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Literatura Inglesa - Narrativa do Século XX

Código: LLC089     Sigla: LIN_20

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LA 3 Pl. Oficial - Línguas Aplicadas- Tradução 3 - 6 52 162
LLC 30 Plano Monodisciplinar - Inglês 2 - 6 52 162
3
Plano de Inglês (Via Ensino) Alemão 2 - 6 52 162
Plano de Inglês (Via Ensino) Espanhol 2 - 6 52 162
Plano de Inglês (Via Ensino) Francês 2 - 6 52 162
Perfil de Inglês (Via Ensino) para 2007/2008 2 - 6 52 -
LRI 0 Pl.Oficial para - Minor Est. Ingleses 2 - 6 52 162
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Conhecimento de algumas obras narrativas relevantes dentro do panorama literário inglês dos inícios do século XX;
- Estudo dos modos pelos quais o romance inglês contribuiu para a formação de determinadas imagens do Império Britânico;
- Esclarecimento das relações entre o texto e o mundo, nomeadamente pela análise da participação das narrativas nas configurações ideológicas e políticas;
- Compreensão da importância da literatura na formação das representações da identidade nacional;
- Contacto e familiarização com conceitos e perspectivas actualmente influentes no âmbito dos estudos da literatura e da cultura.

Programa

Literatura Inglesa - Narrativa do Século XX: Narrativas do Império

O Império Britânico constituiu um factor determinante na construção da história contemporânea, quer na centralidade que assumiu dentro das relações de forças na Europa, quer na extensão do seu poder à escala global. Como em geral acontece com factos históricos relevantes, o Império Britânico foi razão de ser para múltiplas narrativas e foi ao mesmo tempo variadamente narrado e assim constituído também como resultado de diversas narrativas. Neste curso estudar-se-á este duplo estatuto do Império, como causa e como efeito de narrativas. O estudo começará com um romance de finais do século XIX, lido como referência vitoriana para a representação narrativa do Império, e centrar-se-á depois em três romances dos inícios do século XX.
Dentro do trabalho a desenvolver no curso procurar-se-á localizar nas obras imagens do império configuradas por estereótipos nacionais, por esta via integrando investigações do âmbito dos estudos de identidade; por outro lado, serão apontados percursos futuros de representações da identidade determinadas ou influenciadas pelo Império, por sua vez instituídas em objecto de investigação dos estudos pós-coloniais. Esta orientação do curso tenderá a salientar modos de reavaliação da narrativa propostos por perspectivas teóricas e críticas desenvolvidas sobretudo em finais do século XX.

As obras a estudar são as seguintes:
H. Rider Haggard, _King Solomon's Mines_ (1885), Penguin Classics, London: Penguin, 2007
Rudyard Kipling, _Kim_ (1901), Oxford World's Classics, Oxford: Oxford University Press, 1998
Joseph Conrad, _Heart of Darkness_ (1902), Penguin Classics, London: Penguin, 2007
E. M. Forster, _A Passage to India_ (1924), Penguin Classics, London: Penguin, 2005

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas; aulas práticas; sessões tutoriais

Palavras Chave

Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas germânicas > Literatura inglesa

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Exame Escrito Exame 2,00 2008-12-20
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Leitura das obras, consulta da bibliografia de apoio e reflexão sobre as leituras realizadas Estudo autónomo 104 2008-12-20
Total: 104,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75 % das aulas, excepto nos casos previstos na lei

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação activa nas aulas (intervenções, relatórios de leitura ou outros trabalhos de apresentação oral) - 20%
Exame - 80 %

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

De acordo com o regulamento de avaliação em vigor
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