Literatura e Cinema
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Abordagem da História do cinema e das características particulares da cinematografia francesa.
Reconhecimento do funcionamento específico, tanto ao nível semântico como narrativo, da imagem-som por comparação com as formas verbais.
Determinação da influência recíproca do cinema e da literatura francesa ao longo do século XX.
Aquisição de uma metodologia de análise e exercício das capacidades críticas sobre objectos fílmicos.
Programa
Conteúdos
1. O cinema dentro dos mass media: função social e funcionamento publicitário/propagandístico da imagem.
2. Análise comparada do verbo e da imagem. Teorias da montagem: produção de sentido e narratividade.
3. A recepção: leitura e visionamento.
a) Inscrição do tempo e fixação no tempo.
b) Nomeação e objectivação.
c) Fenómenos de projecção-identificação.
4. O caso particular da adaptação: perspectiva estética.
a) Obras teatrais no cinema mudo.
b) Modelo romanesco e dramático do argumento cinematográfico.
c) Ilustração ou meta-discurso.
5. Cinema e Literatura: perspectiva histórica; influências recíprocas.
a) Do cinematógrafo ao surrealismo: fixação de uma iconografia.
b) Do cinema ao Nouveau roman: determinação de um «espaço literário».
c) Do Nouveau roman à Nouvelle vague: abolição das fronteiras.
6. Autores e cineastas.
a) O papel de Alain Resnais.
b) Marguerite Duras e Alain Robbe-Grillet, romancistas e realizadores.
c) O caso Jean-Luc Godard.
Actividades
1. Visionamento e análise de filmes.
2. Comparação de um texto literário com a sua adaptação cinematográfica (trabalho de pesquisa).
Bibliografia Obrigatória
A. Bazin; Qu’est-ce que le cinéma?, Editions du Cerf, 1981
G. Deleuze; L’image-mouvement, Editions de Minuit, 1983
G. Deleuze; L’image-temps, Editions de Minuit, 1985
S. M. Eisenstein; Le film, sa forme, son sens, Christian Bourgois, 1976
J.-L. Godard; J.-L. Godard par J.-L. Godard, Pierre Belfont, 1968
J.-L. Godard; Introduction à une véritable Histoire du Cinéma, Editions Albatros, 1980
C. Metz; Essais sur la signification au cinéma, (tomos I e II), Klincksieck, 1968
C. Metz; Langage et Cinéma, Editions Albatros, 1981
D. Vertov; Articles, journaux, projets, Union Générale d’Editions 10/18, 1972
Observações Bibliográficas
(As referências bibliográficas complementares serão comunicadas no decorrer das aulas).
Uma escolha de filmes será apresentada nas aulas práticas.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas e práticas.
Tipo de avaliação
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
60,00 |
|
|
Elaboração de relatório de leitura ou trabalho de investigação |
Trabalho escrito |
31,00 |
|
2008-05-30 |
Exame escrito |
Exame |
3,00 |
|
2008-07-31 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Preparação de exame |
Estudo autónomo |
73 |
2008-07-31 |
|
Total: |
73,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei
Fórmula de cálculo da classificação final
Relatório de leitura ou trabalho de investigação - 30%; exame - 70%
Provas e trabalhos especiais
Trabalho de investigação: método comparatista: escrita literária e fílmica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica
Melhoria de classificação
De acordo com as regras em vigor na FLUP