Alemão B2.2
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Alemão
Objetivos
Nesta disciplina, os aprendentes de alemão como língua estrangeira deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B2.2 (utilizador independente) do Quadro Europeu Comum de Referência (CECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).
As aulas serão dadas em alemão.
The object of this course is to enable the students to achieve the level B2.2 (acording to CECR) as to all four basic language skills: oral and reading comprehension, as well as oral and written production.
Classes will be held in German.
In diesem Fach sollen die Studenten die im Gemeinsamen Europäischen Referenzrahmen für B2.2 festgelegten Fertigkeiten erwerben (Hörverstehen, Leseverstehen, freies und interaktives Sprechen, Schreiben).
Der Unterricht wird auf Deutsch erfolgen.
Programa
TEMÁTICAS / THEMES / THEMENBEREICHE:
- Língua / Language / Sprache
- A vida profissional / Living for the job? / Arbeit ist das halbe Leben?
- Ciência / Science / Wissenschaft
- Preparado para ... / Fit for... / Fit für..
- História(s) / HiStory / Geschichte(n)
GRAMÁTICA / GRAMMAR / GRAMMATIKTHEMEN:
- des Wort "es"
- Konnektoren mit erweiterten Infinitiven ("um..zu"/ohne..zu"/"anstatt...zu")
- zweiteilige Konnektoren und der Konnektor "während"
- Vergleichssätze mit "als/"wie" und "je...desto/umso"
- irreale Vergleiche (Wiederholung: Konjunktiv II)
- Passiv + Passiversatzformen
- Vorgangspassiv vs. Zustandspassiv
- Partizipien als Adjektive
- indirekte Rede mit Konjunktiv I
Bibliografia Obrigatória
U. Koithan/H. Schmitz/T. Sieber/R. Sonntag/R.-P. Lösche; Aspekte, Lehrbuch 2 (mit DVD), Langenscheidt, 2008. ISBN: 978-3-468-47484-2 ((ohne DVD: 978-3-468-47481-1))
U. Koithan/H. Schmitz/T. Sieber/R. Sonntag/R.-P. Lösche; Aspekte, Arbeitsbuch 2 (mit CD-ROM), Langenscheidt, 2008. ISBN: 978-3-468-47482-8
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Revezar-se-ão aulas teóricas e práticas, e serão aplicadas várias estratégias didácticas - sempre com o fim de dar o máximo apoio aos estudantes, individualmente e em grupo. Espera-se dos estudantes preparação autónoma e assimilação das aulas, com a ideia de trabalhar nas suas fraquezas individuais. Conforme o programa, os estudantes podem ser convidados tanto a preparar e apresentar trabalhos, como a colaborar em projectos.
Nas aulas, dá-se grande importância à participação activa por parte dos alunos para desenvolver as suas capacidades de comunicação espontânea.
Theoretical and practical course units will alternate and various didactic strategies will be applied to support and encourage the students‘ progress, individually and as a group, as good as possible. It is expected that the students will independently review and prepare the different units to overcome individual weaknesses. Depending on the program, the students might be asked to prepare and execute presentations and participate in eventual projects.
Active participation in class is highly encouraged to foster the spontaneous oral communication of the students.
Theoretische und praktische Unterrichtseinheiten wechseln sich ab und verschiedene didaktische Strategien kommen zum Einsatz - immer mit Ziel, die Studenten sowohl als Individuen wie auch als Gruppe bestmöglich zu fördern. Von den Studenten wird erwartet, dass sie eigenständig vor- und nacharbeiten, um individuelle Schwächen zu beheben. Sofern es in der Unterrichtsplanung vorgesehen ist, können die Studenten dazu aufgefordert werden, Referate vorzubereiten und vorzutragen, sowie an Projekten mitzuarbeiten.
Besonderer Wert wird auf eine aktive Mitarbeit im Unterricht gelegt, um die spontane mündliche Kommunikationsfähigkeit der Kursteilnehmer weiterzuentwickeln.
Software
Rechtschreibkorrektur für Deutsch
Word
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Testes escritos |
Exame |
4,00 |
|
2012-07-14 |
Provas orais/ apresentações |
Exame |
1,00 |
|
2012-07-14 |
Projectos/trabalhos |
Exame |
54,00 |
|
2012-07-14 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo individual |
Estudo autónomo |
47 |
2012-07-14 |
|
Total: |
47,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final é composta pela nota escrita e a nota oral, sendo o peso de
cada uma: 50%.
Para obter aprovação à cadeira é preciso
- assistir a 75% das aulas (excepto os casos previsto na lei),
- atingir tanto na avaliação escrita como na avaliação oral o mínimo de
9 valores e
- a média total não pode ser inferior a 10 valores.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas de avaliação da FLUP:
Os estudantes dispensados de frequência (Art. 9, alínea 3) farão todos os componentes da avaliação distribuída. O calendário das diferentes provas/trabalhos será publicado nos sumários da disciplina. É obrigatório combinar pessoalmente com a professora no princípio do semestre um dia para a apresentação da "Meldung des Tages" e, durante o semestre, seguir atentamente os sumários para não perder os prazos de eventuais projectos.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas de avaliação da FLUP.
Observações
E-Mail da professora: deutschtrainer@gmail.com