Literatura Inglesa - Drama do Século XX
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Este programa visa familiarizar os estudantes com algumas tendências salientes da produção dramática britânica desde meados do séc.XX. Centrar-se-á no estudo de quatro dramaturgos cuja obra permite o reconhecimento da diversidade da cena britânica do último meio século, mas também dos fundamentos para a singular consequência (literária e teatral) que esse corpus dramático encontrou à escala global. O estudo dos textos dramáticos será precedido e enquadrado por noções teóricas fundamentais sobre drama e teatro, como também por uma breve perspectivação dos contextos histórico-culturais directamente relevantes.
Programa
1. Drama e teatro: do lugar do drama no sistema dos géneros aos desafios da sua actualização cénica.
2. Drama britânico contemporâneo: breve contextualização histórico-cultural.
3. John Osborne, Look Back in Anger (1956): representações da insurrreição individual e do desconforto histórico.
4. Harold Pinter, The Homecoming (1965): dos usos da língua, crónicas do poder e da discórdia.
5. Caryl Churchill, Cloud Nine (1979): uma utopia feminista e/ou uma utopia queer? A pulverização das identidades e a reconfiguração dos possíveis identitários.
6. Tom Stoppard, Arcadia (1993): “comédia de ideias” e intertextualidade.
Bibliografia:
1. Fontes primárias
John Osborne, Look Back in Anger (London: Faber, 1978)
Harold Pinter, The Homecoming (London: Faber, 1991)
Caryl Churchill, Cloud Nine (London: Nick Hern Books, 2006)
Tom Stoppard, Arcadia (London: Samuel French, 1993)
2. Fontes Secundárias*
Michael Billington, State of the Nation: British Theatre since 1945 (London: Faber, 2007).
Keir Elam, The Semiotics of Theatre and Drama (London: Methuen, 1980).
Cristopher Innes, Modern British Drama: The Twentieth Century (Cambridge: C.U.P., 2002).
Dominic Shellard, British Theatre since the War (New Haven and London: Yale U.P., 2000).
* serão fornecidas indicações bibliográficas adicionais ao longo do semestre
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas, com explanação das matérias teóricas e históricas, aulas práticas, com análise, comentário e discussão dos textos e outras obras incluídas no programa, e aulas tutoriais. A participação activa dos alunos é considerada indispensável ao bom funcionamento das aulas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Trabalho escrito ou relatório de leitura |
Trabalho escrito |
31,00 |
|
2012-06-08 |
Exame |
Exame |
2,00 |
|
2012-07-31 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Preparação para o exame |
Estudo autónomo |
73 |
2012-07-31 |
|
Total: |
73,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previsto por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
Relatório de leitura ou trabalhos de investigação - 30%; exame - 70%.
No espaço das aulas de orientação tutorial, os alunos terão de apresentar diversos trabalhos, entre os quais: pequenos ensaios escritos; relatórios de leitura; e apresentações orais.
A classificação do exame será feita aplicando a escala de 0 a 20.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável.
Melhoria de classificação
Aplicar-se-ão os princípios constantes das Normas de Avaliação.
Observações
Esta unidade curricular será exclusivamente leccionada em inglês. Todos os restantes trabalhos dos estudantes destinados à avaliação serão também escritos em língua inglesa.