Literatura Inglesa - Narrativa do Século XX
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Conhecimento de algumas obras narrativas relevantes dentro do panorama literário inglês dos inícios do século XX;
- Estudo dos modos pelos quais o romance inglês contribuiu para a formação de determinadas imagens do Império Britânico;
- Esclarecimento das relações entre o texto e o mundo, nomeadamente pela análise da participação das narrativas nas configurações ideológicas e políticas;
- Compreensão da importância da literatura na formação das representações da identidade nacional;
- Contacto e familiarização com conceitos e perspectivas actualmente influentes no âmbito dos estudos da literatura e da cultura.
Programa
Literatura Inglesa - Narrativa do Século XX: Narrativas do Império
O Império Britânico constituiu um factor determinante na construção da história contemporânea, quer na centralidade que assumiu dentro das relações de forças na Europa, quer na extensão do seu poder à escala global. Como em geral acontece com factos históricos relevantes, o Império Britânico foi razão de ser para múltiplas narrativas e foi ao mesmo tempo variadamente narrado e assim constituído também como resultado de diversas narrativas. Neste curso estudar-se-á este duplo estatuto do Império, como causa e como efeito de narrativas. O estudo começará com um romance de finais do século XIX, lido como referência vitoriana para a representação narrativa do Império, e centrar-se-á depois em três romances dos inícios do século XX.
Dentro do trabalho a desenvolver no curso procurar-se-á localizar nas obras imagens do império configuradas por estereótipos nacionais, por esta via integrando investigações do âmbito dos estudos de identidade; por outro lado, serão apontados percursos futuros de representações da identidade determinadas ou influenciadas pelo Império, por sua vez instituídas em objecto de investigação dos estudos pós-coloniais. Esta orientação do curso tenderá a salientar modos de reavaliação da narrativa propostos por perspectivas teóricas e críticas desenvolvidas sobretudo em finais do século XX.
As obras a estudar são as seguintes:
H. Rider Haggard, _King Solomon's Mines_ (1885), Penguin Classics, London: Penguin, 2007
Rudyard Kipling, _Kim_ (1901), Oxford World's Classics, Oxford: Oxford University Press, 1998
Joseph Conrad, _Heart of Darkness_ (1902), Penguin Classics, London: Penguin, 2007
E. M. Forster, _A Passage to India_ (1924), Penguin Classics, London: Penguin, 2005
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas; aulas práticas; sessões tutoriais
Palavras Chave
Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas germânicas > Literatura inglesa
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
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Exame Escrito |
Exame |
2,00 |
|
2008-12-20 |
|
Total: |
- |
0,00 |
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Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Leitura das obras, consulta da bibliografia de apoio e reflexão sobre as leituras realizadas |
Estudo autónomo |
104 |
2008-12-20 |
|
Total: |
104,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência de 75 % das aulas, excepto nos casos previstos na lei
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação activa nas aulas (intervenções, relatórios de leitura ou outros trabalhos de apresentação oral) - 20%
Exame - 80 %
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável
Melhoria de classificação
De acordo com o regulamento de avaliação em vigor