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Introdução à Comunicação Intercultural

Código: LA013     Sigla: ICINT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Culturais

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas Aplicadas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LA 72 Pl. Oficial - Líng.Aplicadas-Rel. Empresariais 1 - 6 52 162
Pl. Oficial - Línguas Aplicadas- Tradução 1 - 6 52 162
LRI 77 Plano Oficial 1 - 6 52 162
Pl. Oficial - com Minor História 1 - 6 52 162
Pl. Oficial -Minor Est. Alemães 1 - 6 52 162
Pl.Oficial para - Minor Est. Ingleses 1 - 6 52 162
Pl.Oficial - Minor Est. Espanhóis 1 - 6 52 162
Pl.Oficial - Minor Est. Franceses 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular tem como objectivo central fornecer conhecimentos, teóricos e práticos, necessários para situações de comunicação intercultural. O estudante deverá desenvolver a capacidade de contextualizar a sua experiência cultural individual no âmbito mais vasto das culturas estrangeiras que lhe permitia uma compreensão alargada do sistema mais vasto dos padrões culturais existentes. Através da consciencialização sobre determinados aspectos das culturas ditas estrangeiras deverá reflectir sobre hábitos, costumes e padrões culturais próprios.

Com esta unidade, inicia-se o desenvolvimento de um novo perfil profissional do mediador cultural (a matéria tratada nesta unidade curricular pode ser aprofundada no 2º ciclo) que pode ter um papel de extrema importância tanto em actividades culturais e empresariais, como na grande área da traductologia.

Programa

1. Cultura: conceitos e perspectivas teóricas
1.1 Cultura e natureza
1.2.Cultura e civilização
1.3 Particularismo e universalismo cultural
1.4 Evolucionismo
1.5 Etnocentrismo
1.6 Diferentes perspectivas da Antropologia e da Sociologia

2. Contacto entre culturas
2.1 Aculturação
2.2 Identidade
2.3 Estereótipios e preconceitos
2.4 Identidade e língua: pidgins, crioulos, a língua dos imigrantes

3. Parâmetros para a descrição de culturas
3.1. Edward Hall
3.2 Hofstede
3.3 Trompenaars/Hampden-Turner

4. Cultura e Língua
4.1. Gesto, língua e cultura
4.2 práticas e rituais

5. Detecção de valores culturais
5.1. Nos media (publicidade)
5.2 Em filmes

Bibliografia Obrigatória

Holliday, Adrian, Hyde, Martin, Kullman, John ; Intercultural communication. An advanced resource book. , London: Routledge, 2004
Cuche, Denys; A noção de cultura nas ciências sociais, Lisboa: Edições Fim de Século., 1999 (FLUP)
Hofstede, Geert ; Cultures and Organizations, McGraw-Hill, 1991
Trompenaars, Fons ; Riding the waves of culture, Brealey Publishing, 1993

Bibliografia Complementar

Melo, A.; Globalização cultural, Lisboa: Quimera, 2002
Hall, E. / Hall, M.; Understanding cultural differences, Random House, 1993
Hall, E.; The hidden dimenstion, Cambridge University Press, 1990
Hall, Edward T; Beyond Culture, New York, Anchor books editions, 1989

Observações Bibliográficas

A bibliografia secundária será distribuída na aula.

A secondary reading list will be handed out in class.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O conteúdo das aulas teóricas é apresentado em power-point. Os textos podem ser adquiridos na oficina gráfica ou através da internet.

Software

power point

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
teste Exame 2,00 2012-07-31
preparação e apresentação de um tema Trabalho escrito 20,00 2012-07-31
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
estudo da biografia recomendada Estudo autónomo 40 2012-07-31
Total: 40,00

Obtenção de frequência

obtenção de nota positiva em todos os componentes de avaliação

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame=70%
Apresentação de um tema, apresentação activa nas aulas, apresentação de um tema e dos trabalhos/exercícios exigidos = 30%

Provas e trabalhos especiais

n.a.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

n.a.

Melhoria de classificação

de acordo com as normas de avaliação
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