Introdução à Cultura e à Literatura Alemãs II
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
É objetivo desta disciplina facultar aos alunos conhecimentos de caráter geral nas áreas da história e da política, da literatura e da cultura nos países de expressão alemã. Será abordado o século XX.
Programa
0. Os países de língua alemã: A Alemanha, a Áustria e a Suiça
O conceito de estado e de nação.
1. A Europa no dealbar do século XX e os antecedentes históricos, políticos, sociais, filosóficos, económicos e culturais da 1ª Grande Guerra.
A pintura e a literatura do Expressionismo.
2. A República de Weimar e a República Austríaca
As repercussões da crise económica mundial.
“Os Loucos Anos Vinte” e as vanguardas culturais.
O emergir de uma cultura de massas e as novas expressões artísticas.
3.O III Reich e o nazismo – a escalada do poder
A ideologia nazi, as ideologias racistas, o antissemitismo.
A cultura ao serviço da propaganda política. Lírica, teatro, representações pitóricas e cinema.
A expansão territorial, o “Anschluss” e a 2ª Grande Guerra.
O holocausto.
A literatura da imigração interior e do exílio como exemplo de vozes discordantes.
4. Dois estados alemães
A ocupação e a divisão da Alemanha.
A “Stunde Null” e a questão da “literatura depois de Ausschwitz”.
5.Da Guerra Fria à unificação
A evolução sociopolítica e económica dois dois países
A República Federal Alemã, o Plano Marshall e o milagre alemão.
A República Democrática Alemã e o domínio soviético.
As tensões e crises internas e externas ao longo de 40 anos.
A expressão dessa tensões na literatura e outras artes nas duas Alemanhas e na Áustri . A questão da culpa.
Antecedentes políticos, económico e sociais da queda do Muro de Berlim e do fim do Pacto de Varsóvia.
A queda do Muro e as suas consequências na sociedade alemã.
6. A atualidade – a nova ordem europeia
A Alemanha unificada, a Áustria e a Suíça nos contextos da UE, da globalização e da multiculturalidade.
A situação económica e a cultural – vantagens e desafios.
Bibliografia Obrigatória
Alfred Opitz (Coord.); Sociedade e Cultura Alemãs, , Universidade Aberta, 1998. . ISBN: 972-674-239-O
Philippe Ariès e Georges Duby; História da Vida Privada, Afrontamento, 1989-91
António Sousa Ribeiro;; Literatura Alemã II, Universidade Aberta, 1999
Eva-Maria Kabisch; Literaturgeschichte Kurzgefasst, Ernst Klett Verlag, 1985. . ISBN: ISBN: 3-12-350400-X
Observações Bibliográficas
Complementary bibliography will be indicated during the semester.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aplicar-se-á um método eclético composto por aulas teórias de orientação tendenciamente magistral e, principalmente, por aulas de pendor teórico-prático e prático em que o aluno será instado a uma participação ativa.
Software
Power Point
Palavras Chave
Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas germânicas > Literatura alemã
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Teste |
Exame |
2,00 |
|
2012-07-14 |
Elaboração de trabalho |
Exame |
32,00 |
|
2012-07-14 |
Preparação de exame |
Trabalho escrito |
72,00 |
|
2012-07-14 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
75% de presença nas aulas e aprovação nos diferentes elementos de avaliação
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída: média ponderada da classificação dos trabalhos, da participação ativa nas aulas e em outras atividades ligadas à disciplina e da classificação do exame final, sendo que este tem um peso de 50%, os trabalhos um peso de 25% e a participação ativa nas aulas e em outras atividades um peso de 25%.
Provas e trabalhos especiais
não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
não se aplica
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor na FLUP.