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História Política na Época Contemporânea

Código: HISTO050     Sigla: HPEC

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em História

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEOGR 2 Licenciatura em Geografia 2007/2008 2 - 6 52 162
3
Pl. Oficial - Minor em História (2008-2011) 3 - 6 52 162
HIS 2 Plano Oficial - LHIS 4 - 6 52 162
HISTO 29 Pl. Oficial - Hist.c/ Minor em Geografia 2 - 6 52 162
Plano Oficial - História 2 - 6 52 162
3
LA 5 Pl. Oficial - Líng.Aplicadas-Rel. Empresariais 2 - 6 52 162
LLC 0 Plano Monodisciplinar - Alemão 3 - 6 52 162
Plano Monodisciplinar - Francês 3 - 6 52 162
Plano Monodisciplinar - Inglês 3 - 6 52 162
Plano Monodisciplinar - Espanhol 3 - 6 52 162
LRI 18 Plano Oficial 2 - 6 52 162
3
Pl. Oficial - com Minor História 2 - 6 52 162
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final do semestre, os alunos devem ser capazes de:
1.reconhecer o processo de massificação política nas sociedades contemporãneas e as suas principais consequências na gestão dos sistemas políticos;
2. identificar e caracterizar os grandes movimentos políticos da época contemporânea: o liberalismo, o conservadorismo, os socialismos, o anarquismo, o nacionalismo, os fascismos, o cristianismo político, os populismos;
3. sistematizar as grandes transformações operadas pelas duas guerras mundiais no sistema internacional;
4. caracterizar a contraposição de blocos político-militares no período da Guerra Fria e perceber os efeitos principais da implosão de um dos blocos.

Programa

1.INTRODUÇÃO: teste de diagnóstico e reflexão propedêutica sobre o papel da disciplina no conjunto da licenciatura, as expectativas dos alunos e o significado histórico da contemporaneidade.
2.O REGIME LIBERAL, DA REVOLUÇÃO À CRISE: dos liberalismo oligárquico à democracia formal
3.OS NOVOS SISTEMAS POLÍTICOS DA ERA DAS MASSAS:
3.1 Os nacionalismos e a «construção nacional» (séc. XIX e 1ª metade do séc. XX).
3.2 Os socialismos e o movimento operário (das utopias do séc. XIX ao Stalinismo).
3.3 Os fascismos e as novas ditaduras das direitas (2º e 3º quartéis do séc. XX).
3.4 As democracias sociais do pós-1945.
5.A HERANÇA DA GUERRA FRIA:
5.1 O fim de século americano: de John Kennedy a George W. Bush.
5.2 A crise do bloco sovíetico: da Perestroika ao fim do Pacto de Varsóvia e da União Soviética.
5.3 Do optimismo pós-Queda do Muro de Berlim ao estado de guerra permanente: as duas guerras do Golfo, a guerra da Jugoslávia, os conflitos interétnicos e civis em África, na Ásia, na América Latina.
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL
DROZ, Bernard; ROWLEY, Anthony (1988- ), História do Século XX, 4 vols., trad. port.. Lisboa: Pubs. Dom Quixote.
HOBSBAWM, Eric J. (1990), A Era do Império, 1875-1914, trad. port.. Lisboa: Presença.
HOBSBAWM, Eric J. (1996), A Era dos Extremos. História breve do séc. XX, trad. port.. Lisboa: Presença.
[Consultar documento apenso à Ficha da Disciplina para aceder à Bibliografia Complementar!]

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas Teórico-Práticas constarão de um conjunto de actividades lectivas que incluem exposição de conjuntos de informação, eventualmente incluída em textos fotocopiados previamente colocados à disposição dos alunos; análise de documentos escritos ou videográficos, eventualmente de informação recolhida em visitas de estudo, eventualmente analisados/visualiizados/realizadas nas sessões de Orientação Tutorial.
Nas actividades de Orientação Tutorial, os estudantes deverão optar entre a preparação, em alternativa, de:
1. Na 1ª modalidade de avaliação (ver «Provas e Trabalhos Especiais»), uma recensão crítica (ou relatório de leitura) livro, artigo, capítulo de obra colectiva ou filme documental ou de ficção relevante no âmbito temático, propostos pelos estudantes e aprovado pelo docente;
2. pesquisa bibliográfica e/ou documental em ordem à resolução de um problema teórico por si colocado, preparando um projecto que deve ser submetido à aprovação do docente.
Os estudantes poderão ser, dependendo da dimensão da turma, agrupados por grupos homogéneos em que se reunirão aqueles que, nas primeiras duas semanas de aulas, tenham optado por uma ou outra das modalidades de avaliação.

