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Literatura e Cinema

Código: LLC078     Sigla: LCIN

Ocorrência: 2007/2008 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Instituição Responsável: Faculdade de Letras

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EELRI 0 Plano Oficial - LEELRI 4 - 6 -
EFA 1 Plano Oficial - LEFA 4 - 6 -
EFI 1 Plano Oficial - LEFI 4 - 6 -
EPA 0 Plano Oficial - LEPA 4 - 6 -
EPF 0 Plano Oficial - LEPF 4 - 6 -
EPI 2 Plano Oficial - LEPI 4 - 6 -
LA 5 Plano Oficial para 2007/2008 3 - 6 -
LLC 26 Plano Português e Língua Estrangeira* 2007/2008 2 - 6 -
Plano Bidisciplinar para 2007/2008 2 - 6 -
3
Plano Monodisciplinar para 2007/2008 1 - 6 -
Perfil de Inglês (Via Ensino) para 2007/2008 2 - 6 -
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Abordagem da História do cinema e das características particulares da cinematografia francesa.
Reconhecimento do funcionamento específico, tanto ao nível semântico como narrativo, da imagem-som por comparação com as formas verbais.
Determinação da influência recíproca do cinema e da literatura francesa ao longo do século XX.
Aquisição de uma metodologia de análise e exercício das capacidades críticas sobre objectos fílmicos.

Programa

Conteúdos
1. O cinema dentro dos mass media: função social e funcionamento publicitário/propagandístico da imagem.
2. Análise comparada do verbo e da imagem. Teorias da montagem: produção de sentido e narratividade.
3. A recepção: leitura e visionamento.
a) Inscrição do tempo e fixação no tempo.
b) Nomeação e objectivação.
c) Fenómenos de projecção-identificação.
4. O caso particular da adaptação: perspectiva estética.
a) Obras teatrais no cinema mudo.
b) Modelo romanesco e dramático do argumento cinematográfico.
c) Ilustração ou meta-discurso.
5. Cinema e Literatura: perspectiva histórica; influências recíprocas.
a) Do cinematógrafo ao surrealismo: fixação de uma iconografia.
b) Do cinema ao Nouveau roman: determinação de um «espaço literário».
c) Do Nouveau roman à Nouvelle vague: abolição das fronteiras.
6. Autores e cineastas.
a) O papel de Alain Resnais.
b) Marguerite Duras e Alain Robbe-Grillet, romancistas e realizadores.
c) O caso Jean-Luc Godard.

Actividades
1. Visionamento e análise de filmes.
2. Comparação de um texto literário com a sua adaptação cinematográfica (trabalho de pesquisa).

Bibliografia Obrigatória

A. Bazin; Qu’est-ce que le cinéma?, Editions du Cerf, 1981
G. Deleuze; L’image-mouvement, Editions de Minuit, 1983
G. Deleuze; L’image-temps, Editions de Minuit, 1985
S. M. Eisenstein; Le film, sa forme, son sens, Christian Bourgois, 1976
J.-L. Godard; J.-L. Godard par J.-L. Godard, Pierre Belfont, 1968
J.-L. Godard; Introduction à une véritable Histoire du Cinéma, Editions Albatros, 1980
C. Metz; Essais sur la signification au cinéma, (tomos I e II), Klincksieck, 1968
C. Metz; Langage et Cinéma, Editions Albatros, 1981
D. Vertov; Articles, journaux, projets, Union Générale d’Editions 10/18, 1972

Observações Bibliográficas

(As referências bibliográficas complementares serão comunicadas no decorrer das aulas).
Uma escolha de filmes será apresentada nas aulas práticas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e práticas.

Tipo de avaliação

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 60,00
Elaboração de relatório de leitura ou trabalho de investigação Trabalho escrito 31,00 2008-05-30
Exame escrito Exame 3,00 2008-07-31
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Preparação de exame Estudo autónomo 73 2008-07-31
Total: 73,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei

Fórmula de cálculo da classificação final

Relatório de leitura ou trabalho de investigação - 30%; exame - 70%

Provas e trabalhos especiais

Trabalho de investigação: método comparatista: escrita literária e fílmica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica

Melhoria de classificação

De acordo com as regras em vigor na FLUP
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