Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LLC001

Alemão A1.1

Código: LLC001     Sigla: AA1.1

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 14 Plano Oficial - Variante de Linguística 1 - 6 52 162
Plano Oficial - Var.:Port. Ling não Materna 1 - 6 52 162
LA 22 Pl. Oficial - Líng.Aplicadas-Rel. Empresariais 1 - 6 52 162
Pl. Oficial - Línguas Aplicadas- Tradução 1 - 6 52 162
LLC 25 Plano Bidisciplinar de Inglês/Alemão 1 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Alemão/Espanhol 1 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Alemão/Francês 1 - 6 52 162
Plano Monodisciplinar - Alemão 1 - 6 52 162
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Alemão) 1 - 6 52 162
Plano de Inglês (Via Ensino) Alemão 1 - 6 52 162
LRI 25 Plano Oficial 1 - 6 52 162
Pl. Oficial - com Minor História 1 - 6 52 162
Pl. Oficial -Minor Est. Alemães 1 - 6 52 162
Pl.Oficial para - Minor Est. Ingleses 1 - 6 52 162
Pl.Oficial - Minor Est. Espanhóis 1 - 6 52 162
Pl.Oficial - Minor Est. Franceses 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Alemão

Objetivos

Esta disciplina destina-se aos aprendentes de língua alemã como língua estrangeira sem conhecimentos prévios desta língua.
Pretende-se que os alunos atinjam um grau de conhecimentos correspondente ao nível A1.1 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (CECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

Programa

Capacidades de perceção: os estudantes deverão adquirir a capacidade de compreender palavras familiares e de frases simples referentes a si próprios, à família ou a coisas e aspectos concretos do mundo envolvente.

Capacidades de interação e de produção oral e escrita: os estudantes deverão aprender os meios linguísticos básicos que lhes permitem interagir uns com os outros, sendo capazes, sempre que necessário, de solicitar a repetição dos enunciados que não conseguem compreender. Deverão ainda treinar diferentes tipos de perguntas e de respostas simples, do âmbito dos temas dados nas aulas.

No final do semestre deverão ser capazes de se apresentar, em linhas muito gerais e por meio de frases simples, assim como de escrever postais e de preencher formulários.

Temas dos textos / interacção nas aulas:

- Bem-vindos!
- Países, Línguas e Profissões
- Encontros para café e bolos
- Lojas de móveis, armazéns e lojas de artigos em segunda mão.
- Comidas e bebidas

Temas de Gramática:

- Pronúncia: Estruturas básicas das regras de pronúncia alemã, com incidência nas vogais.
- Construção frásica das frases alemãs: estruturas básicas das frases assertivas e interrogativas.
- Conjugação dos verbos no Presente e no Imperativo
- Artigo definido, indefinido
- Artigos como pronomes
- Pronomes pessoais
- Uso predicativo dos adjectivos
- Funções sintáticas (introdução): actante do acusativo (Akkusativergänzung) e do dativo (Dativergänzung)
- Funções sintáticas (introdução): circunstantes de lugar
- Formação de palavras: designações de profissão no feminino terminadas em f –in e formas do Plural.

Espera-se dos estudantes que ampliem o seu vocabulário através do trabalho autónomo. O treino é feito na aula.

Sempre que previsto no plano das aulas, pode pedir-se aos estudantes em regime de avaliação distribuída que colaborem em projetos.

Dá-se valor a trabalhos de grupo e a uma participação ativa nas aulas, com vista a desenvolver, logo desde o início, as aptidões comunicativas.

Bibliografia Obrigatória

Funk, Kuhn, Demme; STUDIO D. DEUTSCH ALS FREMDSPRACHE, Cornelsen, 2008. ISBN: 978-3-464-20707-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas práticas; estratégias didáticas várias; trabalho em grupo ou individual, trabalho autónomo do aluno recorrendo a materiais indicados pelo professor, pesquisa na biblioteca e na internet.
Nas aulas, dá-se grande importância à participação ativa por parte dos alunos.

Software

Power-Point

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Preparação das aulas Frequência das aulas 106 2012-02-11
Total: 106,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Testes e exercícios de avaliação (orais e escritos): 100%

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas de avaliação da FLUP:

Os estudantes dispensados de frequência (Art. 9, alínea 3) farão, além do exame final, uma prova especial escrita, assim como uma prova oral, conforme está previsto nas normas de avaliação para as línguas vivas. A nota mínima de admissão à prova oral é de 9 valores (média das duas provas escritas).

Melhoria de classificação

De acordo com as normas de avaliação da FLUP.

Observações

Unterrichtssprache: Deutsch.
Língua de ensino: Alemão.
Recomendar Página Voltar ao Topo