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Bases de Análise Gramatical_Inglês

Código: LLC012     Sigla: BAGR_I

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 85 Plano Bidisciplinar de Inglês/Alemão 1 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Inglês/Espanhol 1 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Alemão/Espanhol 1 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Alemão/Francês 1 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Português/Inglês 1 - 6 52 162
Plano Monodisciplinar - Alemão 1 - 6 52 162
Plano Monodisciplinar - Inglês 1 - 6 52 162
Plano de Inglês (Via Ensino) Alemão 1 - 6 52 162
Plano de Inglês (Via Ensino) Espanhol 1 - 6 52 162
Plano de Inglês (Via Ensino) Francês 1 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Inglês/Francês 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

No final deste curso o aluno deve:
(1) ter um melhor conhecimento da terminologia gramatical num nível base;
(2) ter um conhecimento das classes de palavras, e ser capaz de distinguir entre elas: as classes fechadas – os pronomes, os determinantes, os verbos auxiliares e modais, as preposições e as conjunções; as classes abertas – os nomes, os verbos lexicais, os adjectivos e os advérbios.
(3) Ter um conhecimento da distinção gramatical entre palavra, sintagma, oração e frase;
(4) Ser capaz a compreender a distinção entre uma frase simples e complexa
(5) Saber os cinco elementos chaves de uma oração; sujeito, verbo, objecto,
complemento e adverbial.

Programa

(1) Introdução: objectivos do curso. Porque estudar a gramática? Terminologia básica.
(2) Classes de palavras (abertas e fechadas)
(3) Classes dos nomes
(4) Os pronomes
(5) A sintagma nominal:
(i) Pre-modificação (determinantes, adjectivos, particípios, nomes)
(ii) Pos-modificação (orações relativas, orações não finitas)
(6) Outros tipos de sintagmas (preposicionais, adjectivais, adverbiais)
(7) Os elementos de uma oração: sujeito, verbo, objecto, complemento, adverbial
(8) A frase simples
(9) A frase complexa
(10) As orações adverbiais (finitas e não finitas)
(11) As conjunções


Bibliografia Obrigatória

Cholij M. & Geetha N.; English Basics (A companion to grammar & writing), (Cambridge) C.U.P., 2004. ISBN: 0-521-52060-6
Cholij M. & Geetha N.; English Basics (A companion to grammar & writing), (Cambridge) C.U.P., 2004. ISBN: 0-521-52060-6
Cholij M. & Geetha N.; English Basics (A companion to grammar & writing), (Cambridge) C.U.P., 2004. ISBN: 0-521-52060-6
Cholij M. & Geetha N.; English Basics (A companion to grammar & writing), (Cambridge) C.U.P., 2004. ISBN: 0-521-52060-6
Leech G, Cruikshank B, Ivanic R; An A-Z of English Grammar & Usage, Longman/Pearson Education Ltd, 2001. ISBN: 0-582-40574-2
Leech G, Cruikshank B, Ivanic R; An A-Z of English Grammar & Usage, Longman/Pearson Education Ltd, 2001. ISBN: 0-582-40574-2
Leech G, Cruikshank B, Ivanic R; An A-Z of English Grammar & Usage, Longman/Pearson Education Ltd, 2001. ISBN: 0-582-40574-2
Leech G, Cruikshank B, Ivanic R; An A-Z of English Grammar & Usage, Longman/Pearson Education Ltd, 2001. ISBN: 0-582-40574-2
Swan M; Practical English Usage (3rd edition), [Oxford) O.U.P., 2005. ISBN: 0-19-442098-1
Swan M; Practical English Usage (3rd edition), [Oxford) O.U.P., 2005. ISBN: 0-19-442098-1
Swan M; Practical English Usage (3rd edition), [Oxford) O.U.P., 2005. ISBN: 0-19-442098-1
Swan M; Practical English Usage (3rd edition), [Oxford) O.U.P., 2005. ISBN: 0-19-442098-1
Yule G; Oxford Practice Grammar (Advanced), Oxford University Press, 2006. ISBN: 978 0-19 432754-1
Yule G; Oxford Practice Grammar (Advanced), Oxford University Press, 2006. ISBN: 978 0-19 432754-1
Yule G; Oxford Practice Grammar (Advanced), Oxford University Press, 2006. ISBN: 978 0-19 432754-1
Yule G; Oxford Practice Grammar (Advanced), Oxford University Press, 2006. ISBN: 978 0-19 432754-1

Bibliografia Complementar

Crystal D; Rediscover Grammar (3rd edition), [Harlow]Longman/Pearson Education , 2004. ISBN: 0-582-84862-8
Crystal D; Rediscover Grammar (3rd edition), [Harlow]Longman/Pearson Education , 2004. ISBN: 0-582-84862-8
Crystal D; Rediscover Grammar (3rd edition), [Harlow]Longman/Pearson Education , 2004. ISBN: 0-582-84862-8
Crystal D; Rediscover Grammar (3rd edition), [Harlow]Longman/Pearson Education , 2004. ISBN: 0-582-84862-8

Observações Bibliográficas

O aluno não tem que comprar nenhum livro para seguir o curso porque o professor vai fornecer toda a matéria necessária. Contudo, os livros nesta lista são úteis para quem quiser estudar mais.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

(1) Exposição oral dentro da aula
(2) Exercícios para trabalho de casa
(3) Sessões de trabalho em grupos mais pequenos visando a preparação de actividade para os demais alunos e treino da gramática
(4) Revisão da matéria antes dos testes

Software

Not applicable
Not applicable
Not applicable
Not applicable

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Provas escritas Exame 4,00 2011-01-31
Projectos e trabalhos de casa Trabalho escrito 42,00 2010-12-17
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Orientação Tutorial Estudo autónomo 20 2010-12-17
Estudo Individual e em grupo Estudo autónomo 40 2011-01-31
Total: 60,00

Obtenção de frequência

Os alunos tem que assistir 75% das aulas e assinar a lista de presenças.

Fórmula de cálculo da classificação final

Um teste feito em classe durante o semestre (em Novembro) – 40%
Um exame final em Janeiro – 60%

Provas e trabalhos especiais

N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

N/A

Melhoria de classificação

Na época de recurso os alunos só podem repetir a parte que corresponde ao exame final que vale 60%. (Os outros 40% não podem ser repetidos)

Observações

A lingua de instrução é inglês
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