Teoria e Tipologia das Fontes em História
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Problematizar questões ligadas às fontes históricas.
- Identificar a tipologia das principais fontes históricas.
- Criticar fontes históricas.
- Fornecer aos discentes os elementos necessários que lhes permitam trabalhar em Ciências Humanas e Sociais.
Programa
1.Historiadores e historiografia
a.O que é um historiador?
b.A formulação dos problemas; a selecção e a crítica das fontes; o tratamento da informação; a escrita do texto.
2.Fontes, informações e “factos”: da concepção tradicional do “monumento” e do “documento” ao grande alargamento do conceito de fonte.
3.Como pensar uma fonte histórica?
a.Condições de produção;
b.Contextos de elaboração;
c.Representatividade.
4.Tipologia das principais fontes históricas:
a.Fontes escritas
i.Documentos
ii.Crónicas
iii.Fontes literárias
iv.Imprensa
v.Bibliotecas; Arquivos; Centros de Documentação.
b.Fontes não escritas
i.Objectos de Cultura material
ii.Iconografia
iii.Fontes orais
iv.O meio ambiente
Bibliografia Obrigatória
BURGUIÈRE, André (dir.); Dicionário das Ciências Históricas , Imago, 1993
DUBY, Georges; A História continua, Ed. ASA, 1992
CARDIM, Pedro (coord.); A História: Entre Memória e Invenção, Edições Europa-América, 1998
CORRAL, José Luis; GARCÍA HERRERO, Carmen; NAVARRO, Germán, ; Taller de Historia: el oficio que amamos, Edhasa, 2006
BLOCH, Marc; Introdução à História, Ed. Europa-América, 1976 (3ª Ed.)
BURKE, Peter (ed.); A Escrita da História: novas perspectivas, UNESP, 1992
ROMANO, Ruggiero (dir.); Memória-História. Vol. 1 da Enciclopédia Einaudi, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1984
FURET, François ; A Oficina da História, Gradiva, 1987
CARR, E.H.; Que é a História?, Gradiva, 1986
LE Goff, Jacques; NORA, Pierre (dir.); Fazer História, Novos problemas, 2. Novas contribuições, 3. Novos objectos, Bertrand, 1977; 1981; 1987
LE GOFF, Jacques; CHARTIER, Roger (dir.); A Nova História, Livraria Almedina, 1990
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas TPs: Ensino teórico-prático, com forte apoio de material gráfico, estatístico e cartográfico.
Nas OTs: Abordagem crítica e problematizante dos conteúdos da unidade curricular, integrando a discussão de questões teóricas suscitadas pelos conteúdos curriculares; a promoção de debates entre os alunos, moderados pelo docente; a apresentação oral de relatórios e de resultados de trabalhos levados a cabo no decurso do trabalho autónomo dos alunos; a discussão de bibliografia tida como essencial, após fornecimento e discussão de uma grelha de leitura.
Palavras Chave
Humanidades > História
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
39,00 |
|
|
Exame |
Exame |
2,00 |
|
2011-02-19 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Orientação Tutorial |
Frequência das aulas |
13 |
2011-02-19 |
Preparação do Exame |
Estudo autónomo |
108 |
2011-02-19 |
|
Total: |
121,00 |
|
Obtenção de frequência
Considera-se que o aluno obtém frequência quando cumpridos os requisitos previstos nas normas de avaliação: presença a 75% das aulas previstas, sem prejuízo dos casos excepcionais previstos pela legislação em vigor. O cumprimento da frequência será aferido através de folhas de presença.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame = 100%
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.
Melhoria de classificação
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.
Observações
Língua de Ensino: Português.