Alemão A1.1
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Alemão
Objetivos
Esta disciplina destina-se aos aprendentes de língua alemã como língua estrangeira sem conhecimentos prévios desta língua.
Pretende-se que os alunos atinjam um grau de conhecimentos correspondente ao nível A1.1 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (CECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).
Programa
Capacidades de percepção: os estudantes deverão adquirir a capacidade de compreender palavras familiares e de frases simples referentes a si próprios, à família ou a coisas e aspectos concretos do mundo envolvente.
Capacidades de interacção e de produção oral e escrita: os estudantes deverão aprender os meios linguísticos básicos que lhes permitem interagir uns com os outros, sendo capazes, sempre que necessário, de solicitar a repetição dos enunciados que não conseguem compreender. Deverão ainda treinar diferentes tipos de perguntas e de respostas simples, do âmbito dos temas dados nas aulas.
No final do semestre deverão ser capazes de se apresentar, em linhas muito gerais e por meio de frases simples, assim como de escrever postais e de preencher formulários.
Temas dos textos / interacção nas aulas:
- Bem-vindos!
- Países, Línguas e Profissões
- Encontros para café e bolos
- Lojas de móveis, armazéns e lojas de artigos em segunda mão.
- Comidas e bebidas
Temas de Gramática:
- Pronúncia: Estruturas básicas das regras de pronúncia alemã, com incidência nas vogais.
- Construção frásica das frases alemãs: estruturas básicas das frases assertivas e interrogativas.
- Conjugação dos verbos no Presente e no Imperativo
- Artigo definido, indefinido
- Artigos como pronomes
- Pronomes pessoais
- Uso predicativo dos adjectivos
- Funções sintácticas (introdução): actante do acusativo (Akkusativergänzung) e do dativo (Dativergänzung)
- Funções sintácticas (introdução): circunstantes de lugar
- Formação de palavras: designações de profissão no feminino terminadas em f
–in e formas do Plural.
Espera-se dos estudantes que ampliem o seu vocabulário através do trabalho autónomo. O treino é feito na aula.
Sempre que previsto no plano das aulas, pode pedir-se aos estudantes em regime de avaliação distribuída que colaborem em projectos.
Dá-se valor a trabalhos de grupo e a uma participação activa nas aulas, com vista a desenvolver, logo desde o início, as aptidões comunicativas.
Bibliografia Obrigatória
Funk, Kuhn, Demme; STUDIO D. DEUTSCH ALS FREMDSPRACHE, Cornelsen, 2008. ISBN: 978-3-464-20707-9
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas práticas; estratégias didácticas várias; trabalho em grupo ou individual, trabalho autónomo do aluno recorrendo a materiais indicados pelo professor, pesquisa na biblioteca e na internet.
Nas aulas, dá-se grande importância à participação activa por parte dos alunos.
Software
Power-Point
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Preparação das aulas |
Estudo autónomo |
106 |
2011-02-12 |
|
Total: |
106,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
Testes e exercícios de avaliação (orais e escritos): 100%
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas de avaliação da FLUP:
Os estudantes dispensados de frequência (Art. 9, alínea 3) farão, além do exame final, uma prova especial escrita, assim como uma prova oral, conforme está previsto nas normas de avaliação para as línguas vivas. A nota mínima de admissão à prova oral é de 9 valores (média das duas provas escritas).
Melhoria de classificação
De acordo com as normas de avaliação da FLUP.
Observações
Unterrichtssprache: Deutsch.
Língua de ensino: Alemão.