Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LLC023

Cultura Inglesa - da Era Industrial ao Fim do Império

Código: LLC023     Sigla: CIEIFI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Ingleses

Ocorrência: 2007/2008 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EELRI 0 Plano Oficial - LEELRI 4 - 6 52 162
EFI 0 Plano Oficial - LEFI 4 - 6 52 162
EPI 0 Plano Oficial - LEPI 4 - 6 52 162
LA 0 Plano Oficial para 2007/2008 3 - 6 52 162
LLC 0 Plano Bidisciplinar para 2007/2008 2 - 6 52 162
3
Plano Monodisciplinar para 2007/2008 1 - 6 52 162
Perfil de Inglês (Via Ensino) para 2007/2008 2 - 6 52 162
3
LRI 0 Plano Oficial para 2007/2008 3 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O presente programa tem os seguintes objectivos:

- disponibilizar aos estudantes elementos fundamentais para a compreensão da singularidade da Revolução Industrial Britânica, nas suas vertentes social, económica, política e tecnológica;

- envolver os estudantes no processo de análise da formação e do declínio do Império Britânico.

Programa

I – A Revolução Industrial britânica – séculos XVIII e XIX


1. Clima político e enquadramento económico
2. Revolução tecnológica e alterações demográficas
3. O papel da mulher

II – Apogeu e declínio do Império Britânico – séculos XIX e XX

1. No centro do Império: cultura e sociedade vitorianas
2. Extensão geográfica e significado político do Império
3. Perspectivas pós-coloniais

Para o estudo dos temas das duas unidades temáticas serão analisados e discutidos textos coevos, bem como textos críticos recentes. Nas sessões de Orientação Tutorial os estudantes serão envolvidos em tarefas de investigação bibliográfica que lhes proporcionem um melhor entendimento dos temas em análise.

Observações Bibliográficas

Ao longo das sessões recorreremos à análise de excertos de textos considerados pertinentes para cada ponto do programa. Serão afixadas na Plataforma de Ensino à Distância as referências bibliográficas relevantes.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- blended learning (recurso à plataforma de ensino à distância WebCT Vista);
- ensino centrado nos estudantes (aulas teóricas – método expositivo-demonstrativo; aulas práticas – actividades de discussão de documentos relevantes; sessões de Orientação Tutorial – actividades de investigação bibliográfica).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 60,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Média final positiva.

Fórmula de cálculo da classificação final

Componentes de avaliação:
. Teste escrito - 40%
. Portefólio Electrónico – 20%
. Apresentação oral do trabalho de grupo – 10%
. Apresentação escrita do trabalho de grupo – 20%
. Participação nas aulas – 10%
Cálculo da classificação final:
Cálculo ponderado das componentes da avaliação

Provas e trabalhos especiais

Os descritos no item anterior

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

De acordo com as normas de avaliação.

Observações

Língua de ensino: inglês
Recomendar Página Voltar ao Topo