Linguística Alemã I
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Alemão
Objetivos
Com esta cadeira espera-se que os alunos adquiram uma maior sensibilidade para percepção de diferentes sons do alemão e aperfeiçoem a sua pronúncia. A colocação do acento na palavra e na frase, assim como a entoação e a colocação das pausas na leitura de frases mais longas e complexas são outros aspectos abordados nas aulas, tanto sob o ponto de vista teórico, como prático.
O conhecimento das propriedades dos diferentes fonemas do alemão e das características prosódicas das frases alemãs não só é importante para a descodificação de frases em alemão, mas também representa um instrumental indispensável para o ensino de línguas.
Programa
1. Grundlagen der Phonetik
1.1 Aufgaben der Phonetik
1.2 Lautproduktion
1.2.1 Die menschlichen Sprechorgane
1.2.2 Anregung des Sprachsignals
1.2.3 Signalformung – Artikulation
1.2.4 Stimmhafte und stimmlose Laute
2 Deskriptive Phonetik
2.1 Klassifikation der Konsonanten
2.2 Klassifikation der Vokale
2.3 Das Internationale Phonetische Alphabet – IPA
3. Phonologie
3.1 Strukturalismus und Prager Schule
3.1.1 Das Phonem
3.1.2 Das Allophon
3.1.3 Das Phon
3.2 Laute der deutschen Sprache
3.2.1 Konsonanten
3.2.2 Vokale
3.2.3 Vergleich der phonetischen Systeme des Deutschen und des Portugiesischen
3.3 Aussprache und Transkriptionsübungen
4. Prosodie
4.1 Intonation verschiedener Satzarten
4.2 Wort- und Satzakzent
4.3 Rhythmus
4.4 Pausensetzung beim (Vor)lesen
4.5 Prosodie und Emotionalität in der Interaktion
5. Dependenz-Verb-Grammatik
5.1 Valenz, Ergänzungen und Angaben
5.2 Ergänzungsklassen
5.3 Satzbaupläne
5.4 Übungen zur Satzanalyse
Bibliografia: a fornecer pelo docente
Bibliografia Obrigatória
Helga Dieling / Ursula Hirschfeld; Phonetik lehren und lernen, Langenscheidt, 2000. ISBN: 3-468-49653 (Cassestes áudio usadas na aula)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
o conteúdo das aulas teóricas é apresentado em power-point (em alemão);
Para o treino dos fonemas e sequências de fonemas do alemão, usam-se cassetes áudio - com exercicios de audição e de pronunciação.
Palavras Chave
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Fonética
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Fonologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
teste |
Exame |
2,00 |
|
2011-02-28 |
trabalhos práticos |
Teste |
44,00 |
|
2011-02-28 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
estudo e treino |
Estudo autónomo |
60 |
2011-02-28 |
|
Total: |
60,00 |
|
Obtenção de frequência
nota positiva nos componentes de avaliação
Fórmula de cálculo da classificação final
testes escritos70%
trabalhos e exercícios nas aulas 30%
Provas e trabalhos especiais
n.a.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
de acordo com as normas de avaliação da FLUP
Melhoria de classificação
de acordo com as normas de avaliação da FLUP
Observações
exame final de acordo com as normas de avaliação da FLUP para quem não puder frequentar as aulas