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Linguística Alemã I

Código: LA016     Sigla: LINGA1

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas Aplicadas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LA 10 Pl. Oficial - Línguas Aplicadas- Tradução 2 - 6 52 162
LLC 6 Plano Bidisciplinar de Inglês/Alemão 3 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Alemão/Espanhol 3 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Alemão/Francês 3 - 6 52 162
Plano Monodisciplinar - Alemão 3 - 6 52 162
Plano de Inglês (Via Ensino) Alemão 2 - 6 52 162

Língua de trabalho

Alemão

Objetivos

Com esta cadeira espera-se que os alunos adquiram uma maior sensibilidade para percepção de diferentes sons do alemão e aperfeiçoem a sua pronúncia. A colocação do acento na palavra e na frase, assim como a entoação e a colocação das pausas na leitura de frases mais longas e complexas são outros aspectos abordados nas aulas, tanto sob o ponto de vista teórico, como prático.

O conhecimento das propriedades dos diferentes fonemas do alemão e das características prosódicas das frases alemãs não só é importante para a descodificação de frases em alemão, mas também representa um instrumental indispensável para o ensino de línguas.


Programa

1. Grundlagen der Phonetik
1.1 Aufgaben der Phonetik
1.2 Lautproduktion
1.2.1 Die menschlichen Sprechorgane
1.2.2 Anregung des Sprachsignals
1.2.3 Signalformung – Artikulation
1.2.4 Stimmhafte und stimmlose Laute

2 Deskriptive Phonetik
2.1 Klassifikation der Konsonanten
2.2 Klassifikation der Vokale
2.3 Das Internationale Phonetische Alphabet – IPA

3. Phonologie
3.1 Strukturalismus und Prager Schule
3.1.1 Das Phonem
3.1.2 Das Allophon
3.1.3 Das Phon
3.2 Laute der deutschen Sprache
3.2.1 Konsonanten
3.2.2 Vokale
3.2.3 Vergleich der phonetischen Systeme des Deutschen und des Portugiesischen
3.3 Aussprache und Transkriptionsübungen

4. Prosodie
4.1 Intonation verschiedener Satzarten
4.2 Wort- und Satzakzent
4.3 Rhythmus
4.4 Pausensetzung beim (Vor)lesen
4.5 Prosodie und Emotionalität in der Interaktion

5. Dependenz-Verb-Grammatik
5.1 Valenz, Ergänzungen und Angaben
5.2 Ergänzungsklassen
5.3 Satzbaupläne
5.4 Übungen zur Satzanalyse




Bibliografia: a fornecer pelo docente

Bibliografia Obrigatória

Helga Dieling / Ursula Hirschfeld; Phonetik lehren und lernen, Langenscheidt, 2000. ISBN: 3-468-49653 (Cassestes áudio usadas na aula)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

o conteúdo das aulas teóricas é apresentado em power-point (em alemão);
Para o treino dos fonemas e sequências de fonemas do alemão, usam-se cassetes áudio - com exercicios de audição e de pronunciação.

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Fonética
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Fonologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
teste Exame 2,00 2011-02-28
trabalhos práticos Teste 44,00 2011-02-28
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
estudo e treino Estudo autónomo 60 2011-02-28
Total: 60,00

Obtenção de frequência

nota positiva nos componentes de avaliação


Fórmula de cálculo da classificação final

testes escritos70%
trabalhos e exercícios nas aulas 30%


Provas e trabalhos especiais

n.a.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

de acordo com as normas de avaliação da FLUP

Melhoria de classificação

de acordo com as normas de avaliação da FLUP

Observações

exame final de acordo com as normas de avaliação da FLUP para quem não puder frequentar as aulas
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