Alemão A1.2
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Alemão
Objetivos
Alemão A1.2 é a continuação de Alemão A1.1. Destina-se aos aprendentes de língua alemã como língua estrangeira que no início do 1º semestre não possuíam conhecimentos prévios desta língua.
Pretende-se que os alunos atinjam um grau de conhecimentos correspondente ao nível A1.2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (CECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).
Deutsch A1.2 ist die Folge von Deutsch A1.1. Es ist für Studenten vorgesehen, die am Anfang des ersten Semesters noch keine Vorkenntnis hatten.
In diesem Fach sollen die Studenten die im Gemeinsamen Europäischen Referenzrahmen für A1.2 festgelegten Fertigkeiten erwerben (Hörverstehen, Leseverstehen, freies und interaktives Sprechen, Schreiben).
Programa
Áreas temáticas: viagens, casa, cozinha, corpo e saúde, tempo e paisagens
Gramática: continuação dos aspectos tratados em Alemão A1.1
1. Pronúncia e ortografia
relação grafia e fonia
fonemas do alemão sem correspondência no português
o ritmo na frase alemã
2. A frase
Frases subordinadas
Distribuição dos elementos na frase
3. O verbo
Tempos verbais: presente, tempos do passado
Verbos modais
4. O artigo
artigos definidos e indefinidos
elementos de negação
5. O pronome
Pronomes pessoais
Pronomes possessivos
6. O adjectivo
Uso predicativo do adjectivo
Uso determinativo do adjectivo
7. O substantivo
Género dos substantivos
Declinação dos substantivos
8. Funções sintácticas (de acordo com modelo de dependências - DVG)
O verbo e os seus actantes
Planos de construção frásica
Bibliografia:
München, Langenscheidt, 2004
Bibliografia Obrigatória
Martin Müller et alii; Optimal A1. Lehrwerk für Deutsch als Fremdsprache. Arbeitsbuch, Langendscheidt, 2004
Martin Müller et alii; Optimal A1. Lehrwerk für Deutsch als Fremdsprache. Lehrbuch, Langendscheidt, 2004, Langendscheidt, 2004
Bibliografia Complementar
Monika Reimann; Grundstufen-Grammatik für Deutsch als Fremdsprache, Hueber, 2004. ISBN: 3-19-001575-9
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas práticas; estratégias didácticas várias; trabalho em grupo ou individual, trabalho autónomo do aluno recorrendo a materiais indicados pelo professor, pesquisa na biblioteca e na internet.
Nas aulas, dá-se grande importância à participação activa dos alunos.
Software
Word
Power-Point
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Testes |
Exame |
8,00 |
|
2009-06-06 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo Orientado |
Estudo autónomo |
38 |
2009-06-06 |
Preparação Testes |
Estudo autónomo |
60 |
2009-06-06 |
|
Total: |
98,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei, e aprovação nos diferentes elementos de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Testes e exercícios de avaliação (orais e escritos): 100%
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.
Os estudantes dispensados de frequência (Art. 9, alínea 3) farão todas as componentes da avaliação que constem das respectivas fichas de disciplina. O calendário das diferentes provas/trabalhos será publicitado na primeira aula e inscrito nos sumários desta.
Melhoria de classificação
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.
Observações
Unterrichtssprache: Deutsch.
Língua de ensino: Alemão.