História Económica e Social na Época Contemporânea
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
-Interpretar as principais linhas de força na história das economias e sociedades contemporâneas.
-Problematizar situações de ruptura ou continuidade na dinâmica económica e social dos séculos XIX e XX.
- To interpret the main strands in the history of contemporary economies and societies.
-To discuss and problematise situations of rupture or continuity in the economic and social dynamics of the 19th and 20th centuries.
Programa
1.– A ordem económica liberal: as novas configurações económicas e sociais no século XIX.
1.1– População.
1.2– Recursos.
1.3– A tecnologia e sua difusão.
1.4– As políticas económicas.
1.5– Sectores estratégicos.
1.6– Padrões de desenvolvimento.
1.7– Os grupos sociais
2.– A primeira guerra mundial e o dealbar da «grande transformação».
2.1– As consequências económicas e sociais da «grande guerra».
2.2– A revolução soviética e suas implicações.
2.3– A crise de 1929, a «grande depressão», as respostas nacionais.
3.– A segunda guerra mundial e o reordenamento da economia-mundo.
3.1– A reconstrução económica do pós-guerra: os efeitos do Plano Marshall.
3.2– O Estado-Providência, os «anos de ouro» e o consumo de massas.
3.3– O mundo bipolar e os blocos económicos: o Mercado Comum. O Comecon.
3.4 - Desenvolvimento económico e sub-desenvolvimento. O Terceiro Mundo.
3.5– A integração das economias. A Comunidade Económica Europeia.
Contemporary Social and Economic History
I - PROGRAMA
1.–The liberal economic order: the new social and economic configuration in the 19th century.
1.1– Population
1.2– Resources
1.3– Technology and its dissemination
1.4–Economic policies
1.5– Strategic sectors
1.6– Development patterns
1.7– Social groups
2.–The First World War and the beginning of the “huge transformation”
2.1– The First World War and its social and economic consequences
2.2– The Soviet Revolution and its consequences
2.3– The crash of 1929, the Great Depression and national reactions
3.–The Second World War and the modification of the world’s economy
3.1– Economic reconstruction after the war: the effects of the Marshall Plan.
3.2–The Welfare State, the «golden years» and mass consumption
3.3–The ‘bipolar world’ and economic blocks: The regular market. The beginning
3.4 Economic development and under-development. The Third World
3.5– Economic integration. The European Economic Community
Bibliografia Obrigatória
BAIROCH, P. ; Victoire et déboires. Histoire économique et sociale du monde du XVIe siècle à nos jours. Paris: , Gallimard, 1997
CAMERON, Rondo; História Económica do Mundo. , P. Europa-América, 2000
LÉON, Pierre (dir.); Historia Economica e Social do Mundo. , Sá da Costa, 1981
CIPOLLA, C.M. (ed.); Historia Economica de Europa. Barcelona: , Ariel, 1979
SMELSER, Neil J. e BALTES Paul B. (eds.); *International Encyclopedia of Social & Behavioral Sciences, Elsèvier, 2001
FRADERA, Jose Maria e MILLÁN, Jesús (Eds.); Las Burguesias Europeas del Siglo XIX. Sociedade Civil, Política y Cultura, Universitat de València, 2000
ROTHENBACHER, Franz; The European Population, 1850-1945, Palgrave MacMillan, 2002
BADE, Klaus J. ; L’Europe en Mouvement, La Migration de la Fin du XVIIIe siècle à nos jours , Seuil, 2002
KAELBLE, Hartmut; Vers une Société Européenne, 1880-1980 , Belin, 1988
KOCKA, Jürgen; Historia Social y Conciencia Historica, M. Pons, 2002
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
a) É atribuida à docente a responsabilidade da execução do programa apresentado, recorrendo ao método expositivo de alguns temas.
b) Em simultâneo, procuramos dar um papel central ao aluno que construirá o seu percurso conjugando pesquisa bibliográfica, reflexão e apresentação e/ou debate de temas/textos antecipadamente definidos.
a) Lectures on selected topics.
b) Students are encouraged to play an active role in their learning process by building their own study plan including bibliographic research, reflection on and presentation of topics and texts. This plan has to be designed with the teacher.
Palavras Chave
Humanidades > História > História económica
Humanidades > História > História social
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
0,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos na lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
A - Exame Final = 80 %.= 16 valores
B - Trabalho desenvolvido nas OT = 20% = 4 valores
NOTA - Em alternativa a esta componente da avaliação, os alunos que nos termos da lei estão dispensados das aulas terão de realizar uma exposição oral individual sobre um tema indicado previamente pela professora, seguido de debate por toda a turma.
Estas sessões especiais decorrerão durante o mês de Maio, serão calendarizadas oportunamente e essa agenda será comunicada a todos os alunos atravês de mail dinâmico e inserida também no portal Moodle UPorto.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.
Melhoria de classificação
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.
Observações
PROGRAMA DE TRABALHO DAS SESSÕES TUTORIAS:
As sessões tutoriais incluirão exposições individuais e debates sobre questões tratadas nas aulas teórico-práticas.
1. Preparação das sessões
Todos os estudantes deverão preparar individualmente as sessões a partir de leituras indicadas sobre o tema e o período em estudo. Devem apresentar um pequeno comentário escrito sobre o assunto.
2. Exposição individual
O aluno preparará e apresentará oralmente um pequeno trabalho sobre um determinado tema que será seguido de debate por toda a turma.
3. Debate
Têm por objectivo estimular a reflexão aprofundada dos temas tratados nas aulas teórico-práticas.