Introdução à Cultura e à Literatura Alemãs II
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Delineamento de um panorama político, social e cultural da Alemanha da viragem do século à vieragem do milénio.
Programa
0. Objectivos gerais e específicos da disciplina.
1. Da Era Guilhermina à Primeira Guerra Mundial.
2. A República de Weimar.
3. Do III Reich à Segunda Guerra Mundial.
Bibliografia geral
Bahr, Erhard (Hg.), Geschichte der deutschen Literatur, Tϋbingen, Francke, 1988.
Baumann, Barbara e Brigitta Oberle: Deutsche Literatur in Epochen, München, Hueber, 1985.
Best, Otto e A. Schmidt, Deutsche Literatur in Text und Darstellung, Stuttgart, Reclam, 1979.
Freund, Michael e Thilo Vogelsang, Deutsche Geschichte, erweiterte und aktualisierte Sonderausgabe, Gütersloh, Berlin, München, Wien, Bertelsmann Lexikon-Verlag, 1973.
Freund, Winfried, Deutsche Literatur, Köln, Dumont, 2000.
Fulbrook, Mary, A Concise History of Germany, updated edition, Cambridge, Cambridge University Press, 1995.
Gössmann, Wilhelm, Deutsche Kulturgeschichte im Grundriß, vierte, verbesserte Auflage, München, Hueber, 1970.
Grabert, W., Geschichte der deutschen Literatur, München, Bayerischer Schulbuch, 1971.
Rassow, Peter e Theodor Schieffer (Hrsg.), Deutsche Geschichte im Überblick. Ein Handbuch, 3. überarbeitete und ergänzte Auflage, Stuttgart, Metzler, 1978.
Rothmann, Kurt, Kleine Geschichte der deutschen Literatur, Stuttgart, Reclam, 1985.
Valentin, Gerold, Deutsche Dichtung. Kleine Geschichte unserer Literatur, München, Schoningh, 1971.
Schnell, Ralf, Geschichte der deutschsprachigen Literatur seit 1945, Stuttgart, Weimar, Metzler, 1993.
Tenbrock, Robert Hermann, Geschichte Deutschlands, München, Hueber, 1968.
Vilas-Boas, Gonçalo, Literatura Alemã III, Lisboa, Universidade Aberta, 1999.
Vogt, Martin e Michael Behnen, Deutsche Geschichte. Von den Anfängen bis zur Wiedervereinigung, Stuttgart, Metzler, 1991.
Zmegac, Viktor (Hrsg.), Geschichte der deutschen Literatur vom 18. Jahrhundert bis zur Gegenwart, Königstein / Ts., Athenäeum, 1979.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Apresentação dos contextos de produção e dos autores a estudar. Análise e interpretação subsequentes das obras seleccionadas. Privilégio da componente teórico-prática, pelo fomento da participação activa dos estudantes
Software
Word
Power Point
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
60,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
75% de presença nas aulas e aprovação nos diferentes elementos de avaliação
Fórmula de cálculo da classificação final
Média ponderada entre os elementos de avaliação
Provas e trabalhos especiais
não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
não se aplica
Melhoria de classificação
De acordo com as normas emitidas pelo Conselho Pedagógico