Software

Data Show

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 52,00
Orientação Tutorial Trabalho escrito 7,00 2008-12-20
Exame Final (somatório das actividades de realização escrita presencial e apresentação de resultados) Exame 2,00 2009-02-20
Trabalho autónomo do estudante. Trabalho escrito 25,00 2008-12-20
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo autónomo do estudante. Estudo autónomo 76 2009-02-20
Total: 76,00

Obtenção de frequência

Obtenção de nota mínima de dez valores nos termos estabelecidos nesta Ficha de Disciplina e nas Normas de Avaliação.
Considerar-se-á como época de avaliação (Normal, de Recurso ou Especial) de cada estudante aquela em que ele realizar a última das provas de avaliação (Exame Final, apresentação de recensão crítica ou relatório de avaliação, discussão oral/debate público de trabalho de pesquisa e/ou documental, consoante os casos) que o estudante deverá realizar nos termos desta Ficha de Disciplina.
Ver «Provas e Trabalhos Especiais».

Fórmula de cálculo da classificação final

Obtenção de nota mínima de dez valores nos termos estabelecidos nesta Ficha de Disciplina e nas Normas de Avaliação.
Considerar-se-á como época de avaliação (Normal, de Recurso ou Especial) de cada estudante aquela em que ele realizar a última das provas de avaliação (Exame Final, apresentação de recensão crítica ou relatório de avaliação, discussão oral/debate público de trabalho de pesquisa e/ou documental, consoante os casos) que o estudante deverá realizar nos termos desta Ficha de Disciplina.
Ver «Provas e Trabalhos Especiais».

CÁLCULO DA CLASSIFICAÇÃO FINAL
Na 1ª modalidade de avaliação final:
50% = recensão crítica ou relatório de leitura (incluindo actividades de preparação nas sessões de Orientação Tutorial )
50% = Exame Final

Na 2ª modalidade de avaliação final:
25% = realização das tarefas previstas nas sessões de Orientação Tutorial
37,5% = trabalho escrito de pesquisa bibliográfica e/ou documental
37,5% = discussão oral (obrigatória) de trabalho escrito de pesquisa bibliográfica e/ou documental

Ver «Provas e Trabalhos Especiais»



Provas e trabalhos especiais

O estudante deve optar nas duas primeiras semanas lectivas (em declaração escrita entregue ao docente) por uma de duas vias de avaliação final :
1ª Realização de Exame Final (com direito a consulta bibliográfica) +
recensão crítica ou relatório de leitura (actividades de preparação nas sessões de Orientação Tutorial ); docente ou estudante podem solicitar discussão oral deste último.
2ª Realização de trabalho escrito de pesquisa bibliográfica e/ou documental (para todos os efeitos, equivalente a um Exame Final), sendo obrigatória a sua discussão oral com o docente em sessão fixada pelo estudante a partir de calendário fixado pelo docente).
Os Trabalhadores-Estudantes e os estudantes dos antigos planos de estudos estão obrigados à realização das mesmas modalidades de avaliação que os demais.
Consultar os documentos anexos a esta ficha de disciplina relativamente à caracterização, calendário e avaliação de cada uma das componentes de avaliação!

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação incidirá sobre as componentes de avaliação que o estudante seleccionar para o efeito.

Observações

1. Todas as provas de avaliação escrita poderão ser realizadas com acesso a consulta bibliográfica e a materiais de estudo, o que significa que incidirão maioritariamente sobre a resolução de problemas práticos.
2. Algumas das tarefas previstas nas sessões de Orientação Tutorial poderão ser realizadas em grupos de dois estudantes (e nunca mais), ainda que a avaliação que delas resulte seja sempre individualizada.
3. As aulas TP serão leccionadas em Português. As sessões de Orientação Tutorial e as tarefas de avaliação poderão, consoante as necessidades dos estudantes estrangeiros, ser leccionadas/realizadas noutras líguas como Inglês, Francês, Espanhol ou Italiano.
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