Bases de Análise Gramatical_Inglês
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
No final deste curso o aluno deve:
(1) ter um melhor conhecimento da terminologia gramatical num nível base;
(2) ter um conhecimento das classes de palavras, e ser capaz de distinguir entre elas: as classes fechadas – os pronomes, os determinantes, os verbos auxiliares e modais, as preposições e as conjunções; as classes abertas – os nomes, os verbos lexicais, os adjectivos e os advérbios.
(3) Ter um conhecimento da distinção gramatical entre palavra, sintagma, oração e frase;
(4) Ser capaz a compreender a distinção entre uma frase simples e complexa
(5) Saber os cinco elementos chaves de uma oração; sujeito, verbo, objecto,
complemento e adverbial.
Programa
(1) Introdução: objectivos do curso. Porque estudar a gramática? Terminologia básica.
(2) Classes de palavras (abertas e fechadas)
(3) Classes dos nomes
(4) Os pronomes
(5) A sintagma nominal:
(i) Pre-modificação (determinantes, adjectivos, particípios, nomes)
(ii) Pos-modificação (orações relativas, orações não finitas)
(6) Outros tipos de sintagmas (preposicionais, adjectivais, adverbiais)
(7) Os elementos de uma oração: sujeito, verbo, objecto, complemento, adverbial
(8) A frase simples
(9) A frase complexa
(10) As orações adverbiais (finitas e não finitas)
(11) As conjunções
Bibliografia Obrigatória
Cholij M. & Geetha N.; English Basics (A companion to grammar & writing), (Cambridge) C.U.P., 2004. ISBN: 0-521-52060-6
Cholij M. & Geetha N.; English Basics (A companion to grammar & writing), (Cambridge) C.U.P., 2004. ISBN: 0-521-52060-6
Cholij M. & Geetha N.; English Basics (A companion to grammar & writing), (Cambridge) C.U.P., 2004. ISBN: 0-521-52060-6
Cholij M. & Geetha N.; English Basics (A companion to grammar & writing), (Cambridge) C.U.P., 2004. ISBN: 0-521-52060-6
Leech G, Cruikshank B, Ivanic R; An A-Z of English Grammar & Usage, Longman/Pearson Education Ltd, 2001. ISBN: 0-582-40574-2
Leech G, Cruikshank B, Ivanic R; An A-Z of English Grammar & Usage, Longman/Pearson Education Ltd, 2001. ISBN: 0-582-40574-2
Leech G, Cruikshank B, Ivanic R; An A-Z of English Grammar & Usage, Longman/Pearson Education Ltd, 2001. ISBN: 0-582-40574-2
Leech G, Cruikshank B, Ivanic R; An A-Z of English Grammar & Usage, Longman/Pearson Education Ltd, 2001. ISBN: 0-582-40574-2
Swan M; Practical English Usage (3rd edition), [Oxford) O.U.P., 2005. ISBN: 0-19-442098-1
Swan M; Practical English Usage (3rd edition), [Oxford) O.U.P., 2005. ISBN: 0-19-442098-1
Swan M; Practical English Usage (3rd edition), [Oxford) O.U.P., 2005. ISBN: 0-19-442098-1
Swan M; Practical English Usage (3rd edition), [Oxford) O.U.P., 2005. ISBN: 0-19-442098-1
Yule G; Oxford Practice Grammar (Advanced), Oxford University Press, 2006. ISBN: 978 0-19 432754-1
Yule G; Oxford Practice Grammar (Advanced), Oxford University Press, 2006. ISBN: 978 0-19 432754-1
Yule G; Oxford Practice Grammar (Advanced), Oxford University Press, 2006. ISBN: 978 0-19 432754-1
Yule G; Oxford Practice Grammar (Advanced), Oxford University Press, 2006. ISBN: 978 0-19 432754-1
Bibliografia Complementar
Crystal D; Rediscover Grammar (3rd edition), [Harlow]Longman/Pearson Education , 2004. ISBN: 0-582-84862-8
Crystal D; Rediscover Grammar (3rd edition), [Harlow]Longman/Pearson Education , 2004. ISBN: 0-582-84862-8
Crystal D; Rediscover Grammar (3rd edition), [Harlow]Longman/Pearson Education , 2004. ISBN: 0-582-84862-8
Crystal D; Rediscover Grammar (3rd edition), [Harlow]Longman/Pearson Education , 2004. ISBN: 0-582-84862-8
Observações Bibliográficas
O aluno não tem que comprar nenhum livro para seguir o curso porque o professor vai fornecer toda a matéria necessária. Contudo, os livros nesta lista são úteis para quem quiser estudar mais.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
(1) Exposição oral dentro da aula
(2) Exercícios para trabalho de casa
(3) Sessões de trabalho em grupos mais pequenos visando a preparação de actividade para os demais alunos e treino da gramática
(4) Revisão da matéria antes dos testes
Software
Not applicable
Not applicable
Not applicable
Not applicable
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Provas escritas |
Exame |
4,00 |
|
2011-01-31 |
Projectos e trabalhos de casa |
Trabalho escrito |
42,00 |
|
2010-12-17 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Orientação Tutorial |
Estudo autónomo |
20 |
2010-12-17 |
Estudo Individual e em grupo |
Estudo autónomo |
40 |
2011-01-31 |
|
Total: |
60,00 |
|
Obtenção de frequência
Os alunos tem que assistir 75% das aulas e assinar a lista de presenças.
Fórmula de cálculo da classificação final
Um teste feito em classe durante o semestre (em Novembro) – 40%
Um exame final em Janeiro – 60%
Provas e trabalhos especiais
N/A
Avaliação especial (TE, DA, ...)
N/A
Melhoria de classificação
Na época de recurso os alunos só podem repetir a parte que corresponde ao exame final que vale 60%. (Os outros 40% não podem ser repetidos)
Observações
A lingua de instrução é inglês