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Literatura Inglesa - Drama do Século XX

Código: LLC088     Sigla: LID_20

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 32 Plano Bidisciplinar de Inglês/Alemão 3 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Inglês/Espanhol 3 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Português/Inglês 3 - 6 52 162
Plano Monodisciplinar - Inglês 2 - 6 52 162
3
Plano de Inglês (Via Ensino) Alemão 2 - 6 52 162
Plano de Inglês (Via Ensino) Espanhol 2 - 6 52 162
3
Plano de Inglês (Via Ensino) Francês 2 - 6 52 162
3
Plano Bidisciplinar de Inglês/Francês 3 - 6 52 162
LRI 0 Pl.Oficial para - Minor Est. Ingleses 2 - 6 52 162
3

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Este programa visa familiarizar os estudantes com algumas tendências salientes da produção dramática britânica desde meados do séc.XX. Centrar-se-á no estudo de quatro dramaturgos cuja obra permite o reconhecimento da diversidade da cena britânica do último meio século, mas também dos fundamentos para a singular consequência (literária e teatral) que esse corpus dramático encontrou à escala global. O estudo dos textos dramáticos será precedido e enquadrado por noções teóricas fundamentais sobre drama e teatro, como também por uma breve perspectivação dos contextos histórico-culturais directamente relevantes.

Programa

1. Drama e teatro: do lugar do drama no sistema dos géneros aos desafios da sua actualização cénica.
2. Drama britânico contemporâneo: breve contextualização histórico-cultural.
3. John Osborne, Look Back in Anger (1956): representações da insurrreição individual e do desconforto histórico.
4. Harold Pinter, The Homecoming (1965): dos usos da língua, crónicas do poder e da discórdia.
5. Caryl Churchill, Cloud Nine (1979): uma utopia feminista e/ou uma utopia queer? A pulverização das identidades e a reconfiguração dos possíveis identitários.
6. Tom Stoppard, Arcadia (1993): “comédia de ideias” e intertextualidade.

Bibliografia:

1. Fontes primárias

John Osborne, Look Back in Anger (London: Faber, 1978)
Harold Pinter, The Homecoming (London: Faber, 1991)
Caryl Churchill, Cloud Nine (London: Nick Hern Books, 2006)
Tom Stoppard, Arcadia (London: Samuel French, 1993)

2. Fontes Secundárias*
Michael Billington, State of the Nation: British Theatre since 1945 (London: Faber, 2007).
Keir Elam, The Semiotics of Theatre and Drama (London: Methuen, 1980).
Cristopher Innes, Modern British Drama: The Twentieth Century (Cambridge: C.U.P., 2002).
Dominic Shellard, British Theatre since the War (New Haven and London: Yale U.P., 2000).
* serão fornecidas indicações bibliográficas adicionais ao longo do semestre

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, com explanação das matérias teóricas e históricas, aulas práticas, com análise, comentário e discussão dos textos e outras obras incluídas no programa, e aulas tutoriais. A participação activa dos alunos é considerada indispensável ao bom funcionamento das aulas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Trabalho escrito ou relatório de leitura Trabalho escrito 31,00 2012-06-08
Exame Exame 2,00 2012-07-31
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Preparação para o exame Estudo autónomo 73 2012-07-31
Total: 73,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previsto por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Relatório de leitura ou trabalhos de investigação - 30%; exame - 70%.
No espaço das aulas de orientação tutorial, os alunos terão de apresentar diversos trabalhos, entre os quais: pequenos ensaios escritos; relatórios de leitura; e apresentações orais.
A classificação do exame será feita aplicando a escala de 0 a 20.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

Aplicar-se-ão os princípios constantes das Normas de Avaliação.

Observações

Esta unidade curricular será exclusivamente leccionada em inglês. Todos os restantes trabalhos dos estudantes destinados à avaliação serão também escritos em língua inglesa.
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