poesia do Século XX
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Poesia Contemporânea nas Ilhas Britânicas:
Poetas e Contextos *
(* Este programa é integralmente leccionado em inglês.
This programme will integrally be taught in English.
Para uma consulta do programa em inglês, "clique" por favor no ícone respectivo [a bandeira] no cabeçalho desta página.
To view this programme in English, please click on the icon [the flag] in the page header)
Este programa propõe aos estudantes uma perspectivação da produção poética nas Ilhas Britânicas nos últimos cinquenta anos. Incide dominantemente sobre a obra de três poetas - Philip Larkin, Ted Hughes and Seamus Heaney - mas reconhecerá também outras vozes influentes na definição de correntes dominantes na poesia contemporânea de expressão inglesa. Os estudantes serão encorajados a considerar os textos primários do programa nalgumas das feições temáticas e formais que os definem, bem como na sua relação com as tradições que integram e inflectem. O estudo dos poemas será enquadrado quer por uma consideração teórica da lírica, quer pela atenção aos contextos históricos directa e indirectamente relevantes para os conteúdos deste programa.
Programa
Programa:
1. Introdução
1.1. A lírica: algumas formas e tradições
1.2. Poesia Contemporânea nas Ilhas Britânicas: breve panorâmica
2. Poesia Britânica e Contemporânea nas Ilhas Britânicas: algumas vozes determinantes
2.1. Philip Larkin: o poeta e a sua circunstância; o “Movement” - rupturas e continuidades;
2.2. Ted Hughes: da mitologização à poesia ecológica – e o registo autobiográfico;
2.3. Seamus Heaney: solo, polis e visão; contextos para um poeta irlandês;
3. Legados e continuidades
Bibliografia Obrigatória
HEANEY, Seamus; Opened Ground: Poems 1966-1996, Faber, 1998. ISBN: 978-0571194933
HUGHES, Ted; Collected Poems, Faber, 2005. ISBN: 978-0571227907
LARKIN, Philip; Collected Poems, Faber, 2003. ISBN: 978-0571216543
Bibliografia Complementar
CORCORAN, Neil; English Poetry Since 1940, Longman, 1993
CORCORAN, Neil; Seamus Heaney, Faber, 1986
CORCORAN, Neil; Poets of Modern Ireland: Text, Context, Intertext, Univ of Wales Press, 1999
DAY, Gary (ed.). ; British Poetry 1900-1950: aspects of tradition, St Martin's Press, 1995
DRAPER, R.P; An Introduction to Twentieth Century Poetry in English, Macmillan, 1999
EVERETT, Barbara; Poets in their Time: Essays on English Poetry from Donne to Larkin., O.U.P, 1992
HAMILTON, Ian; The Oxford Companion to Twentieth-Century Poetry in English, O.U.P, 1994
HEANEY, Seamus; The Government of the Tongue: The 1986 T.S. Eliot Memorial Lectures and Other Critical Writings, Faber, 1988
HEANEY, Seamus; Preoccupations: Selected Prose 1968-1978, Faber, 1980
MORRISON, Blake; The Movement: English Poetry and Fiction of the 1950s, Methuen, 1986
NICHOLLS, Peter; Modernisms: A Literary Guide, Macmillan, 1995
O’DONOGHUE, Bernard; Seamus Heaney and the Language of Poetry, Harvester Wheatsheaf, 1994
OUSBY, Ian (ed.); The Cambridge Guide to Literature in English. 2nd edn. , C.U.P., 1993
PERKINS, David; A History of Modern Poetry: Modernism and After, Harvard U.P., 1987
ROSSEN, Janice; Philip Larkin: his life’s work, Harvester Wheatsheaf, 1989
SAGAR, Keith (ed); The Achievement of Ted Hughes, Manchester U.P, 1983
SAGAR, Keith; Ted Hughes, Longman, 1972
SINFIELD, Alan. ; Literature, Politics and Culture in Postwar Britain, Blackwell, 1989
SINFIELD, Alan (ed); Society and Literature 1945-1970, Methuen, 1983
THWAITE, Anthony; Twentieth-Century English Poetry: an Introduction, Heinemann, 1979
WARD, John Powell; The English Line: from Wordsworth to Larkin, Macmillan, 1991
WHALEN, Terry; Philip Larkin and English Poetry, Macmillan, 1990
WELCH, Robert (ed.); The Oxford Companion to Irish Literature, O.U.P., 1996
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
De acordo com decisões tomadas para todos os cursos de 1º ciclo da FLUP, esta unidade curricular será organizada com base em aulas teóricas, práticas e tutoriais. Espera-se que os estudantes adoptem uma atitude produtiva e empenhada em relação ao estudo, entregando ensaios e fazendo breves apresentações em aula. Outras particularidades do curso serão directamente expostas aos estudantes no início do semestre.
Palavras Chave
Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas germânicas > Literatura inglesa
Humanidades > Literatura > Critica literária
Humanidades
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Teste escrito |
Exame |
2,00 |
|
2012-02-11 |
Preparação de ensaio |
Trabalho escrito |
31,00 |
|
2012-02-11 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Preparação para exame |
Estudo autónomo |
73 |
2012-02-11 |
|
Total: |
73,00 |
|
Obtenção de frequência
Os estudantes terão de frequentar pelo menos 75% das aulas, excepto naqueles casos em que se aplique um outro enquadramento legal.
Fórmula de cálculo da classificação final
O modelo de avaliação escolhido para esta disciplina assenta em três componentes:
a) um teste escrito com a duração de duas horas sobre a obra dos poetas centralmente estudados no âmbito deste programa; este teste terá lugar no final deste semestre;
b) um ensaio (com a extensão mínima de 2500 e máxima de 4000 palavras, apresentado em páginas A4, em Times New Roman 12, a espaço e meio) sobre um tópico bem definido. Este tópico será escolhido com o acordo e sob a orientação do docente; data-limite para a escolha de tópicos: 28 de Outubro. O ensaio deverá ser tematicamente delimitado, dirigindo-se ao seu objecto sem introduções extensas sobre contextos ou outros enquadramentos. Deverá ser entregue antes do termo das aulas ou, no limite, a 4 de Janeiro de 2012;
c) uma apresentação oral de um poema - seleccionado com o acordo do docente; data-limite para a escolha de tópicos: 28 de Outubro. Estas apresentações não poderão exceder 20 minutos e decorrerão dominantemente nas aulas práticas, durante os meses de Novembro e Dezembro. As classificações atribuídas por esta componente integrarão a participação oral dos estudantes nas aulas ao longo do semestre.
Fórmula de avaliação:
(a x 3) + (b x 2) + c
6
Provas e trabalhos especiais
n.a.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
n.a.
Melhoria de classificação
Ver "Normas de Avaliação" da FLUP, articulado sobre "Melhoria de classificação"
Observações
As aulas e todas as actividades desta unidade curricular decorrerão em inglês.