Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LLC024

Cultura Norte-Americana - Identidade(s) e História

Código: LLC024     Sigla: CNAIH

Ocorrência: 2009/2010 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LA 5 Pl. Oficial - Línguas Aplicadas- Tradução 3 - 6 52 162
LLC 55 Plano Bidisciplinar de Inglês/Alemão 3 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Inglês/Espanhol 3 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Português/Inglês 3 - 6 52 162
Plano Monodisciplinar - Inglês 2 - 6 52 162
3
Plano de Inglês (Via Ensino) Alemão 3 - 6 52 162
Plano de Inglês (Via Ensino) Espanhol 3 - 6 52 162
Plano de Inglês (Via Ensino) Francês 3 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Inglês/Francês 3 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Este programa tem como objectivo reflectir sobre mitos fundadores, ocorrências e momentos representativos da cultura e da história americana no sentido de levar os alunos a perceber a pertinência de falarmos de identidade(s) no contexto dos Estados Unidos da América.

Programa

Para conduzir os alunos a uma reflexão e a uma questionação sobre aspectos centrais e inerentes à pluralidade cultural e histórica americana será abordado o romance Adventures of Huckleberry Finn. Partindo desta obra de Mark Twain dispensar-se à particular atenção a alguns mitos fundadores que permitirão melhor compreender algumas vivências e ocorrências históricas, bem como a construção de identidade(s) no contexto dos Estados Unidos.
Assim acentuar-se-á os seguintes aspectos:
• A invenção da “América”, a viagem, a visão utópica, a visão pastoril e outros mitos fundadores que se projectarão na história e nas manifestações da cultura dos Estados Unidos;
• O Sul como “Outra Terra” e a Guerra Civil;
• O Novo estado-nação moderno e industrial;
• O Sul e a afirmação (perdida ?) da sua identidade;
• A visibilidade da comunidade negra e de outras comunidades minoritárias e/ou de margem.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas + aulas práticas + tutoriais

Palavras Chave

Ciências Sociais > Estudos culturais > Estudos americanos > Estudos norte-americanos

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Exame escrito Exame 2,00 2009-12-19
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Elaboração de relatórios de leitura e investigação Estudo autónomo 31 2009-12-19
Preparação de exame Estudo autónomo 73 2009-12-19
Total: 104,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame 100%

Provas e trabalhos especiais

n/a

Avaliação especial (TE, DA, ...)

n/a

Melhoria de classificação

n/a
Recomendar Página Voltar ao Topo